Bíblia

Bíblia – Um dos livros mais antigos, populares e vendidos do mundo.

biblia - Bíblia

A Bíblia contém a palavra de Deus, e esta palavra foi escrita por homens inspirados  pelo Espírito Santo.

Pelo fato de a Bíblia conter a Palavra de Deus, ela não só se tornou o livro mais vendido de todos os tempos, como também o livro mais pesquisado.

Diferente de outros livros, as palavras contidas na Bíblia são vivas, poderosas, e tem poder para mudar a vida do ser humano.

Os outros livros podem até mudar o modo de alguém pensar, agir, e pode tornar a pessoa até diferente de alguma forma.

Todavia nenhum tem o poder de mudar a natureza do homem. Nenhum tem poder de introduzir na alma do homem a verdadeira felicidade, a verdadeira paz, o verdeiro sentido da vida.

Publicidade


Perguntas como:


De onde vim?, O que estou fazendo aqui na terra? e Para onde vou? Nenhum outro livro tem esta resposta, mas a Bíblia tem.

A bíblia é o manual para levar  o homem ao caminho da vida, ao sucesso espiritual, emocional. O manual para levar o homem a viver uma vida agradável diante de Deus e diante dos homens.

Se você quiser descobrir a vontade de Deus para a sua vida, leia a bíblia, medite nela, de dia e de noite, alimente-se de suas palavras, pois…

“nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”. Mt.4.4.

Palavras de Jesus

A palavra de Deus torna o homem verdadeiramente sábio, pois ela é fonte de sabedoria e conhecimento de Deus.

A sabedoria de Deus é infinitamente maior que a sebedoria dos homens, o conhecimento de Deus não se pode comparar com todo o conhecimento humano.

Jesus disse certa vez para um grupo de pessoas, que eles erravam por não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus.

A Palavra de Deus é viva

A palavra de Deus é viva e eficaz, ela revela a vida do homem por dentro e por fora. Mostra a todo homem de que maneira ele esta vivendo, quais os caminhos que ele está trilhando. Então o homem entenderá se está dentro ou não do querer de Deus.

O Criador dos céus e da terra, ama o ser humano, e por isso revelou ao homem os seus pensamentos, a sua vontade o seu querer, e para você descobrir isto leia e medite na  palavra de Deus.

O Livro de Salmos diz no capítulo 1 do versículo 1 ao 3 o seguinte:


Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém nos caminhos dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite, pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

O passagem citada acima, nos garante que ter prazer na Lei de Deus e meditar nela dia e noite, traz benefícios, ou seja uma vida frutífera, firme e próspera. Muitos podem até não acreditar no que está escrito na Bíblia, entretanto se apenas seguisse os ensinamentos veriam a melhora de vida.

A Bíblia Sagrada e o Compromisso do Cristão e ler

Pelo menos aqui no Brasil, não se tem desculpa para não ler as Escrituras, a não ser que a pessoa não saiba ler. Entretanto ainda assim o cristão que não saber ler, pode ouvir. A tecnologia hoje favorece isso de todas as formas.

Não sabemos até quando teremos essa liberdade de ler Bíblia livremente, mas a verdade é que devemos tirar o melhor proveito disso.

Hoje existe:

Então com tudo o que temos disponível hoje podemos ler a bíblia em qualquer lugar. Então podemos ler em um intervalo para o almoço, na condução, em uma fila no banco, ou qualquer outra que for possível usar um celular.

Existe porém um grande problema hoje que são as milhares de distrações que acabam tirando o foco das pessoas de ler as Escrituras. As pessoas tem dificuldade em administrar o tempo. Acabam deixando muitas coisas importantes em segundo plano, inclusive as leitura da Bíblia.

Todo o cristão deveria se comprometer melhor com a leitura do Livro Sagrado. Muitos dizem que ficam desanimados para ler, outros sentem sono. Todavia o que falta é uma coisa! Hábito. É preciso faze da leitura um hábito. Muitos dizem que se você fizer algo por 21 dias, isso acaba se tornando um hábito.

Jesus disse que devemos examinar as Escrituras pois são elas que testificam dEle. Precisamos estar cada vez mais apegados a Palavra de Deus, até mesmo por que o engano tem se multiplicado nos dias de hoje.

Não Basta Apenas Ler a Bíblia

É preciso o máximo que puder, procurar entender a Bíblia Sagrada. Muitas pessoas dizem que até leem, mas não entendem. Mas vamos ser sinceros, com a quantidade de informações que temos hoje, isso já não é um obstáculo tão grande. Entretanto é preciso saber filtras as informações.

Existem milhares de pessoas que se dedicam ao ensinamento das Escrituras. O próprio Deus colocou na igreja que é o Corpo de Cristo, irmãos capazes de ensinar as Escrituras.

