Mãe é Tudo de Bom

Mãe é tudo de bom, por que quando mãe é mãe, ela faz toda a diferença. Ao final do artigo leia lindas mensagens para o dia das mães.

A definição básica de mãe é:

mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos.

Mas com o passar do tempo podemos perceber que ela é muito mais do que isso.

Mãe não é apenas trazer uma ser humano ao mundo e criar o mesmo de qualquer jeito. Por que quando se fala de criação isso pode envolver muitos aspectos.

Existem mães que “criam” os filhos de qualquer jeito, e existem aquelas que criam de verdade, preparando os filhos para o mundo, para as dificuldades que um dia os filhos enfrentarão.

Mãe é tudo de bom, por que mesmo sendo uma pessoa imperfeita, mesmo sendo cheia de limitações como qualquer outro ser humano, ainda assim ela faria coisas pelos seus filhos que ninguém jamais faria.

Como qualquer outra pessoa neste mundo, ela enfrenta dificuldades, sente dores, sofre perdas, mas nunca deixa de ser mãe.

Quantas mães estão hoje deixando de comer, deixando de alimentar a própria carne para alimentar seus filhos.

Mães em diversas partes do mundo que enfrentam perigos, colocam a própria vida em risco para proteger aqueles à quem ela deu a luz.

Existem muitas mulheres que são mães apenas no sentido biológico, pois geraram um outro ser humano semelhante. Mas na essência não são mães de verdade.

Mas quanto a essas não julgamos, pois cada uma delas tem uma vida, tem uma história, talvez não foram preparadas nem ensinadas para ser mães.

Além disso muitas talvez passaram por tanto sofrimento e humilhações em diversas áreas da vida que seus corações ficaram como pedra.

Orar Por Todas as Mães

Mas geralmente quem não ama seus próprios filhos, não ama mais ninguém. Portanto não devemos julgar pois somente Deus verdadeiramente conhece o coração de cada ser humano.

Entretanto alguém pode dizer que nada justifica o fato de uma mulher que tem filhos, não agir como mãe de verdade, mas melhor do que tentar entender, o melhor a se fazer é orar.

Então que Deus abra os olhos e cure a todos os corações feridos, coberto por trevas, para que o instinto de mãe verdadeira volte à tona.

Que o Espírito Santo fale ao coração dessas mulheres que antes de abandonar seus filhos abandonaram a si mesmas.

Que haja cura, restauração, e que o coração gelado volte a ser aquecido, em nome de Jesus. Amém.

Mães Que Não São Valorizadas

É como muita tristeza que vemos hoje muitas mães, me refiro as mães que de verdade, que fazem o seu papel, mas ainda assim não são valorizadas.

Vivemos em um mundo hostil, rebelado contra Deus, onde os princípios de Deus que fazem bem as pessoas estão sendo deixados de lado.

Portanto vemos muitos filhos rebeldes, que não entendem nada da vida, mas acham que entendem, e por isso passam por cima de tudo o que suas mães dizem.

São filhos cegos, que não tem personalidade própria, não aceitam ser cobrados, e consideram as mães como sendo chatas, simplesmente por que querem fazer o que bem entender.

Mães que deram a vida por esses filhos, já derramaram muitas lágrimas, já oraram intensamente por eles, mas hoje são totalmente descartadas.

Além disso, como falamos acima, muitas vezes são mães que deixaram de comer, deixaram de se vestir melhor, deixaram de viver para que pudessem ver seus filhos bem.

Mas infelizmente hoje são desprezadas, suas palavras são ignoradas, mas o Criador que vê todas as coisas esta vendo tudo, e certamente vai requerer isso.

Então oramos também para que esses filhos acordem, saiam da cegueira, e comecem a entende o valor de uma mãe. Filhos que agem dessa forma como descrito acima, não sabem o que é o valor de uma mãe.

Mas que em nome de Jesus acordem a tempo, pois nunca é tarde, para mudar, e abraçar, honrar e respeitar aquela que os gerou.

Não Deixe a Leia de Tua Mãe

Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.
Provérbios 6:20

Aqui esta uma exortação no livro de Provérbios. Os filhos devem acatar os ensinamentos de sua mãe. Mãe ensina os filhos princípios a fim de que os mesmos estejam protegidos.

