O que é a casa de Deus?

O que é a casa de Deus? É o templo (apelido que dão ao local de reunião)?

Escrevi um artigo neste site falando sobre o fato de que a igreja não é o templo, ainda que alguns defendam que existe a igreja pessoas, e a igreja templo, o que é um equívoco.

Agora se a igreja são as pessoas, que podem se reunir em qualquer lugar seja em um templo, seja fora dele, então o que é a casa de Deus?

Leia → A igreja do Senhor Jesus não é o templo


Não é o templo

Muitos poderiam pensar que a igreja sim são as pessoas, mas que a casa de Deus é o templo, existe fundamento bíblico nisso? Vamos lá!

Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:3-6

No versículo  6 notamos que esta bem claro, que a casa somos nós, ou seja, Cristo habitando sobre todos os que nele creem, e isso tem total respaldo bíblico.

Existem muitas passagens bíblicas no Antigo Testamento, que as pessoas usam para defender o fato de que o templo é a casa de Deus.

Entretanto não estou combatendo tais passagens, porém a maioria das pessoas não sabem fazer separação do contexto do Antigo Testamento e Novo Testamento e fazem muita confusão.

O que é a casa de Deus?

Deus habita em seus filhos, Deus fez de nós templo do seu Espírito Santo, somos casa de Deus!

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:16

No verso acima podemos entender também que individualmente somos templo de Deus e coletivamente junto com todos os irmãos em Cristo somos a casa do Senhor.

Mesmo as Escrituras deixando claro que a casa de Deus não se refere a um espaço físico ou construção, ainda assim muitos insistem nesse erro.

Mas qual o problema de chamar o local de reunião de casa de Deus? O problema ai é que as pessoas começam a mistificar aquele espaço.

Um exemplo disso é a separação que fazem nesse local, como por exemplo, o local onde os obreiros ficam, que é uma parte mais alta que chamam de altar.

Entretanto aquilo ali não é o altar de Deus, não passa de uma parte mais elevada da construção. Se existe um altar de Deus esse altar é a Igreja do Senhor, formada por pessoas e não por materiais inanimados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.