Contribua com nosso projeto.
PIX:
contato@conselheirocristao.com.br
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Apologética Conselheiro Cristao

Igreja Não é Templo: Deus Não Habita em Templos Feitos Por Homens

Não esqueça de manter o seu corpo hidratado, beba água!

Igreja não é templo e acredito que todos já sabem disso, mas será que todos aceitam essa verdade? Vamos entender de forma simples sobre isso, pois a intenção aqui não é brigar ou coisa do tipo, mas apenas esclarecer.

Aqui sempre defendemos de acordo com as Escrituras que a igreja é formada de pessoas. Jesus formou a igreja que é o seu corpo, onde Ele mesmo é o cabeça.

Faça exercícios

E esse corpo é formado por todos aqueles que creem Nele como Senhor e Salvador sem distinção. Contudo os homens no decorrer do tempo complicou ainda mais causando divisões.

Certamente que as divisões sempre existiram, mas nunca foram aceitas pelos servos de Cristo.

Existe um texto no livro de Atos que é muito usado para tomar como base que Deus não habita em templos inanimados.

Mantenha ou desenvolva o hábito da leitura

Você pode encontrar esse texto no livro de Atos no capítulo 17.

Mas a questão é… Diante desse fato os cristãos não podem se reunir em um local? Ou construir um local onde possam se reunir com outros irmãos?

Na verdade não existe nada de errado em construir um galpão ou algo semelhante para que os irmãos possam se reunir.

Entretanto o erro nessa questão é quando chamam tal lugar de igreja ou de casa de Deus.

Além disso muitos começam a canonizar o espaço como se o mesmo fosse algo sagrado e sobrenatural.

Mas a verdade é que não passa de um local onde as pessoas podem se reunir a fim de partilharem da mesma fé no Senhor.

Não existe templos de igreja, pois a igreja é independente disso, mas a igreja que são pessoas podem ser reunir em um local denominado templo ou não.

Isso nós podemos confirmar nas Escrituras, pois a em Atos por exemplo vemos a igreja se reunindo em ambos os locais.

A Igreja Reunida Em Qualquer lugar

Então se você ler o livro de Atos vai perceber que a igreja se reunia naquele templo que Jesus chamou de casa de meu Pai.

Mas também vai perceber que existem diversas passagens onde relata a igreja reunida na casa do irmão Aqui e Priscila por exemplo.

Portanto a igreja realmente não precisa construir nenhum local para se reunir, e nem obrigatoriamente frequentar um local chamado de templo.

Contudo os irmãos podem sim combinar, construir e ter um local para se reunir, nem uma e nem outra coisa esta errada.

Se em uma determinada casa não comporta mais o número de irmãos, os mesmos podem providenciar um local maior para se reunir.

Lembrando que o templo que Jesus chamou de casa de meu pai, não existe mais hoje, o mesmo foi destruído em 70 depois de Cristo.

Mas é bom frisar também que aquele templo nada tinha haver com a igreja, pois o templo caiu, mas igreja permanece até hoje.

Dessa forma podemos perceber que são coisas simples de entender, mas muitos tem dificuldade de desassociar uma coisa da outra.

Deus Habita no Templo da Minha Igreja e Não no Templo da Sua

Hoje muitos tem a pretensão de afirmar isso, mas a igreja não tem templo e nem precisa disso. A igreja do Senhor Jesus é orgânica e pode se reunir até no ar livre.

Existe uma guerra danada hoje, onde muitos grupos querem ser melhor do que os outros. Um grupo é considerado ou chamado de seita, mas o oposto muitas vezes também é uma seita.

O local em si não fazer a menor diferença, pois Jesus na verdade habita é no seu corpo que é a Igreja.

Sabemos que hoje existem muitos absurdos em muitos grupos, onde o foco é apenas o dinheiro.

A fé das pessoas infelizmente é vista como um excelente negócio para muitos, a fé baseada na ignorância.

Pelo fato da grande massa não conhecer a Palavra de Deus, muitos caem no engano de líderes enganadores.

A Contradição e Contexto Sobre o Assunto


Postagens relacionadas


Agora vejam meus caros irmãos, que chega até ser engraçado e contraditório a afirmação de muitas pessoas.

Alega-se que que o que Paulo estava dizendo em Atos era uma diferença de uma religião baseada em ídolos pagãos e outra baseada no Deus Verdadeiro.

Até ai tudo bem, de fato o apostolo estava mostrando para os Atenienses que os mesmos estavam adorando a deuses que não verdade não são deuses.

Portanto ele pega o gancho ao ver um altar onde estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Então a partir disso ele prega o evangelho.

Mas é preciso entender meus irmãos que não existe um templo de pedra para o Deus verdadeiro e templos de pedras para deuses falsos.

O Criador dos céus e da Terra não esta confinado a nenhum templo levantado pelos homens.
Ademais a adoração ao Deus vivo não inclui rituais humanos e muito menos templos, pois Ele é Espírito.

Certamente que você deve se lembrar da conversa que Jesus teve com a mulher samaritana e deixou isso bem claro:

A Declaração de Jesus Sobre Adoração

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.