Muitos filhos entendem os ensinamentos de suas mães como cobranças chatas em sem sentido, mas na verdade a mãe só quer ver o bem deles. Quando uma mãe ensina seus filhos é para que elas venham crescer e ter sucesso na vida.

Nenhuma mãe quer ver seus filhos cometendo os mesmos erros, pois um dia essa mãe já errou, sofreu por seus erros, e agora não quer ver seus filhos sofrer também.

Como Deve Ser Guardado os Ensinamentos de Uma Mãe

Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Provérbios 1:8

Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço.
Quando você andar, eles o guiarão; e quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você.
Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida,
Provérbios 6:21-23

Então perceba como é aconselhado a maneira os filhos devem guardar os ensinamentos de suas mães, ou seja, guardar com todo o coração.

Portanto os ensinamentos de uma mãe deve ser guardado como uma joia de valor inestimável. Além disso perceba as consequências benéficas que tais ensinamentos trazem.

Portanto veja que tais ensinamentos:

  • Guiam no caminho de dia e de noite
  • Protegem
  • É comparado à lâmpada e luz
  • Conduz à vida

O Filho que Entristece a Mãe

Provérbios de Salomão: O filho sábio dá alegria ao pai; o filho tolo dá tristeza à mãe.
Provérbios 10:1 (NVI)

Provérbios de Salomão. O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe.
Provérbios 10:1

Perceba portanto que de acordo com as diferentes versões acima, o filho louco ou tolo dá tristeza à sua mãe. Certamente o filho tolo ou louco é aquele que não ouve a sua mãe. Portanto se mete em confusão, coloca muitas vezes a própria vida em risco, e mesmo sendo alertado pela sua mãe, simplesmente ignora.

São filhos rebeldes que chegam até mesmo a agredirem verbalmente e fisicamente suas próprias mães. Portanto esses estão em grande risco, e geralmente terão que pagar para ver as consequências de suas próprias tolices.

Além disso muitos chegam ao ponto de perderem a própria vida, por não obedecerem aquela que os gerou.

O filho sábio alegra seu pai, mas o homem insensato despreza a sua mãe.
Provérbios 15:20

A Mãe Jamais Deve Ser Amaldiçoada

Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão.
Provérbios 20:20

Alguns comentaristas dizem que estes são aqueles que difamam suas mães, falam mal delas. Portanto os filhos que agem assim sua lâmpada ou luz desaparecerá, e não terão posteridade, mas a memória será apagada.

Além disso não serão felizes e morrerão sem filhos. Certamente isso pode ser revertido uma vez que haja arrependimento diante de Deus com um coração quebrantado e contrito.

A Mãe Não Deve Ser Esquecida Quando Estiver Velha

Quantos filhos abandonam suas mães na velhice, colocam em asilos, não tem paciência. Além disso algumas são totalmente esquecidas, pois muitos filhos por causa da ganância relacionamentos, dentre outros motivos permitem que suas mães caiam no esquecimento.

Certamente isso não condiz com um filho que tem o conhecimento de Deus, pois se o tivesse não agiria de tal forma. A mãe pode até envelhecer, mas continua sendo mãe.

Os anos consumiram sua força e vigor, mas ainda assim é um ser humano que cuidou a vida toda, mas que agora precisa de cuidados. Portanto Deus não vê com bons olhos os filhos que agem dessa forma.

Então os filhos devem ter todo o cuidado, provisão necessário e tudo o que for de melhor dentro de suas possibilidades devem ser dispensados para suas mães.

Não importando portanto a condição física ou mental que se encontra sua progenitora, pois a mesma, não importa as circunstâncias precisam de todo o cuidado necessário. Ame sua mãe em todo tempo, e nunca à despreze em tempo algum.

O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra.
Provérbios 19:26

Aquele que Rouba Sua Própria Mãe

Quem rouba seu pai ou sua mãe e diz: “Não é errado” é amigo de quem destrói.
Provérbios 28:24

Comentário de Adam Clarke

Quem assalta o pai – A propriedade do pai é tanto sua, em referência à criança, quanto a do mero mais forte. Quem rouba seus pais é pior que um assaltante comum; ao ato de desonestidade e rapina, acrescenta ingratidão, crueldade e desobediência. Essa pessoa é a compatriota de um destruidor; ele pode ser considerado como um assassino.