Então cabe a cada um se esforçar para aprender com que sabe mais das Escrituras, e fazer pesquisas para se aprofundar.

Muitas pessoas oram para entender melhor as Escrituras, quando na verdade o que precisamos fazer é ler. É preciso se esforçar um pouco mais para isso. A Palavra do Senhor não é um livro qualquer, é algo poderoso, que melhora a nossa vida.

A Leitura da Bíblia Para quem Esta Começando

Para os irmãos que estão começando agora, é importante começar lendo o livro de Mateus, Marcos Lucas e João. Esses livros relatam a vida, ministério e ensinamentos de Jesus nosso Salvador. É bom lembrar que aqui não se trata de quatro evangelhos, mas sim de um evangelho relatado por quatro pessoas.

Para os irmãos que estão começando a estudar a bíblia agora, é bom ler esses livros, pois são fáceis de entender e conta a história de Cristo. E de fato precisamos como cristão conhecer o máximo que pudermos acerca da vida de Cristo Jesus.

A Bíblia Sagrada e os Salmos

Os salmos também são fáceis de entender, e geralmente trazem muito conforto em momentos de dificuldade. A leitura do livro de Salmos é inspiradora. São 150 números, pois livro segundo a maioria dos estudiosos não tem capítulo e sim números.

Dentre os Salmos muitas pessoas gostam do Salmo 139, Salmo 40, Salmo 116 e outros. O maior Salmo é o de número 119 que tem 176 versículos.

Um dos salmos mais lidos é o Salmo 91, que erradamente é muitas vezes visto como simpatia.

Bíblia de Estudo

Existem hoje muitas bíblias de estudo, porém é preciso ficar atento a isso, por que os comentários são feitos por pessoas. Isso quer dizer que simplesmente devemos ficar atentos aos comentários pois são feitos por pessoas que também podem errar.

Infelizmente muitos até mesmo em bíblias de estudo, defendem a sua tese para defender determinado grupo, o que não deveria ser dessa forma.

A Interpretação da bíblia deve ser imparcial, sem interesses, mas infelizmente não é o que tem acontecido hoje.

Então ao comprar uma bíblia de estudo, que em parte pode ajudar bastante, fique atento aos comentários, e sempre compare com os próprios textos das Escrituras. Então a melhor forma é ler texto e contexto para se entender melhor.

Não fique apegado apenas aos comentários de uma bíblia de estudo, procure estar sempre lendo e aprendendo da melhor forma que puder.

Leitura da Bíblia Online

Pode ser que nem sempre você poderá levar a bíblia impressa com você, mas como citamos rapidamente acima, hoje tem até bíblia online. Então se você estiver em qualquer lugar onde se tenha conexão a internet você poder ler a bíblia tranquilamente.

Isso é muito bom, pois nos permite estar sempre com a bíblia em “mãos”. Então faça proveito dessa oportunidade de poder ler a Bíblia quando estiver conectado a internet.

Bíblia Para Celular

Não tem internet? E por isso não consegue ler a Bíblia online? Então não se preocupe mais com isso. Basta que você se conecte uma vez a internet apenas para baixar um aplicativo, e pronto. Existem aplicativos de bíblia para celular que você nem se quer precisa estar conectado a internet.

Através de muitos aplicativos hoje, você pode ler a bíblia mesmo estando offline. Isso não é ótimo?

Então por falar em internet e aplicativo, muitas vezes usamos a internet par a tanta coisa, usamos aplicativos para tanta coisa, menos para ler a Bíblia.

Certamente usamos mais o aplicativo do Facebook, Instagram e do Whatsapp do que o da Bíblia. Portanto é bom que reflitamos sobre isso, e venhamos a usar mais os aplicativos que nos possibilitam a ler as Escrituras Sagradas.

Muitas pessoas criticam e dizem que temos mesmo é quer ler a bíblia de papel, mas na verdade é a mesma coisa, pois as palavras são as mesmas.

Qual Versão da Escrituras Devo Ler?

Lista das Bíblias com Traduções completas em Português realizadas no Brasil

Primeira Bíblia completa na língua portuguesa surge em 1898.

  1. 1898
    Publicada a Almeida Revista e Corrigida – primeira Bíblia impressa no Brasil
  2. 1932
    Publicada a Bíblia inteira em 1917, traduzida por um número grande de teólogos e eruditos inclusive Rui Barbosa.
  3. 1932
    Publicada a Bíblia Manoel de Matos Soares pela Editora Paulinas
  4. 1959
    Publicada a Almeida Revista e Atualizada utilizando o Texto Crítico.
  5. 1959
    Publicada a Bíblia da Ave Maria -tradução católica dos monges Maredsous em português.
  6. 1967
    Publicada Bíblia da Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová pela Sociedade Bíblica da Torre de Vigia.
  7. 1967
    Publicada a Bíblia Sagrada – Paulinas.
  8. 1967
    Publicada Bíblia da Juerp (Batista) pela Imprensa Bíblica Brasileira.
  9. 1981
    Publicada a Bíblia de Jerusalém, das Edições Paulinas.
  10. 1981
    Publicada a Bíblia Viva.
  11. 1982
    Publicada a Bíblia Vozes, pela editora Vozes.
  12. 1982
    Publicada a Bíblia Mensagem de Deus pelas edições Loyola.
  13. 1984
    Publicada a Bíblia da editora Santuário.
  14. 1988
    Publicada A Bíblia na Linguagem de Hoje.
  15. 1990
    Publicada a Bíblia Edição Pastoral – Paulinas.
  16. 1990
    Publicada a Bíblia da Editora Vida
  17. 1994
    Publicada a Bíblia Almeida versão corrigida Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana.
  18. 11997
    Publicada a Bíblia com tradução Ecumênica da Bíblia
  19. 2001
    Publicada a Bíblia da CNBB tradução comemorativa dos 50 anos da CNBB com a cooperação entre sete editoras católicas.
  20. 2001
    Publicada a Torah Viva.
2001
Publicada Bíblia da Nova Versão Internacional.
  1.  2002
    Publicada a Bíblia do Peregrino.
  2. 2006
    Publicada a Bíblia Hebraica.
  3. 2007
    Publicada a Bíblia Almeida Século 21.
  4. 2009
    Publicada a Bíblia versão Reina-Valera
  5. 2012
    É publicada a Bíblia King James.
  6. 2014
    É publicada a Nova Bíblia Viva
  7. 2015
    Publicada a Bíblia da tradução do Novo Mundo (TNM).
  8. 2015
    Publicada a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada pela Sociedade Bíblica da Torre de Vigia.

Não estão colocadas as Bíblias traduzidas em Português em outras nações.

Fonte: A bíblia org

As versões mais lidas são:
Revista e corrigida
Revista e Atualizada
Nova Versão Internacional

Essa ultima tem sido adotada por muitos brasileiros ultimamente, deixamos em negrito.

Incentive os Seus Filhos a Ler

É papel dos pais ensinar as Escrituras a seus filhos, e incentiva-los a ler a Palavra de Deus por conta própria. Certamente no decorrer da vida, eles mesmo vão decidir o que quiserem, entretanto enquanto estivem sendo sustentados pelos pais, devem sujeição aos mesmos.

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
Deuteronômio 6:7,8

A passagem acima esta em no quinto livro do Antigo Testamento em nosso exemplar. Foi um mandamento para o povo de Israel, porém podemos pegar essa passagem e aplicar para os dias atuais.

Uma boa alternativa para as crianças e ler as Escrituras para eles quando forem dormir. As crianças costumam memorizar rápido as coisas.

Então sempre que tiver oportunidade, ensine aos seus filhos a Palavra de Deus. Isso fará bem para eles ao longo da vida, e você poderá ficar em paz em relação a ter ensinado aos seus filhos sobre a Palavra do Eterno.

Sabemos que mutias pessoas até começam com o bom hábito, mas não continuam, isso costuma acontecer com muita frequência.

Realmente não é fácil criar um novo hábito, entretanto vale muito a pena, ainda mais quando se trata da Palavra de Deus.

Pratique o Devocional

O devocional é aquele momento só seu para ler e orar. É de fato uma prática muito boa, porém praticada por poucos. Geralmente nesses momentos se faz uma leitura de uma porção das Escrituras, uma oração e logo depois se canta um hino. Na verdade a ordem não importa tanto, e sim o momento para esse fim.

Isso é uma ótima forma de ter um contato diário com a Palavra, e consumir mais das Escrituras. Então aproveite para ler mais da Bíblia Sagrada no devocional diário.

Uma dica importante é que você procure fazer o devocional em um momento que ninguém possa te atrapalhar. Muitas pessoas gostam de subir o monte por que lá é mais tranquilo para estar só sem ninguém incomodar.

Certamente você dever saber o melhor horário e local para você faze o devocional, e assim orar e ler mais a Palavra. Contudo muitas pessoas dizem que não é tão fácil fazer isso, pois de fato é preciso um esforço para criar uma novo hábito.

Portanto você pode começar hoje mesmo, a separar um horário e se não puder fazer todos os dias, pode começar escolhendo dias específicos para isso.

O mais importante porém é começar e ser constante, procurar fazer disso um compromisso. Com toda a certeza isso fará muito bem, pois de fato precisamos de um tempo só para nós, afim de orar e meditar na Palavra.

