10 Conselhos Para o Novo Convertido

Tempo de leitura: 7 minutos

10 Conselhos para o novo convertido – Que seja de grande importância para a sua vida.

Estamos em mome difíceis, onde a sã doutrina está sendo desprezada por muitos.

É importante que você que é recém-convertido fique atento ao que é pregado e ensinado hoje.

Portanto não se atenha apenas ao que os líderes dizem, e sim ao que as Escrituras afirmam.

Persista sempre em ler, aprender as Escrituras, procurando sempre examinar com cuidado.

Publicidade

Então vamos aos 10 conselhos para o novo convertido.

1º Conselho – Examine as Escrituras

Esse conselho é baseado nas palavras de Jesus:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

As Escrituras testificam de Jesus. Então para que você conheça cada vez mais sobre os ensinamentos e atos de Jesus, sempre examine as Escrituras Sagradas.

É muito importante porém que nessa parte você não relaxe, faça um esforço para estar sempre meditando na Palavra de Deus.

2º Conselho – Ore em Todo o Tempo

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:18

Orai sem cessar.
1 Tessalonicenses 5:17

Uma das coisas mais importantes na vida do crente em Jesus do início ao fim da vida é a oração.

O apóstolo Paulo exorta a igreja a orar em todo o tempo, e orar com perseverança por todos os irmãos.

3º Conselho – Cuidado com as distrações em excesso

Na era atual o que não falta são coisas para distrair e tirar você do foco. Então é importante que você tenha sem momento de lazer, mas fique atento.

Com as muitas distrações aquilo que é realmente importante acaba sendo deixado de lado, mas isso a longo prazo pode trazer muitos danos.

Então evite perder muito tempo com coisas que não acrescentam nada a sua vida, foque sempre o que realmente é importante.

4º Conselho – Cuidado Com o Que Você vê e Ouve

Hoje existem um excesso de informações, portanto é preciso saber filtrar tudo. Nem tudo o que vemos é aquilo que aparenta, e nem tudo o que ouvimos é realmente verdade.

Procure ponderar tudo com sabedoria e equilíbrio, para que você não fique perdido em meio a esse mar de informações.

5º Conselho – Afaste-se de Más Companhias

Uma das piores coisas que podem acontecer na vida das pessoas no início são as más companhias. Entretanto não é difícil perceber as mesmas.

A má companhia é sempre aquela que quer lhe induzir ao erro, portanto fique atento e afaste-se.

Você pode perceber que até mesmo em meio a igreja poderá existir pessoas assim. Contudo tem muita gente boa para você manter por perto.

6º Conselho – Afaste-se Dos que Induzem a Avareza

Hoje o que predomina no Brasil são as denominações. Portanto provavelmente você se converteu em alguma delas.

Entretanto fique esperto, pois tem algumas que falam apenas de dinheiro. Lembre-se que antes de você se tornar membro de uma denominação, você é membro do Corpo de Cristo que é a igreja.

Portanto fique atento, pois a avareza é idolatria. Infelizmente hoje muitas denominações servem a Mamom.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 6:24

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5

O amor ao dinheiro é idolatria. Fique atento.

7º Conselho – Fique Livre Para Conhecer Seus Irmãos em Qualquer Lugar

Hoje existe mais de 30 mil denominações ou mais no Brasil. Em qual delas você deve ficar? Ficar aonde você se converteu?

Fique aonde se prega com mais clareza possível as Doutrinas de Cristo. Então para você saber as doutrinas de Cristo você precisa conhecer as mesmas.

E para conhecer as doutrinas, é preciso pois examinar as Escrituras como falamos acima.

Portanto a medida que você for aprendendo, você perceberá qual denominação ou grupo de irmãos que se aproximam mais da doutrina de Cristo.

8º Conselho – Não se Deixe Dominar

Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
Colossenses 2:18

Você não pertence ao homem e sim a Jesus, portanto como membro do Corpo de Cristo não permita ser dominado.

Se você faz parte de algum grupo cristão, mas percebe que estão querendo mandar ao invés de ensinar, fique atento.

Se disserem que você não pode se reunir com outros irmãos por que tem reunião no seu grupo, fique atento aos motivos.

Por que proibir você de se reunir com outros irmãos em outros grupos? Alguns vão orientar e explicar o por que, outros vão apenas mandar.

Então saiba que você é ovelha de Cristo, e apenas dele.

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
1 Pedro 5:1-3

9º Conselho – Não Fique Com Dúvidas, Pergunte

No início muitas dúvidas podem surgir, mas sempre pergunte. Se algum líder se ofender o fato de você ter questionado algo, fique ligado!

Qualquer irmão deve procurar responde você com mansidão as suas dúvidas.

10º Conselho – Pratique o Bem Sempre

Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Gálatas 6:8-10

Lendo a passagem acima, vemos a importância de semear o bem. Então faça o bem sempre, aproveite todas as oportunidades para isso.

Entretanto jamais espere algo em troca ou reconhecimento dos homens. A sua recompensa vem de Deus.

Ao fazer o bem, siga lembre-se do que Jesus disse:

“Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
“Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.
Mateus 6:1-4

Leia os outros versículos, e siga sempre essa linha de raciocínio de Jesus

10 Conselhos Para o Novo Convertido Meditar

Que esses 10 Conselhos para o novo convertido sirva de edificação para a sua vida. Compartilhe com todos os seus irmãos, e que Deus te abençoe a todos com muita graça e sabedoria da parte de Deus.

Leia também:
12 Coisas que o novo convertido deve fazer

Compartilhar 10 Conselhos Para o Novo Convertido


Compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.