O que é a igreja ? | Denominações | Desigrejados

O que é a igreja | Denominações | Desigrejados e muito mais

Vamos conversar bastante hoje sobre este assunto, mas provavelmente você terá que parar a leitura desse artigo para voltar depois. Acredito pois que não irá conseguir ler tudo agora, então provavelmente não irá conseguir ler hoje. Peço contudo que você use este artigo com sabedoria, no sentido de analisar tudo o que esta escrito aqui. Entretanto de maneira nenhuma quero ter a pretensão que você concorde com tudo que irá ler.

Vamos falar sobre igreja, e sobre diversas questões relacionadas a mesma. Acredito também que dependendo do seu nível de conhecimento você já tenha ciência de tudo o que será exposto aqui. Contudo talvez não tenha ciência de algumas coisas.

Neste artigo será deixado um índice a sua a sua esquerda para facilitar a leitura. Então se você queira pular por exemplo direto para alguma parte do assunto poderá faze-lo, e também alternar sobre os mesmos. Então vamos dar prosseguindo a este assunto que considero ser de grande importância.

O que é a Igreja?

São todos os irmãos em Cristo

Igreja São Pessoas - O que é a igreja ? | Denominações | Desigrejados
A igreja é formada de pessoas, que tem algo em comum, tem a Cristo Jesus como o seu Único e Suficiente Salvador.

A igreja pois, é o conjunto de todas as pessoas no mundo que receberam a Cristo como o seu único e suficiente salvador. Portanto esse conjunto engloba todos os cristãos do passado, presente e futuro. Esses irmãos, pois estão ligados em união por intermédio de Jesus Cristo. Então a igreja é:

  • Um grupo de Irmãos – Mesmo não representando a totalidade da igreja, podem ser chamados assim, pois fazem parte da mesma…

Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

  • Todos os crentes em todos os lugares – Aqui são todos os nossos irmãos conhecidos e desconhecidos em todo lugar do planeta terra.
  • Corpo de Cristo -A igreja é o corpo de Cristo, formado por todos os nossos irmãos independente de cor, raça ou posição social. Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
    Colossenses 1:24

O texto no original grego para igreja é ekklesia, que basicamente significa “chamados para fora”.

A Igreja é a Casa de Deus

mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.
1 Timóteo 3:15 (NVI)

Lembrando que a casa de Deus hoje não é o templo, ou a construção que chamam de templo. Esta claro então que a casa de Deus é a igreja do Senhor, ou seja, os irmãos reunidos em nome de Jesus.

O que Não é a Igreja

Como li toda a bíblia em menos de um ano 1024x683 - O que é a igreja ? | Denominações | Desigrejados
Um irmão em Cristo faz parte do corpo de Cristo, e o corpo de Cristo é a igreja, porém um membro do corpo sozinho não forma todo o corpo, portanto uma pessoa sozinha não pode ser igreja, ainda que faça parte da mesma. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 1 Coríntios 12:14-18

A Igreja Não é Uma Única Pessoa

Ninguém deve falar que  a igreja sou eu, e sim a igreja somos nós. Uma pessoa faz parte da igreja que é o corpo de Cristo. Entretanto não é igreja sozinha. Abaixo está bem explicado.

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres. Todos temos bebido de um Espírito.

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?
Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
1 Coríntios 12:12-20

Então não existe possibilidade de uma pessoa ser igreja sozinha.

A Igreja Não é o Templo

A Igreja Não é o Templo - O que é a igreja ? | Denominações | Desigrejados
A igreja de Cristo não é o templo de nenhuma denominação religiosa, a igreja de Cristo não é o templo da assembleia de Deus, da congregação cristão do brasil, da Batista, não é o templo da Deus é amor, não é o templo da universal, enfim, a igreja de Cristo são os irmãos em todo o lugar resgatados pelo sangue de Cristo.

Muitas pessoa ainda hoje dizem que o templo é a igreja. Já ouvi até mesmo alguns dizerem que existe a igreja pessoas e a igreja templo. Contudo isso é uma afirmação totalmente equivocada. Nas escrituras uma construção de pedra nunca foi considerada igreja.  A igreja é formada de pessoas. Essas pessoas tem interesses em comum no que se refere a comunhão com Deus e com o próximo. O templo é algo inanimado. Então precisamos lembrar que a igreja de Cristo é um organismo vivo formado por pessoas que foram compradas pelo sangue de Cristo.