João 4:21

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:23,24

Nessas Palavras de Jesus esta o contexto do que estamos falando.

Perceba então nas declarações de Jesus que ele quebra um protocolo no que se refere a obrigatoriedade de um local.

Deus é Espírito disse Jesus e Ele procura adoradores que são verdadeiros e os tais assim como Deus não estão confinados a um local.

Até mesmo porque estar presente em um local chamado de templo, não significa ser um verdadeiro adorador.

Mas o que ocorre é que hoje as pessoas fazem muitas declarações fora do contexto.

Segundo Jesus Igreja Não é Templo

Dessa forma podemos também percebe que segundo o Senhor Jesus igreja não é templo, em nenhum momento Ele faz referência a isso.

Você pode percorrer os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João e vai confirmar o que esta sendo dito aqui.

Até então nunca vi o Mestre fazendo associação de igreja como sendo o templo, você já viu isso em algum lugar?

Cristo iniciou seu ministério de ensinamento e pregação além de realizar vários milagres. Mas em seus ensinamentos não vemos o Messias associando uma coisa a outra.

Além disso ao escolher os 12 apóstolos também não ordenou aos mesmos que construíssem templos, mas apenas que ensinassem e pregassem o evangelho.

Por isso a missão do Filho de Deus foi dar a vida pelas pessoas a fim de que as mesmas fossem reconciliadas com Deus.

Dessa forma todos os que creem em Jesus passam a ser membros do corpo de Cristo, e só Ele como cabeça pode fazer isso.

O máximo que os demais irmãos podem fazer é testemunhar tal acontecimento e ajudar os que estão chegando agora.

Além disso todos os que tem a Cristo tem o Espírito Santo, sendo dessa forma morada do Eterno.

Somos a Morada de Deus | O Templo Que Deus Habita

Igreja Não é Templo: Deus Não Habita em Templos Feitos Por Homens
Artigo no site conselheirocristao.com.br

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Efésios 2:20-22

Na passagem acima na carta que Paulo escreveu aos efésios, vemos portanto que somos edificados para morada de Deus.

Para melhor compreensão o apostolo faz uma comparação com um edifício o qual precisa da pedra de esquina ou pedra angular.

O que é Pedra de Esquina?

A pedra angular era apedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes.
Fonte: Significados

Jesus é a pedra principal, a igreja esta fundada nEle e dentro desse contexto somos edificados como um edifício espiritual para morada de Deus. Percebem como é simples compreender?

Portanto atentando mas uma vez para a questão vemos que a igreja não é templo de pedra. Dessa forma entendemos também que Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, mas habita no templo que Ele mesmo construiu.

Então devemos nos alegrar por tão grande amor e privilégio que temos para como Deus por intermédio do seu Filho amado.

Igreja Não é Templo? Mas Deus Não se Faz Presente Onde a Igreja Dele Esta?

Certamente, se a igreja se reúne em uma praia ali Deus está, mas a praia não se torna templo por causa disso.

Mas se a igreja pode se reunir também em um monte, mas o monte não se torna templo ou igreja, pelo fato dos irmãos estarem ali.

Assim também quando um grupo de irmãos constroem um edifício e ali os irmãos se reúnem, obviamente, assim como no monte ou em uma praia Deus vai se manifestar.

Entretanto Deus não habita na praia, nem no monte, Deus habita na igreja, a qual pode estar em qualquer lugar. Simples assim.

Assista esse vídeo

Vejamos um exemplo bem simples:
Você tem uma casa, mas em um determinado dia vai em um restaurante com sua família.
Perceba que você se fez presente no restaurante, mas você não habita ali, a sua habitação é a sua casa.

De igual modo Deus pode se fazer presente em qualquer lugar, mas a habitação dele somos nós.

Então esse é o único templo que Deus habita, a igreja.

Além disso muitos podem até chamar de templo o local onde a igreja esta reunida, mas aquele não é o templo de Deus, pois o templo de Deus é a igreja (igreja=pessoas).

Dessa forma entendemos que a igreja não obrigatoriamente precisa construir um edifício e chamar isso de templo de Deus. Mas a igreja pode escolher ou decidir fazer isso para se reunir com um número maior de irmãos.

Deixe o seu comentário, será um prazer ouvir você.

Obs.: Muitos que não aceitam essa verdade, começam a falar coisas que não falamos.
Portanto deixamos claro que nada temos contra o fato de congregar, pois apesar de não ser um fator soteriológico se reunir com os irmãos é importante para edificação mutua.

Não Existe Cristão Sem Igreja? Qual o Sentido Disso?

Muitos se utilizam dessa afirmação para defender a ideia errônea de que se você não fizer parte de uma instituição religiosa você não faz parte da igreja.

Contudo isso é um grande equívoco, pois no momento que você crê em Jesus de todo o seu coração você já faz parte desse Corpo. O Messias é o cabeça desse corpo, homem nenhum nunca foi e nunca será.

E lembrando que a igreja não foi fundada sobre Pedro e sim sobre Jesus a Pedra Principal.


Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    4 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress