fbpx
Olá ! Seja bem vindo :) !!! Leia ou assisa a um vídeo! Se gostar compartilhe!!! Volte logo !!! ;)


Receba Brindes Aqui

Home » novo convertido » 12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada

Sabemos que infelizmente devido a tanta corrupção no meio evangélico, muitas coisas que deveriam ter uma atenção mais específica acaba sendo deixada de lado.

 É o caso dos irmãos novos na fé, que deveriam estar sendo discipulados com qualidade, porém não é o que tem acontecido, devido a outros interesses!

Vou falar hoje sobre 12 coisas que o novo convertido deve fazer no início da sua caminhada, formando assim uma estrutura espiritual no início e que irá gerar resultados por toda a vida.


1. Comece lendo o máximo que você puder a Bíblia Sagrada

Procure fazer disso um hábito, e para que de fato isso se torne um hábito é preciso que você vá treinando isso, e como você pode fazer isso?

A) Escolhendo um horário específico – Procure separar um horário específico para isso, e procure ser pontual, dessa forma você estará treinando para fazer isso um hábito diário.

B) Leia várias vezes – Leia com tranquilidade e sem pressa, e leia várias vezes, quanto mais melhor, você pode por exemplo ler em carreirinha Mateus, Marcos, Lucas e João 3 vezes seguidas, ou pode ler um livro 3 vezes de cada vez.

Depois disso ir para o outro, você escolhe, mas procure ler mais de uma vez o mesmo livro, isso é muito bom para fixação.

C) Procure ler sem distrações – Para um melhor proveito, procure ler sem distração alguma, dessa forma você irá tirar maior proveito da leitura, sem deixar nada passar desapercebido, de preferência escolha um local só para você ler as escrituras.

D) Separe um dia inteiro – Se você puder separe um dia inteiro só para a leitura da bília, isso vai depender de suas ocupações, porém mesmo que você trabalhe, você poderá escolher um dia da sua folga, mas se puder faça isso.

Por que é importante ler as escrituras?

Poderia resumir com o versículo abaixo:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

As escrituras testificam do nosso amado Salvador Jesus, isto é mais do que suficiente para conhecermos as escrituras!  🙂

2.  Não se prive do lazer

Não se prive do lazer - Conselheiro Cristão

Muitas vezes no início da caminhada, geralmente uma pessoa se converte em uma denominação, o líder daquela instituição exige muito dos seus liderados, pois os liderados tem que seguir exatamente a visão do líder.

Eu por exemplo me converti na Assembleia de Deus, e já teve momentos que eu fui até mesmo proibido de sair com a minha namorada, por que eu tinha que estar no culto.

Procure sair disso, procure outro lugar para congregar se for o caso, mas não abra mão do seu lazer, pois crente também brinca, se diverte, e isso não impede o seu crescimento espiritual.

Se você tem namorada, noiva, esposa, filhos, não se prive do seu lazer só por que você é um obreiro por exemplo, ou tem responsabilidades na igreja, pense bem nisso.

 

3. Ouça sempre os mais experientes

Idoso com a mão na bí

Ouça os irmãos experientes, os que tem uma estrada mais longa no evangelho, e procure sempre aprender com eles, pois geralmente os irmãos mais velhos, ou até mesmo aquele que não é velho na idade mas que já tem um bom tempo na caminhada com  Cristo.

Eles poderão lhe passar muitas experiências boas, para que você reflita e ponha em prática na caminhada.

4. Evite se envolver com grupinhos na igreja

Ou como em alguns lugares as “panelinhas”, ou seja, é um grupo fechado de pessoas dentro da igreja, onde outros não são bem vindos, evite isso, e procure ter uma sincera comunhão com todos os seus irmãos.

Com o tempo você irá perceber estes grupinhos, portanto não fique despontado com isso, pois geralmente existem muitas fofocas nesses grupos.

Todos nós temos pessoas mais achegadas, Jesus muitas vezes escolhia somente Pedro, Tiago e João para algumas ocasiões, porém Jesus tinha comunhão com todos os discípulos, amava a todos.


12 Coisas que o novo convertido deve fazer | Problemas na igreja


5. Não atente muito para os problemas na igreja

Problemas existem em todas as igrejas, não existe uma perfeita, todas tem problema, isto é assim desde a época dos apóstolos, existem até alguns problemas que são bem absurdos.

Veja um exemplo do que acontecia na igreja que vivia na Galácia:

Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.
Gálatas 5:15

Se percebe com o versículo acima que a coisa estava bem séria nessa igreja, e Paulo chegou ao ponto de falar com eles dessa maneira, pois sérios problemas estavam ocorrendo por la.

Se você ficar atentando muito para os problemas que ocorrem você irá acabar se desanimando, ou ficando triste, mas saiba que você estará lhe dando com seres humanos, onde todos sem excessão são imperfeitos, lembre-se disso.

6. Não dê ouvidos aos “meio convertidos”

Meio convertidos, são aquelas pessoas que dizem coisas do tipo, sou convertido mas não tenho sangue de barata, ou, sou crente mas se bater leva, etc.