Não importa como esse templo esteja enfeitado, e nem o nome que foi dado ao mesmo, e nem qual foi a instituição que o ergueu. A igreja, não é o templo. Se existe a igreja católica por exemplo, a mesma não é o santuário e sim as pessoas, que se consideram cristãos católicos. Então assim acontece com as outras instituições.

Leia também: A Igreja do Senhor Jesus Não é o Templo

A Igreja Não é a Denominação

Talvez você já tenha sido questionado com a seguinte pergunta! Qual é a sua igreja? Então você respondeu: A minha igreja é a Assembleia de Deus. Mas a Assembléia de Deus não é a igreja, é apenas uma denominação.

Parece que estou sendo taxativo? Pois é, mas pequenos erros que passam desapercebidos, ou que as pessoas consideram como banal geram margem para outros erros grandes e muito sérios. Então nenhum nome denominacional deve ser considerado de igreja, pois isto não tem fundamento bíblico.

Existem hoje milhares de denominações no Brasil e fora do Brasil. Além disso, dentre essas milhares de denominações existem ainda as ramificações da mesma.

Quanto a denominação, não se encontra nenhuma referência bíblica para as mesmas. Portanto Deus estabeleceu a igreja e não a denominação. Por isso quem estabeleceu as denominações foram os homens. A consequência disso então, é que existe até mesmo preconceito de uma denominação em relação a outra, ou seja, reino dividido.

Existem ate mesmo certas denominações que se consideram as únicas verdadeiras. Se consideram a única igreja correta e que todas as demais não são de Deus.

O Local Não Se Torna Igreja Quando a Igreja Esta lá

Já ouvi pessoas dizerem que o local se torna igreja quando a igreja esta nesse local. Entretanto não exite fundamento bíblico, pois em diversas ocasiões Paulo se referiu a igreja que está neste ou naquele local, e não que o local se tornou igreja.

Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Romanos 16:1

Veja que Cencréia não se tornou igreja, porém a igreja que eram os irmãos estavam reunidos em Cencréia.

Quem Fundou a Igreja?

Jesus foi o fundador da igreja. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Cristo e estruturaram a igreja. Podemos dizer que foi oficialmente fundada quando as pessoas receberam o Espírito Santo no dia de pentecostes, como se vê em Atos 2. Neste caso a igreja então começa a exercer o seu papel.

A igreja é de Cristo Jesus e não foi fundada por homens. Ninguém pode receber essa glória a não ser Jesus. Hoje não existem novos fundadores de igreja. Podem existir sim fundadores de denominações e instituições. O mínimo que se pode fazer hoje é inaugurar um espaço para comportar os novos irmãos que estão passando a fazer parte da igreja que já existe a séculos atras. E quando se fala de inaugurar o espaço é algo feito pelos homens, não que precise ser feito necessariamente.

Vamos falar agora do que temos visto nas igrejas atuais. A partir daqui vamos conversar sobre algumas heresias que tem se espalhado através das mesmas, algumas bem absurdas.

Igreja | Dízimo

Hoje se fala muito sobre dízimo. É um assunto muito discutido hoje, apesar de existir muita discordância. Dessa forma muitos dizem que isso não é uma obrigação para os cristãos de hoje, e nem um mandamento. Contudo outros dizem até que é uma obrigação.

Lembro de épocas em que o dízimo era visto como algo obrigatório para o cristão. Com o tempo o povo foi entendendo (nem todos), que o dízimo não é obrigatório. Então muitos líderes tiveram que mudar seus argumentos em relação ao mesmo. Portanto, qual é a relação do dízimo com a igreja de Cristo hoje?

Versículo Mais Usado Para Falar Sobre o Dízimo na Igreja

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa. E depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10

Versículos Não Usados Para Falar Sobre o Dízimo

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.

E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;

A Venda do Dízimo

Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;

Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;

Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. Deuteronômio 14:22-29

Algumas perguntas em relação ao dízimo:

Baseado em Malaquias 3:10

  1. Onde está a casa do tesouro?
  2. Para quem eram entregue os dízimos?
  3. Para quem foi este mandamento?
  4. Se era mantimento, quem comia?
  5. Quem era autorizado a receber o dízimo?

Respondendo de forma bem resumida:

  1. Não existe mais
  2. Aos sacerdotes levitas
  3. Israel
  4. Levitas, orfãos e viúvas, estrangeiro
  5. Sacerdotes levitas (tribo de israel)

Quanto a passagem de Deuterônomio acredito estar tão claro que dispensa explicações.

Existem algumas denominações que dizem que quem não dar o dízimo vai para o inferno, o que é totalmente antibíblico pois para ser salvo não depende em hipótese alguma o dar  o dízimo.