Crie um Plano de Leitura da Bíblia

Existem planos de leitura da bíblia para um ano, e se você se comprometer com toda a certeza conseguirá ler toda a bíblia dentro de um ano.

Existem diversos planos de leitura bíblia para um ano disponível na internet. Existe em formato PDF, EXEL e até imagens.

Faça uma pesquisa e veja o que é melhor para você. Então após encontrar um plano de leitura, é bom que se comprometa com o mesmo. Mantenha o foco, e certamente conseguirá ler toda a Bíblia em um ano.
Então é preciso comprometimento, dessa forma você irá conseguir.

A Medida que Aprender Ensine a Outros

A medida que você aprender mais das Escrituras, seja voluntário para ensinar a outros, isso é muito importante. O tempo vai passando e sempre existirão novas pessoas precisando aprender. Entretanto seja humilde, por que muitos aprendem e depois acham que sabem tudo, e não precisam mais aprender.

Na verdade todos nós vamos viver aprendendo, dia após dia, portanto nunca deixe de aprender. Por mais que saibamos, é sempre bom estar aprendendo sempre, por que nunca saberemos de tudo.

As oportunidades para ensinar sempre surgirão, muitos vão querer tirar dúvidas fazendo perguntas acerca de diversos assuntos. Não teremos respostas para tudo, mas todas as oportunidades que tivermos para ajudar outras pessoas ensinando a palavra, tais oportunidades devem ser aproveitadas.

Antigo e Novo Testamento

O exemplar bíblico que temos hoje tem 66 livros, sendo que no Antigo Testamento contém 39 livros e novo testamento contém 27 livros.

Na Bíblia católica existem outros sete livros que são conhecidos como livros apócrifos, pois segundo estudiosos não foram considerados inspirados pelo Espírito Santo.

Veja abaixo os livros do Antigo Testamento

Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio
Josué
Juízes
Rute
1 Samuel
2 Samuel
1 Reis
2 Reis
1 Crônicas
2 Crônicas
Esdras
Neemias
Ester

Salmos
Provérbios
Eclesiastes
Cânticos
Isaías
Jeremias
Lamentações
Ezequiel
Daniel
Oséias
Joel
Amós
Obadias
Jonas
Miquéias
Naum
Habacuque
Sofonias
Ageu
Zacarias
Malaquias


Veja abaixo os livros do Novo Testamento


Mateus
Marcos
Lucas
João
Atos
Romanos
1 Coríntios
2 Coríntios
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
1 Tessalonicenses
2 Tessalonicenses
1 Timóteo
2 Timóteo
Tito
Filemom
Hebreus
Tiago
1 Pedro
2 Pedro
1 João
2 João
3 João
Judas
Apocalipse

Alguns irmãos consideram que Mateus, Marcos, Lucas e João, só passam a ser Antigo Testamento após a morte de Cristo. Contudo a maioria apenas divide dessa forma como esta na lista acima, tendo os livros do começo ao fim como Novo Testamento.

Crie ou Faça Parte de Grupos no Whatsapp Para Falar da Bíblia

Aconselhamento WhatsApp - Bíblia

É muito bom ter pessoas em volta com interesses em comum. Então ainda que nem todos concordem entre si, acerca de vários assuntos bíblicos, é sempre muito legal entende o que outro pensa.

Existem muitos grupos no Whatsapp que não vale apena fazer parte para falar sobre a bíblia, mas existem outros que são ótimos. Então sempre que for fazer parte de um pense na seguinte questão:
Os irmãos no grupo querem impor ou expor o que pensa?

Impor é quando alguém no grupo quer fazer o outro a todo custo aceitar o que ele pensa, sem discordar.

Expor é quando alguém no grupo, apenas expõe o que pensa, e fica de boa quando o outro discordar, pois discordar é direito de cada um. Portanto isso sim é saudável.

Então faça parte de grupos onde todos conversam de forma sadia, isso é muito bom. Então quando um tema é sugerido, muitos vão pensar de maneira igual, outros de forma diferente, e mesmo assim vai ficar tudo bem entre todos no grupo.

É Importante Fazer um Curso de Teologia Para Aprender a Bíblia?

Sim! É importante. Ou você pode fazer um curso, ou pode estudar por conta própria, a diferença é que fazendo um curso você vai economizar muito tempo. Entretanto um curso de Teologia deve ser imparcial, onde somente a Bíblia é o foco, e não preferências de grupo a ou b.

Recomendo que você faça este curso:

Curso de Teologia

Terminamos aqui dizendo o quão importante é servos de Cristo se dedicarem um pouco mais as Escrituras. Então que isso venha fazer parte da vida diária de todos os irmãos!

Compartilhe este artigo com seus amigos e irmãos e os incentive as ler a Bíblia.


Compartilhar...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.