Fonte:
Versículos Comentados

O Respeito a Mãe Deve Vir de Infância

A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.
Provérbios 29:15

Aqui se refere a criança abandonada a própria sorte. São mães que mimam a criança, e cedem a tudo o que elas querem. Portanto no final das contas isso recairá sobre a própria mãe como se fosse um castigo.

Então não deve ser permitido a criança seguir a sua própria vontade, fazer o que quer, sem nenhuma restrição ou correção. Certamente a mãe que agir assim será envergonhada futuramente.

Da mesma forma que a mãe é extremamente dócil e carinhosa com os filhos, todavia deve disciplinar a criança sempre que necessário. Mas a fraqueza da mãe em disciplinar vai estragar a criança, fazendo com que a mesma sofra no futuro.

É uma espécie de abandono mimar os filhos de tal modo que os deixem fazer o que bem entender. Isso resultará em sofrimento para o próprio filho e vergonha para a própria mãe.

Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma.
Provérbios 29:17 (RC)

Corrija o seu filho, e você terá descanso; ele será um prazer para a sua alma.
Provérbios 29:17

Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.
Provérbios 19:18

Então mãe, para o seu próprio bem e de seus filhos, entenda, disciplinar é amar.

Perceba até aqui o quanto a Palavra de Deus dá uma extrema importância para a vida das mães.

Mãe é tudo de bom

E tem algo ainda de extrema importância, pois se um filho honra a sua mãe, Deus o abençoe grandemente. Além disso na Bíblia o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa esta relacionado a mãe.

Honre Sua Mãe e Seja Abençoado

Então veja que abaixo desde o Antigo Testamento é falado a respeito desse mandamento de extrema importância. Além disso o apostolo Paulo quando escreveu uma carta para os irmãos que estavam em Éfeso, relembrou este mandamento.

Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 5:16

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2,3

Jesus também na conversa como o jovem rico traz a memória esse tão importante mandamento, pois quem o pratica será feliz e abençoado.

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 19:19

Portanto guarde isso no fundo do seu coração, jamais se esqueça desse mandamento, e que Deus te faça prosperar em tudo e de todas as formas.

Mãe é Tudo de Bom e Merece o Melhor

Sim, ela merece o melhor, dê valor a sua mãe enquanto é tempo. Dê a ela o carinho que ela precisa, a atenção que ela precisa. Além disso lembre-se sempre, que sua mãe não é perfeita, mas se você chegou até aqui é por que ela cuidou de você.

Depois não vá para o túmulo com lágrimas de crocodilo por não ter feito nada por sua mãe enquanto ela estava viva. Não deixe para amanhã, faça por ela hoje, o tempo passa muito rápido. Ademais quando o amanhã chegar para você o mesmo se tornará hoje.

Muitas mães podem não ter tido sabedoria para lhe ensinar muitas coisas. Talvez sua mãe não é convertida por exemplo, e para ela apenas alimentar você e te vestir era o melhor que ela poderia fazer.

Então evite culpar sua mãe de tudo, e apenas faça a sua parte como filho, da melhor forma que você puder.

Se você tem muitos recursos financeiros, procure ter mais tempo livre com sua mãe, leve ela para passear, tenham os melhores momentos juntos, o quanto você puder ter.

Certamente que nem tudo envolve questões materiais, pois nesse caso a sua presença e atenção será o mais importante.

Saiba que você pode até ser uma pessoa pobre, mas isso não impede que você dê o melhor para a sua mãe. Apenas se dê mais ela, do que qualquer outra coisa.

Certamente uma mãe que se preza não quer o que os filhos possuem, mas sim o que eles são, a sua atenção, o seu cuidado.

Mas também procure prover o quanto você puder aquilo que fugir das forças dela.

O Que Dizer Para Ela?

Quando as palavras vem do coração elas ganham mais força. Então não tenha receio de dizer o que você sente por ela. Diga o quanto você a ama e o quanto ela é importante para você.

Expresse o quanto a presença dela faz diferença na sua vida, ou se for o caso na vida de seus filhos.

Além disso você pode estar sempre conversando com ela, trazendo bons momentos a lembrança, reconhecendo o quanto ela fez por você até aqui.