Leia também: Quem não é dizimista vai para o inferno

Então podemos dizer que o dízimo hoje não tem nenhuma relação com a igreja de Cristo na era da graça.

Lembre-se disso:

  • Jesus não ordenou que a sua igreja dê o dizimo
  • Os apóstolos não ordenaram que a igreja de Cristo dê o dízimo
  • O dízimo não é uma doutrina para os cristãos
  • Não é um mandamento para os cristãos hoje
  • Foi restrito para Israel

A Igreja de Cristo e a Contribuição

Aqui é um assunto totalmente separado do dízimo. O cristão deve contribuir sim  para ajudar os necessitados, primordialmente contribuir de forma voluntária e com alegria.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.

E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.

Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre”. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça.

Abençoados Mesmo Sem Dizimar

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

Por meio dessa prova de serviço ministerial, outros louvarão a Deus pela obediência que acompanha a confissão que vocês fazem do evangelho de Cristo e pela generosidade de vocês em compartilhar seus bens com eles e com todos os outros.

E nas orações que fazem por vocês, eles estarão cheios de amor por vocês, por causa da insuperável graça que Deus tem dado a vocês. Graças a Deus por seu dom indescritível! 2 Coríntios 9:6-15 (NVI)

A igreja contribuía para ajudar os pobres. Entretanto o texto em questão nada tem haver com o dízimo, como muitos sugerem.

Os Pobres Eram o Alvo

Veja que na passagem acima explica o verdadeiro sentido da contribuição, ou seja, sem obrigação, sem maldição por não dar. Se uma pessoa porém não contribuir certamente não receberá colheita nenhuma. Entretanto se contribuir pouco colherá, se contribuir muito, colherá muito, simples assim, funciona até mesmo na ordem natural das coisas.

Note que a contribuição era destinada a pessoas que precisavam dentre a comunidade dos cristãos. Havia uma administração séria quanto a isso, e não se vê em nenhum momento das escrituras apóstolos ficando ricos, e nem a contribuição sendo usada para pagar ofertas altíssimas para cantores e pregadores como se vê hoje em dia. A contribuição era para ajudar os pobres dentre os irmãos.

A  Igreja e os Ungidos do Senhor

Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos.

E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.

E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.
1 Samuel 24:4-6

Não permitiu a ninguém que os oprimisse, e por amor deles repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.
105:14,15

Usam o Texto Isolado

Vemos nas passagens acima uma fala do episódio de Davi, quando estava sendo perseguido por Saul. Então Davi reconhecendo que Deus pôs a Saul como rei, não quis mata-lo, porém perceba nas entrelinhas e no contexto da passagem que foi Davi que não quis mata-lo. Por fim note que Deus entregou a Saul em suas mãos. Em salmos vemos que o texto se refere ao povo de Deus, no caso Israel e os profetas do Senhor.

Porém não podemos de maneira nenhuma por isso como doutrina hoje, pois Jesus não ensinou isso e nem os apóstolos. Muitos líderes se utilizam erroneamente desse texto para se protegerem de acusações ou de que alguém os contrarie em muitas questões. Todavia esta explicito nas escrituras que os líderes que pecassem deveriam ser confrontados.

Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.
1 Timóteo 5:19,20

Ungidos Idolatrados

Olhando para o que está escrito em Timóteo, que história é essa afinal de que se o pastor roubou por exemplo ninguém pode falar nada? Que Isso é com ele e Deus? Não é o que as escrituras ensinam. Ou seja querem se tornar imunes diante dos erros independente do que seja. Dessa forma se tornam praticamente semi-deuses, ou mediadores entre Deus e os homens.

Vemos claramente que existe uma certa idolatria idolatria nas igrejas evangélicas, pois muitos tem a oração do pastor como a mais forte. Por isso isso abre-se brechas para muita manipulação e engano o que de fato tem ocorrido nos dias de hoje inegavelmente.

Nesse mesmo pensamento é que se defende a questão da autoridade espiritual. O cristão portanto deve estar debaixo de uma autoridade espiritual, que caso seria esse tal de ungido do Senhor. Só que isso não tem fundamento bíblico nem encontra lugar nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos. Jesus sobretudo é a única autoridade espiritual sobre a sua amada igreja.

Nota:  Qualquer líder que disser que está subindo o monte, pagando o preço pela sua vida para você receber vitória, significa que ou ele está na ignorância ou é manipulador. Todavia o preço já foi pago por Jesus na Cruz, e em Jesus você já é mais do que vencedor .(Rom. 8:37).

