A Palavra de Deus

A Palavra de Deus – Medite

A palavra de Deus são as Sagradas Escrituras, muitos dizem que é a bíblia mas não é. Todavia nesse exemplar que temos em mãos chamado de Bíblia contem as Escrituras. Existem muitas bíblias hoje, mas estamos falando aqui acerca da Palavra de Deus que são as Santas Escrituras.

Iremos deixar escrito aqui acerca da Palavra de Deus, o que homens que a usavam deixaram como definição.

Não vamos aqui entrar em muitos termos técnicos, mas de forma simples vamos falar acerca da Palavra. Vamos deixar abaixo uma passagem em Hebreus.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

A Palavra de Deus é Viva

A palavra de Deus é viva, por causa do Espírito Santo que atua através da Palavra. Então a palavra de Deus de fato atua na vida das pessoas por ser viva. As pessoas mudam depois que ouvem a Palavra e a mesma cai em boa terra. A santa e poderosa Palavra de Deus atinge as profundidades da vida humana.

A Palavra é Mais Penetrante do Que Uma Espada de Dois Gumes

A Palavra de Deus - A Palavra de Deus
Imagem ilustrativa de uma espada de dois gumes

Note que acima a espada representada possui dos gumes, ou duas lâminas, ou seja, corta de ambos os lados. Uma espada de fato causa ferimentos graves e profundos. Portanto a palavra de Deus é comparada a uma espada que penetra até a divisão da alma do espírito. A ciência alcança juntas e medulas, todavia a palavra vai além disso.

A Palavra Discerne os Pensamentos e Intenções do Coração

A Palavra de Deus revela o que esta na mente e no coração do ser humano. Portanto ela pode tanto aprovar como também reprovar as motivações do ser humano. Por isso a Palavra aplicada no coração das pessoas pelo Espírito Santo causa tanta mudança e transformação.

A Espada do Espírito

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Efésios 6:17

A Palavra é o instrumento do Espírito Santo!

O instrumento sem ninguém para usa-lo não serve para nada. A Palavra surte efeito na vida das pessoas por que o Espírito Santo a usa para isso.
O texto esta claro quando diz que a Espada do Espírito Santo nada mais do que a própria Palavra de Deus. O Espírito Santo nunca esta separado da Palavra, e sempre trará essa mesma Palavra a memória das pessoas. Acrescente-se ainda que seremos sempre orientados pelo Espírito para atentarmos para a Palavra de Deus.

Quem Não é de Deus Ignora a Palavra de Deus

Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
João 8:47

Repreensão de Jesus aos Judeus incrédulos.

Nesse contexto os Judeus estavam dizendo que eram filhos de Deus mas estavam rejeitando as Palavras de Jesus Cristo. Sendo que as Palavras que Jesus proferia eram as Palavras de Deus. Então uma pessoa não pode ser considerada de Deus uma vez que rejeita as suas palavras. Que é Deus a Palavra de Deus e as obedece. Entretanto obedecer a palavra de Deus não significa a obediência a homens que usam a Palavra a seu bel prazer.

Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.
João 8:37

As palavras de Cristo não eram aceitas pelos Judeus

Jesus sabia que eles eram descendentes do Pai da Fé Abraão, porém rejeitavam a Jesus que foi enviado por Deus. Eles queriam matar a Jesus por que as palavras do Mestre não fazia sentido para eles.

As Sagradas Escrituras é a Palavra de Deus e Não do Homem

Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
1 Tessalonicenses 2:13

A Palavra de Deus opera na vida daqueles que creem. A palavra de Deus não pertence a homem algum, ela é de Deus. Entretanto temos visto hoje coisas medonhas, como algumas heresias faladas por homens corruptos são tidas como a Palavra de Deus. Acrescente-se anda que muitos tem dado mas crédito ao que muitos auto-denominados apóstolos dizem e fazem do que a própria Palavra do Eterno.

Os Cristãos Foram Gerados de Novo Pela Palavra Incorruptível

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
1 Pedro 1:23

A palavra que gera!

Certamente Pedro diz que fomos gerados de novo, devido a queda do homem no Éden. O homem estava em perfeito estado, mas por causa da queda morreu espiritualmente, fisicamente e moralmente. Entretanto pela palavra de Deus somos gerados de novo pela Palavra de Deus que é Viva. Acrescente-se ainda que essa palavra não é somente viva, mas também permanece para sempre.

A Semente é a Palavra

A palavra de Deus é comparada a uma semente

“Este é o significado da parábola: A semente é a palavra de Deus.
As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos.
As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.
As que caíram entre espinhos são os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem.
Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.
Lucas 8:11-15

Leia todo o texto de Lucas para entender essa parábola!

Jesus compara a Palavra de Deus com uma semente, que uma vez caindo em um coração receptivo a mesma gera muitos frutos. O coração do homem é comparado a diversos tipos de terrenos, porém nem todo terreno esta pronto para receber uma semente. Portanto isso retrata os diversos tipos de pessoas que recebem a Palavra, porém os efeitos serão diferentes.

A Palavra e Seus Falsificadores

Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
2 Coríntios 2:17

Os Falsificadores da Palavra de Deus são aqueles que usam de manipulação, usam textos bíblicos interpretando os mesmos de forma errônea. Então o objetivo é fazer com que as pessoas façam o que eles querem.
Um exemplo de falsificação da Palavra é pegar esse texto citado por Jeremias por exemplo:

Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?
Jeremias 23:29

Esse texto fala da eficácia da Palavra de Deus!

Então pega-se esse texto e cria-se um martelinho de plástico, ou de madeira o que for….

A Palavra de Deus comparada a um martelo
Imagem ilustrativa de um martelo

Então alguém diz: “Compre esse Martelo e seja abençoado”!
O Martelo custava nada mais nada menos que R$214,00! Isso aconteceu no Piauí! Os autores da bizarra invenção foram os líderes da “Igreja” Mundial do Poder de Deus. Pois é!

A Palavras de Jesus

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
João 15:1-7

As Palavra de Jesus aos discípulos!

As palavras de Jesus eram as palavras de Deus! O efeito que as palavras de Jesus causava nos discípulos causam em nós também até hoje! Os discípulos ficavam limpos ao ouvirem as palavras de Jesus! Então hoje quando ouvimos ou lemos as palavras de Jesus ficamos limpo de tudo aquilo que não é de Deus. Portanto limpos da mentira, da malícia, do engano, temos condições de darmos frutos que glorificam a Deus.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11

Guarde-a em seu coração!

Ouça este vídeo sobre o que a palavra fala sobre os “desigrejados”!

Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Website: https://www.conselheirocristao.com.br

2 Comentários

  1. Pingback: O Despertar da Palavra de Deus.!!!!

  2. Pingback: De valor a Palavra de Deus! Não seja ouvinte esquecido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.