Diga o quanto você é grato(a) a Deus pela vida dela. E também não somente o que ela fez, mas o que ela ensinou a você e que te marcou, pode ser trazido a memória.

Não precisa escolher palavras bonitas, para tentar impressionar, apenas fale de todo o seu coração e alma, o quanto ela é e representa na sua vida. Fale com o seu coração cheio de amor.

Expresse para ela, que a pessoa que você é hoje é o resultado do sacrifício dela pela sua vida.

O Que Fazer Por Ela?

Simplesmente faça o melhor que puder. Portanto tudo o que você fizer pela sua mãe que seja de coração. Que suas ações venham de um coração grato a Deus pela vida dela.

As nossas ações geralmente provem do que esta em nossa mente e coração. Então sempre mantenha o seu coração agradecido e alegre por tudo o que sua mãe já fez por você até aqui.

Dessa forma você será cada vez mais motivado a fazer sempre o melhor pela sua mãe, pois fará com amor, e o amor é o segredo. Tudo o que você fizer, faça com amor e por amor.

Dicas de Presentes Para o Dia Das Mães

Certamente se você conhecer os gostos da sua mãe será muito mas fácil dar a ela um presente. Mas também entendemos que por diversas questões nem sempre os filhos são tão próximos de suas mães.

Mas vamos dar aqui algumas dicas para ajudar:

Evite dar coisas relacionadas a cozinha, que é de uso para todos, mas sim algo que realmente seja apenas para ela, é apenas uma opinião.

Além disso é bom lembrar que dia das mães é todo dia, então não espere chegar o dia das mães para presentear ela.

  • 1. Suculentas são delicadas e fáceis de encontrar
  • 2. Cremes e sabonetes para deixar sua mãe perfumada
  • 3. Almofadas deixarão a casa ainda mais linda
  • 4. Doces para as chocólatras de plantão
  • 5. Livros agradam públicos diferentes

Para mais 30 ideias veja aqui.

Espero que essas dicas ajude você a dar um presente que agrade a sua mãe. Mas também existem aquelas mães que gostam de comprar o que elas querem. Então nesse caso você pode dar uma quantia em dinheiro para ela e deixar ela comprar o que quiser.

Mensagem Para as Mães

Mãe você é minha rainha, é tudo para mim é meu maior presente.

O Melhor presente que Deus me deu até hoje, é simplesmente você MÃE!

Eu nunca vou conseguir retribuir tudo o que a senhora já fez por mim. Só posso dizer para a senhora que eu te amo

Olhando para você mãe eu vejo que nem todos os heróis tem capas, nem todos as rainhas tem coroa e nem todos os anjos tem asas. A senhora esta além de tudo isso. Te amo.

De uma coisa eu tenho convicção. Deus escolheu a melhor pessoa desse mundo para ser minha mãe.

Se existe um amor que não tem como medir e nem se repetir é o amor de mãe.

A mãe é o ser vivo mais forte que Deus criou até os dias de hoje. O seu amor vai além das forças da natureza.

Muitos podem ir embora, no abandonar, nos esquecer, mas no final das contas a mãe sempre estará ali, ao nosso lado.

Mãe ama, cuida, ajuda, aconselha. Mãe é e faz.

Tudo o que eu faço é para te ver feliz e abençoado. Tudo o que eu faço é para te ver crescer e prosperar em tudo.

Assinado: MÃE

Oração Pelas Mães

Pai querido… entrego a vida de todas as mães em tuas mãos. Portanto eu creio que pelo ser especial que é uma mãe o Senhor ouvirá a minha oração conforme a tua vontade.

Ajuda a todas as mães neste momento. Conceda a elas forças e saúde. Além disso conceda graça a todas as mães que estão sofrendo nesse momento.

Pai celestial, cobre todas as mães com teu amor, bondade e misericórdia e não deixe faltar nada a elas. Abre as portas que essa mãe precisa, abençoe essa mãe com todas as sortes de bençãos.

Que as tuas mãos Senhor, estejam estendidas e os teus olhos atentos a vida de cada mamãe nesse momento.

Conceda a elas tudo o que elas precisam, em todas as áreas, de todas as formas e de todas as maneiras, e que cada mãe seja coberta de amor, alegria e felicidade. Em nome de Jesus. Amém.

Compartilhar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.