A Igreja e a Teologia da Prosperidade

Basicamente a teologia da prosperidade ensina você a barganhar com Deus. Ensina as pessoas a exigirem de Deus. Afinal de contas estão “sacrificando”. Por isso a teologia da prosperidade diz nas entrelinhas que você tem que ser dono de muitas bençãos materiais. E então faz com que os crentes não estejam satisfeitos caso tenham pouco.

Texto Não Usados Por Esses Pregadores

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Tudo Pela Riqueza

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6:3-11

Leia com atenção a passagem acima e você vai entender como a bíblia trata a teologia da prosperidade, leia e entenda, pois este falso ensinamento contradiz o que está escrito acima.

A teologia da prosperidade é um engano, saia mais a respeito:

Muitos adeptos da teologia da prosperidade acreditam que Kennet Hagin é o pai dessa doutrina. Entretanto outro dizem que se forem feitas pesquisas mais cuidadosas, as mesmas irão ter como o pai dessa teologia o chamado Essek William Kenyon (1876-1948), como o homem da confissão positiva.

Então Essek conhecido como um evangelista de uma igreja metodista nasceu no condado de Saratoga, Estado de Nova York, tendo pois, se convertido em sua adolescência.

Contudo segundo a história acerca do mesmo em 1982 ele se mudou para Boston. Estudou no Emerson College que é conhecido como um centro de um movimento chamado de transcendental, ou metafisico, dando então origem a diversas seitas de origem duvidosa.

Mary Baker Eddy seria uma influência para Kenyon, onde na época foi a fundadora da Ciência Cristã. Então esse movimento foi crescendo de tal forma que chegou aqui no Brasil contaminando a mente de muitos evangelistas e lideres. Tirem suas conclusões

A igreja e a Casa de Deus

Muitas pessoas fazem distinção das duas coisas, pois muitos afirmam que a casa de Deus é o local de reunião, geralmente se referindo ao templo que é erguido pelas denominações.

Certamente nas escrituras não vemos respaldo para isso, a casa de Deus não é o templo. A casa de Deus é a própria igreja de Cristo que são os irmãos reunidos como igreja. Ademais veja o que Pedro diz a respeito:

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. Se é que já provastes que o Senhor é benigno.
E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
1 Pedro 2:1-5

Somos como igreja casa espiritual de Deus, e cada crente em Jesus é uma pedra viva que edifica essa casa.

Leia também: O que é a Casa de Deus

Denominações

Por que Existem Tantas Denominações?

Por que as escrituras não são lidas tendo Jesus como a chave hermenêutica. Então cada um interpreta a palavra como quer. Não leem portanto as escrituras a partir de Cristo e sim a partir de seus conceitos.

É bom lembrar que sobretudo a denominação em si é apenas uma organização religiosa. Além disso dividem o corpo de Cristo por diferentes nomes e muitas heresias são ensinadas.

Existem muitos líderes sinceros que abriram uma denominação, e que tem uma visão bem próxima do evangelho. Entretanto infelizmente tem crescido um grande número de denominações que são anti-evangelho. Contudo, bom seria mesmo que não existisse essas divisões.

Milhares de pessoas se convertem uma denominação. Mas se a verdade do evangelho não fizer parte da denominação de forma mais abrangente havendo muitas heresias? Então o próprio Espirito Santo abre os olhos daquela pessoa que esta lá, e a mesma acaba saindo.

Denominações Detentoras da Salvação

É uma vergonha, mas é uma realidade. Existem algumas denominações que se consideram com as únicas igrejas detentoras da salvação. Só nelas existe a possibilidade do homem ser salvo, além disso alegam que fora delas não existe essa possibilidade.

Se você faz parte de alguma denominação que diz que é a unica detentora da salvação, fique esperto pois você está no lugar errado. E não somente detentoras da salvação. Algumas ainda afirmam que são as únicas verdadeiras, pois somente elas pregam o verdadeiro evangelho.

Além disso existem denominações que dizem que se você se afastar delas você está se desvinculando de Deus. Muitas até mesmo tem como regra de fé e prática coisas que vão além das escrituras. Portanto alegam que o líder de tal instituição recebeu uma revelação divina.

Denominações e as Ameaças

Por incrível que pareça existem denominações hoje que se considerarem as únicas igrejas detentoras da verdade e da salvação. Eventualmente ameaça um membro dizendo que ele vai passar por um “vento” se sair de lá. Dizem certamente que ele vai passar pela prova por que está se afastando.

Então alegam por exemplo que se uma pessoa ficou doente, ou sofreu um acidente, ou foi acometida de alguma tragédia, logo vão alegar que foi por que saiu da instituição, ou seja, manipulação e mentira.

Hoje vemos algumas instituições que proíbem seus membros de verem internet, de lerem outros livros, de verem televisão. Querem além disso ter o controle total da mente das pessoas. Então enchem a mente de tais pessoas só daquilo que eles querem. Enfim, isso é um controle diabólico, é uma manipulação religiosa da massa.

Vemos claramente que em muitas denominações se tem o desejo de monopolizar. Então se dependessem dos líderes das mesmas, só existiria a denominação deles.

Denominações e o Misticismo

Se analisarmos bem, o evangelho não deixa de ser místico, pois miticismo é a inclinação para acreditar em entes e forças espirituais. E nós acreditamos em Deus, em anjos, porém de acordo com as sagradas escrituras tendo ciência das coisas.

Mas quando me refiro ao misticismo nas denominações me refiro aos tais que vão contras as escrituras e ao propósito de Deus para com as pessoas. Chegam ao ponto de venderem objetos que dizem estar consagrados. Todos devem comprar a fim de receber o favor de Deus. Mas Deus não vende as suas bençãos.

Se você esta em uma denominação que vende:

  • Água poderosa
  • Lenço ungido
  • Toalha ungida
  • Sabonete ungido
  • Sal ungido
  • Escritura no céu
  • Caneta ungida
  • Vassoura ungida

……..enfim, a lista é grande, nesse caso aconselho você a de forma urgente sair correndo desse tipo de coisa, pois você irá passar anos a fio nesses lugares sem ter conhecimento do que é o evangelho.

É desse tipo de misticismo a que me refiro, pois você vê em algum lugar nas escrituras Jesus vendendo algum tipo de objeto? Vê Jesus dizendo que se alguém comprar tal objeto irá por isso receber a benção de Deus? Você consegue enxergar no evangelho os apóstolos de Cristo fazendo o que esses autodenominados apóstolos estão fazendo hoje? Então Leia as 13 cartas do apostolo Paulo, leia as duas cartas de Pedro, leia escrita por Tiago, leia as 3 cartas de João, leia a carta de Judas. Leia portanto essas cartas e tente achar essas aberrações, você não irá encontrar. Para que você conheça o que é contrário ao evangelho você precisa conhecer o evangelho. Procure fazer isso a partir de hoje, com mais intensidade.

As Denominações e Seus Líderes Super Poderosos

Quanto ao misticismo falado acima, assim como esse assunto que será abordado, não estou generalizando tudo bem? Não são todas as denominações que agem dessa forma. Hoje se vê muitos líderes pentecostais e neo-pentecostais, que se acham os super poderosos. Essa é a visão que passam para o povo, ainda que dizem com a boca que a glória é de Deus…. com suas atitudes provam o contrário.

Geralmente esses líderes são idolatrados, e são tidos como mediadores entre Deus e os homens, o papel que é somente de Cristo. Você já ouviu algum líder dizendo que esta subindo o monte fazendo um sacrifício para que Deus conceda a vitória para a sua vida? Que sacrifício é preciso fazer hoje pela vida das pessoas? O de Jesus não foi o suficiente?

Muitos desses líderes sobem o monte para que Deus conceda o que esta no coração do povo. Entretanto muitas vezes tais coisas são contrárias a vontade de Deus. Como não se sabe o que está no coração das pessoas, deve-se fazer o certo, orar para que elas conheçam cada vez mais da vontade de Deus.

A luta do Apóstolo Paulo Para Com os Irmãos

Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos;

Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.

Orando Sem Cessar

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;
Colossenses 1:3-11

Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

Lutando Contra o Engano

E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

A Luta Contra a Ditadura Religiosa

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;
Colossenses 2:1-10

Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis.
Colossenses 4:12,13

Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã; Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate. Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
1 Tessalonicenses 2:1-4

A Luta dos Falsos Líderes

Você percebeu nos textos acima qual era o combate do apostolo Paulo para com os irmãos? Então leia essas passagens mais de uma vez se for necessário, e perceba qual é a luta de um verdadeiro líder para com seus irmãos em Cristo.

Hoje vemos os líderes que lutam para satisfazer a ganância do povo. Além disso o povo vendo isso promove e sustenta cada vez mais o engano desses líderes.