Não estou dizendo com isso que um cristão não possa se alterar, ou ficar irado, em algum momento da vida, mas evite ficar ouvindo tais pessoas, vai lhe fazer bem, procure sempre ouvir aquilo que lhe edifica.

7. Não ponha a culpa no diabo

Existe uma mania no meio evangélico, onde tudo é culpa do diabo, a pessoa erra, ai quando vem os problemas diz que é o diabo que esta se levantando, são pessoas que não assumem seus próprios erros.

A pessoa diz que esta na luta, por que todo mundo fica cobrando ela, e tem cobradores que não são tão pacientes, ai pessoa compra não paga, é cobrado sempre e diz que o vento esta soprando, que o inimigo esta se levantando.

No casamento a pessoa cai no pecado, no adultério por exemplo, ai acontece uma separação, então a pessoa diz que foi o diabo que destruiu seu casamento, na verdade a pessoa que não respeitou nem honrou o conjugue.

Acredito que sim, que o satanás articula situações e arma ciladas, oferece “bandejas” mas você não é obrigado a comer na mão do diabo, ele pode até te seduzir ao erro, mas não pode te obrigar a errar.

Este verso abaixo explica direitinho:

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
Tiago 1:13-16

 

8. Cuidado com as “profecias”

Cuidado quando alguém diz: “Deus mandou te dizer isso, Deus mandou você fazer assim, Deus me mostrou isso de você, etc” Não duvido que Deus possa usar uma pessoa para te entregar uma palavra uma mensagem, ou até mesmo uma revelação acerca de algo sério, porém não se deixe seduzir por essas coisas, atente para a Palavra de Deus!

9. Evite a pressa para ocupar cargos

No tempo em que me converti, estava uma onda de jovens que queriam a todo custo serem “levantados a pastor” estava uma febre isso, tais jovens não tinham condições de cuidar deles mesmos que dirá de outras pessoas.

Eu mesmo já tive um desejo muito grande por exemplo de ser um dirigente de igreja, mas com o tempo, vamos amadurecendo, e percebemos que a melhor coisa a fazer é caminhar com Jesus.

Procurando sempre aprender mais dele, procurando conhecer cada vez mais as escrituras, e vivendo em amor em todos os sentidos, isso é o mais importante.

10. Cuidado com o namoro

Muitos jovens recém convertidos, assim como todos os jovens, o que é até normal querem namorar, e não há nada de errado nisso, o problema é como encaram esta questão, escrevi  artigos falando sobre:

 Qual é a melhor idade para namorar

O perfil de um(a) jovem perante os pais para iniciar um namoro

Sexo antes do casamento, uma forma de se conhecerem melhor?

Passe lá e de uma lida, pois muitos jovens hoje namoram de forma descompromissada e sem responsabilidade, e isso não é bom.

Procure primeiro cuidar sua vida espiritual e aprender mais a Palavra, infelizmente muitos jovens começam a fraquejar na vida espiritual por causa do namoro.

11. Não seja um papagaio do pastor

Muitos jovens não leem a bíblia, e dizem: “Ha mais foi o pastor que falou, foi o pregador tal que disse”, etc, saiba que muitos pastores e pregadores falam muita besteira, e até heresias.

Apenas ouça e analise de acordo com as escrituras o que esta sendo dito, Paulo foi um grande missionário, tinha muita sabedoria, porém quando ele falava algumas pessoas conferiam o que ele estava dizendo com as escrituras, veja:

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17:11

Portanto não seja papagaio nem de pastor, nem de nenhum pregador.

12. Fuja dos ídolos

Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5:21

No verso acima vemos o apostolo João exortando os irmãos a se guardarem dos ídolos, e hoje vemos que os ídolos não são apenas imagens e objetos, vemos que muitos pastores, pregadores, missionários, cantores e cantoras, irmãos e irmãs.

Tais pessoas são vistas  como ídolos de muita gente, portanto fuja dos ídolos, e também não tenha nada e ninguém como um ídolo.

Muitas pessoas se reúnem até mesmo em grande multidões não para adorar ao Senhor Jesus, mas para ver o seu ídolo, fuja dessas coisas!

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada |Deixe o seu comentário

Compartilhe com todos os seus contatos!

 

Conheça → O Manual do Novo Convertido

Seja o Primeiro de Seus Amigos a Compartilhar :)
Share

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

VOLTE LOGO !!!!

Pode Ser de Seu Interesse Também!

Ekklesia e Reforma Já || Ekkleisa e Reforma já Volume 2 || Ekkleisa e Reforma já Volume 1 e 2 || Katarine Green das Trevas a Luz || Crônicas de Trigôn ( Se você não tem a mente aberta, não adquira este livro ) || Manual Bíblico das Questões Difíceis da Bíblia || Método como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente

Leitura Sugerida - O Que Fazer Diane das Dificuldades Financeiras

Clique no Botão abaixo e inscreva-se em nosso canal!

Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.