A Casa do Tesouro

Tempo de leitura: 8 minutos

A Casa do Tesouro – O que era a casa do tesouro?

Muito se fala hoje sobre a casa do tesouro, principalmente por causa desse texto do Livro de Malaquias:

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Malaquias 3:10

E por que hoje é tão utilizado o texto acima? O texto é citado tendo como objetivo exortar os cristãos a entregarem o dízimo. Mas nessa postagem não vamos falar sobre o dízimo, vamos falar sobre a Casa do Tesouro.

O Desejo do Rei Davi

17 Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas. 

Então, Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: 

Deus Não Permite Que Davi Construa um Templo

Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu me não edificarás uma casa para morar, 

porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel, até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo. 

Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura, falei alguma palavra a algum dos juízes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros? 

Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel. 

E estive contigo por toda parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra. 

E ordenarei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei, para que habite no seu lugar e nunca mais seja removido de uma para outra parte; e nunca mais os debilitarão os filhos da perversidade, como ao princípio, 

10 desde os dias em que ordenei juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos; também te fiz saber que o Senhor te edificaria uma casa. 

Deus Diz a Davi Que Seu Filho Lhe Edificaria Casa

11 Há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua semente depois de ti, a qual será dos teus filhos, e confirmarei o seu reino. 

12 Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre. 

13 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e a minha benignidade não desviarei dele, como a tirei daquele que foi antes de ti. 

14 Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será firme para sempre.

15 Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

Veja que Deus não permitiu que Davi construísse um templo, e Senhor mostra a Davi seus motivos. Entretanto diz que a semente de Davi, ou seja, seu filho Salomão lhe edificaria casa. Alguns acreditam que Deus não permitiu que Salomão também o fizesse. 

Salomão e o Templo

E determinou Salomão edificar uma casa ao nome do SENHOR, como também uma casa para o seu reino.
2 Crônicas 2:1

Leia todo o capítulo para uma melhor compreensão

E começou Salomão a edificar a casa do SENHOR em Jerusalém, no monte Moriá, onde o SENHOR aparecera a Davi seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.
2 Crônicas 3:1

Leia até o capítulo 7

É bom lembrar que Davi concedeu a Salomão tudo o que era preciso, todo o material para a construção do templo.

Publicidade

O tem­plo de Je­ru­sa­lém foi edi­fi­ca­do por Sa­lo­mão (1005 a.C.), de­pois re­cons­tru­í­do por Za­ro­ba­bel (515 a.C.). Pos­te­rior­men­te, res­tau­ra­do por He­ro­des, o Gran­de, a par­tir de 20 a.C..
O pri­mei­ro tem­plo de Je­ru­sa­lém foi cons­tru­í­do no cu­me do Mon­te Mo­riá, on­de Abra­ão ofe­re­ceu Isa­que co­mo sa­cri­fí­cio. Mas foi des­tru­í­do por Na­bu­co­do­no­sor II, rei da Ba­bi­lô­nia, em 587 a.C. (2Reis, 25; 2Crô­ni­cas,36 e Je­re­mi­as, 52).

Fonte: dm.jor.br

A Casa do Tesouro

Dentre os cômodos que existiam no templo que Salomão construiu a casa do Tesouro era um desses cômodos. Então para esse cômodo eram levados os dízimos como vemos em Malaquias.

Então podemos entender de forma simples o que era a casa do tesouro que ficava no templo construído por Salomão.

Muito tempo depois….

Jesus fala acerca da queda do templo:

E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada.
Marcos 13:1,2

As palavras de Jesus se cumpriram. Um general romano chamado Tito destruiu o templo seis anos depois de sua reforma, no ano 70 depois de Cristo. Para mais detalhes acesse www.dm.jor.br.

A Casa do Tesouro Não é a Igreja

A casa do tesouro além de não existir mais, pios foi destruída com a queda do templo, não é a igreja.

Hoje muitos de forma equivocada dizem que a casa do tesouro é a igreja, e pior, se dirigindo a igreja como se ela fosse uma construção.

Não existe igreja templo e igreja pessoas. A igreja é o corpo de Cristo e o corpo de Cristo é feito de pessoas e não de material inanimado. 

A Casa do Tesouro Não é a Casa de Deus

A casa de Deus também não tem haver com templo, e sim com as pessoas.

Na carta aos Hebreus temos essa definição:

Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:6

Como nos referimos em linhas mais acima, a casa do tesouro foi destruída juntamente com o templo.

Portanto por mais que as pessoas queiram hoje usar o texto de Malaquias para se referir a qualquer coisa como a casa do tesouro, não fará o menor sentido.

A Casa do Tesouro e os Adventistas

Levar à “Casa do Tesouro” significa devolver o dízimo no lugar designado. No caso da igreja adventista, á igreja a qual a pessoa é membro ou freqüenta. Mas, a questão crucial de nossos dias não é esta. Todos sabem onde levar o dízimo. A grande pergunta é: quem deve administrar este dinheiro?

Fonte: Centrowhite

Acima a explicação dos adventistas é que a casa do tesouro é a igreja a qual a pessoa é membro ou frequenta. Entretanto segundo as Escrituras isso é um erro.

A Casa do Tesouro Não é o “Templo” de Qualquer Denominação

Hoje existem milhares de denominações, o que não esta de acordo com a unidade do corpo de Cristo. Além disso cada denominação constrói um templo e talvez não todas mas a maioria chama aquilo de casa de Deus.

Sendo que biblicamente a casa de Deus a igreja orgânica de Cristo, o que não tem nada haver com construções de pedra. A construção dessas denominações também não é o templo de Deus, pois o templo de Deus é o corpo do cristão.

Portanto muito menos tais construções podem alegar que possuem a A Casa do Tesouro, que hoje não existe mais. Não seja enganado.

Então qualquer argumento para dizer que a Casa do Tesouro existe hoje, não passa de especulação.

A Casa do Tesouro Não Está no Templo Construído Por Edir Macedo

O líder da organização religiosa Universal do Reino de Deus, fez uma réplica do Templo de Salomão.

Muitos judeus portanto, consideraram tal ato uma grande blasfêmia. Contudo não se engane, pois naquele templo não esta a Casa do Tesouro. Aquele templo não é a casa de Deus e aquele templo não é a igreja de Cristo.

Além disso muitos irmãos se quer chama aqui de templo, uma vez que existiu apenas um templo na época de Jesus. Então como mencionamos acima o mesmo não existe mais.

Compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.