Existem países onde as pessoas beijam os pés de seus líderes. Aqui no Brasil contudo, existem líderes que cospem na boca dos fiéis alegando que estão passando unção. Cospem água em cima dos fiéis, dentre outras aberrações. Existem aqueles que derrubam as pessoas no chão, fazem sons de metralhadora e “atiram” nos fiéis, enfim a ista é grande.

Vamos agora falar sobre um fenômeno que estão dando o que falar, estou me referindo aos “desigrejados”

Desigrejados

O que São os Desigrejados?

É um termo usado pelos irmãos e líderes que congregam em uma denominação. Se algum irmão decidiu não congregar mais e uma denominação eles são chamados de desigrejados, simples assim. Porém se for feita uma analise mais inteligente veremos que desigrejado seria alguém que não faz parte da igreja. Contudo o que é a igreja? Bem sobre isso falamos acima, e acredito não precisar explicar aqui novamente.

Leia também: O que é a Igreja do Senhor?

A verdade é que existem líderes que não suportam ver membros saindo de suas denominações, ainda que seja para outras. Da mesma forma se uma pessoa falar que não vai mais congregar em denominação nenhuma, fiam irados. Portanto muitos líderes falam em tom preconceituoso chamando os irmãos de desigrejados, porquanto os desprezam literalmente.

Então como foi falado acima sobre a igreja de Cristo, precisamos entender  de forma simples sem precisar queimar os neurônios. A igreja de Cristo são todos os nossos irmãos espalhados no mundo todo, congregando eles em uma denominação o não, simples assim. Infelizmente porém os líderes das denominações não querem dar o braço a torcer.

Não Fazer Parte de Uma Denominação Não Significa Deixar de Fazer Parte do Corpo

Entenda sem dificuldades, que a igreja do Senhor não esta limitada a um grupo A,B ou C. Por isso fazemos parte do corpo de Cristo que é a sua igreja. A igreja é composta de todos os irmãos no mundo todo. Além disso fazem parte ou não de uma instituição religiosa. O fato de você sair de uma denominação não irá alterar em nada o fato de você fazer parte do corpo de Cristo. Ainda que alguns líderes queiram decepar você do corpo de Cristo por não fazer parte de suas denominações. Você não deixará de ser igreja juntamente com seus irmãos por não fazer parte de uma instituição religiosa.

Não Deixe de Congregar

Pode ser que por qualquer motivo que seja alguém não queria mais congregar em uma denominação. Contudo é importante não deixar de congregar, e você pode fazer isso periodicamente, com seus amigos e familiares. Existem alguns irmãos que até vão em uma denominação periodicamente, mesmo não fazendo parte da mesma.

Veja a importância de congregar:

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria. Ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Por isso é importante se ajuntarem para aprendizado, edificação mutua e adoração ao Senhor. Jesus não se faz presente apenas quando você vai a uma construção levantada por um grupo de pessoas. Colocam o nome do imóvel de igreja e onde é registrado um nome com CNPJ, ou não. Jesus disse pois, que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome, ali estará ele nome deles, ou seja, não especificou lugar.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20

Então a palavra correta não seria desigrejados. Na verdade não se deve usar nem ser que outro nome para esses irmãos. Afinal de contas são apenas nossos irmãos em Cristo.

Perguntas a ser consideradas:

  • Preciso frequentar algum templo para ser salvo?
  • Existe salvação só em uma determinada denominação?
  • Se eu sair de uma denominação Deus vai me punir por isso?
  • Se um líder me amaldiçoar por que sai da denominação dele, serei amaldiçoado por Deus?
  • Só posso congregar em uma denominação?
  • Para ser igreja preciso fazer parte de uma denominação?

……………. Para todas essas perguntas a resposta é um sonoro NÃO!!!

Analise que os apóstolos juntamente com a igreja primitiva não fizeram parte de nenhuma denominação. E contudo não deixaram de ser igreja, e fizeram o papel que tinham que fazer como a igreja de Cristo.

O importante portanto é que tanto os irmãos que congregam fora das denominações como também aqueles que congregam em uma, devem amar-se e respeitar-se mutuamente. Devem sempre agir com amor em relação de um para com o outros. Muitas divergências de pensamentos em relação a muitos assuntos, mas amar é papel do cristão.

Vontade Deus no Céu e na Terra

Até mesmo por que quando estivermos para sempre com o nosso Senhor lá estarão todos juntos, não haverá divisão. Certamente essa é a vontade de Deus aqui na terra também.

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:16-18

Compartilhar...

Comentários encerrados.