Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia

Tempo de leitura: 10 minutos

Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia com mais frequência e entendimento

Uma das coisas mais importantes que o cristão deve fazer no início de usa caminhada é se apegar as Escrituras. Entretanto é comum enfrentar desânimo para ler, pois bate aquela preguiça, e além disso vem o desânimo por não entender o que esta lendo.

Entretanto é bom lembrar que isso é normal, e até mesmo com o passar do tempo isso irá acontecer. Acontece muitas vezes que no início muitos se apegam mais e com o passar do tempo vão relaxando, Contudo o mesmo pode acontecer logo no início da caminhada do novo convertido.

Então vou deixar aqui algumas dicas que vão ajudar, para manter você que esta iniciando agora na fé, permanecer motivado e sempre lendo as Escrituras.

Então vamos as dicas, espero de coração que você faça bom proveito.

1ª Dica – Leia a Bíblia Com Frequência

Leia a Bíblia todos os dias, pelo menos uma vez no dia. E por que isso?
Muitos concordam que quando você consegue fazer a mesma coisa durante 21 dias ou mais, isso acaba se tornando um hábito.

Criar um hábito não é algo simples, mas depois que cria, fica bem mais fácil manter. Então procure separar todos os dias um tempo para que você leia a Palavra de Deus. Não importa o tempo que será separado, o importante é manter a constância diária.

2ª dica – Faça da Leitura bíblica Uma de Suas Prioridades

Quando priorizamos algo, tendemos dar mais atenção a isso. Portanto se você quer realmente ler as Escrituras, precisa fazer disso uma das prioridades na sua vida. Então você irá precisar separar tempo e se organizar para isso. Então preste atenção nessas dicas abaixo para priorizar a Palavra de Deus.

  • Separe tempo para ler todos os dias
  • Escolha um horário específico melhor para você
  • Ponha o celular ou outro dispositivo para despertar
  • Anote em uma agenda
  • Leia mesmo quando estiver se locomovendo como no ônibus, metro etc. ( Se não for possível não faça), mas você pode ler em momentos de ociosidade. Mas mantena o horário específico para isso.
  • Sempre marque de onde você parou, para continuar a partir dali, isso irá ajudar muito.

Além dessas dicas na lista acima, afim de priorizar a leitura da Bíblia você pode fazer coisas semelhantes. Deixe a sua imaginação fluir, mas o foco aqui é a priorização.

3ª Dica – Aproveite a Tecnologia a Seu Favor

Você pode fazer bom proveito da tecnologia de hoje a seu favor para ler a Bíblia. Existem diversas bíblias online na internet, aplicativos para celular e etc.

Então você pode aproveitar tudo isso a seu favor, inclusive para se organizar. Não perca tempo, a única desculpa para não lermos as Escrituras é realmente a nossa falta de interesse. Portanto se realmente você quiser seguir as dicas acima, você perceberá uma grande diferença.

4ª Dica – Evite Distrações Excessivas

Distrações 1024x683 - Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia

Ter o momento de lazer é muito bom, pois é um momento onde a nossa mente relaxa, e nos distraímos as coisas a nossa volta. Entretanto é preciso tomar cuidado com as distrações, pois isso fará com que você perca o foco.

Então é bom sim, na verdade é ótimo o momento de lazer, mas cuidado para não se perder com isso, mantenha-se antenado com o que acontece a sua volta e volte o seu coração sempre para a Palavra de Deus.

4ª Dica – Cuidado Com os Relacionamentos

Priorizando a Palavra Como solteiro(a)

É muito importante termos um bom relacionamento com nossos amigos, familiares etc. Gostamos muitas vezes de passar tempo com aquele amigo ou amiga prediletos. Entretanto é preciso deixar claro para os nossos amigos e familiares que nem sempre estaremos disponíveis.

Então certamente eles entenderão, e se não atenderem seja claro e não abra mão do seu tempo para ler e meditar na Palavra de Deus.

O namoro também pode se tornar um problema, pois geralmente as pessoas se apegam muito no início do namoro. E preciso então conversar com o parceiro e especificar dias para o namoro, fim de ter tempo para se dedicar as Escrituras.

No namoro querendo ou não você continua sendo solteiro(a), por isso veja o que Paulo diz a respeito do crente nessa condição.

E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.
1 Coríntios 7:32,33

Então veja que é importante que você converse com o seu parceiro sobre isso. Certamente seu o seu namorado(a) for maduro vai entender perfeitamente e juntos vocês irão se organizar melhor.

Priorizando a Palavra Como Casado(a)

Entretanto isso não quer dizer que se uma pessoa for casada, lhe faltará tempo para se dedicar as Escrituras. Dessa forma assim como na vida de solteira agora será preciso dialogar com o cônjuge que precisa de um tempo para se dedicar a leitura da Palavra. Com uma boa conversa tudo se entende.

Com o passar do tempo, e dependendo do seu crescimento e função no corpo de Cristo, você poderá precisar de mais tempo para ler as Escrituras.

Contudo será preciso administrar tudo, como o tempo com a família, amigos e cônjuge se for o caso. Dessa forma tendo isso em mente tudo será acordado através do diálogo, da melhor forma possível.

Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia – Quais Livros Devo Ler no Início?

Muitos novos convertidos tem dúvida de quais livros ler no início. Vamos dar aqui algumas sugestões para você começar. 

Leitura Para o Antigo Testamento

  • Gênesis
  • Êxodo
  • Salmos
  • Provérbios

Gênesis – Com o livro de gênesis você vai entender o começo de todas as coisas. Então verá como Deus criou todas as coisas. Como foi feito o homem e a mulher e o início da história do povo de Israel, que você sempre ouvirá com muita frequência.

Exôdo – O livro de Êxodo é a continuação da história de Israel em Gênesis, e aqui você entenderá como Deus agiu de benevolência com esse povo escolhido.

Salmos – Salmos é um livro inspirador. Muitas cristãos leem esse livro quando estão passando momentos difíceis. Com Salmos aprendemos até mesmo a orar e a louvar a Deus. Inspire-se ao ler o livro de Salmos.

Provérbios – O livro de provérbios escrito pelo homem mais sábio falado nas Escrituras que foi Salomão, está cheio de conselhos práticos para a vida.
Leia e tire lições preciosas para aplicar no seu cotidiano.

Leitura Para o Novo Testamento

  • Mateus
  • Marcos
  • Lucas
  • João
  • Atos

Em Mateus, Marcos, Lucas e João você conhecerá toda a história de Jesus, seus ensinamentos e feitos. No livro de Atos você ficará sabendo como a Igreja teve o seu início, e verá como Deus agiu pelas mãos dos apóstolos de Cristo.

Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia – Texto e Contexto Sempre

Você sabia que essa é uma das coisas mais importantes para se entender as Escrituras? Muitas pessoas não entendem justamente por consequência disso. Além disso infelizmente muitos líderes não preocupam com isso, pois não tem zelo pela Palavra.

Quando se lê a Bíblia sem considerar o contexto, determinada passagem pode perder totalmente seu sentido. Ademais isso traz muita confusão e falsas interpretações das Escrituras.

Mas o que é o contexto? Veja:

con·tex·to |eis|
(latim contextus, -us, reunião, conjunto, sucessão, contexto)
substantivo masculino

1. Conjunto de circunstâncias à volta de um acontecimento ou de uma situação. = CONJUNTURA, ENQUADRAMENTO

2. Aquilo que envolve algo ou alguém (ex.: contexto social). = AMBIENTE

3. [Linguística]  Conjunto de elementos. linguísticos à volta de som, palavra, locução, construção, frase, parte de discurso, etc. (ex.: contexto fonético, contexto semântico).

4. Modo pelo qual as ideias estão encadeadas no discurso.

5. Ligação entre as partes de um todo. = CONTEXTURA
“contexto”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/contexto [consultado em 18-03-2020].

Deixei acima o número 3 e 4 em negrito. Então para entender o textos, é preciso atentar para os elementos em sua volta. O contexto sempre estará ligado ao texto. Dessa forma iremos entender o que realmente o autor quis passar em sua mensagem.

Dois Tipos de Contexto

Existem dois tipos de contextos que podemos chamar de:

  • Contexto bíblico imediato
  • Contexto amplo

O imediato são os versículos que vem antes e depois dos versículo que esta sendo lido. Então se você leu um versículo mas não entendeu nada, é preciso que leia os versículos que vem antes de depois dele. Em alguns casos certamente você precisará ler alguns capítulos antes ou depois da passagem.

É bom lembra que isso é algo obrigatória na usa leitura, para que de fato entenda realmente o que está sendo lido.

O amplo vai bem mais além, pois o mesmo envolve não somente o livro ou passagem estuada, o contexto pode estar em outro livro. Além disso no contexto amplo o mesmo pode estar em outros livros fora da bíblia e outras fontes como arqueologia.

Veja um exemplo:
Se você estudar o livro de Obadias na bíblia, lá fala sobre o extermínio dos Edomitas. Entretanto você não encontra o fato na Bíblia chamada protestante.

Então onde esta a resposta? A resposta está em um dos livros apócrifos da Igreja Católica mas precisamente em 1 Macabeus 5. Por isso chamamos de contexto amplo. Acredito que você tenha entendido.

Então nunca, em hipótese alguma abra mão do contexto bíblico na sua leitura.

Dicas Para o Novo Convertido Ler a Bíblia – Conclusão

Espero que você faça bom proveito dessas dicas. Procure sempre organizar o seu tempo da melhor forma que você puder. Você perceberá certamente o quanto foi importante ter se dedicado as Escrituras logo no início da sua caminhada.

Sempre ore antes de ler as Escrituras, e todas as vezes que não entender alguma coisa, fique sempre a vontade para perguntar a um irmão mais experiente. Portanto lembre-se de fazer disso uma das prioridades mais importantes da vida como um cristão.

Compartilhe essas dicas para o novo convertido ler a Bíblia, com seus irmãos na igreja.

Que Deus te abençoe.

Assista essas dicas para o Novo Convertido no youtube

Gostou do artigo? Considere compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.