Como o Novo Convertido Deve Agir?

Como o Novo Convertido Deve Agir? Essa é uma pergunta que se respondida pode ajudar a muitos irmãos que estão iniciando na fé.

Sabemos que o novo convertido é aquele que a pouco tempo recebeu a Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Muitos desses irmãos e irmãs, enfrentam dificuldades no início. Certamente que uns enfrentam dificuldades extremas outros nem tanto.

Mas a realidade é que suguem muitas dúvidas, além disso existem aqueles que duvidam da conversão desse novo irmão, além de outros serem até perseguidos de diversas formas por causa da fé em Cristo.

Dados esses fatos acima e muitos outros, podemos dizer que o novo convertido deve confiar em Deus acima de tudo, evitando todo tipo de ansiedade.

Muitas Dúvidas é Normal, Fique em Paz

No início o novo convertido enfrenta muitas dúvidas, o que é perfeitamente normal. Mas evite a ansiedade, fique em paz, por que no decorrer do tempo você vai aprendendo muita coisa gradativamente.

Saiba que a sua família em Cristo é gigantesca, e você poderá aprender com muitas pessoas. Há muito tempo atrás não tínhamos acesso a informação como temos hoje. Com apenas um clique você encontra muita informação na internet,

É preciso portanto tomar cuidado, procurando filtrar da melhor forma as informações. Então como o novo convertido deve agir em meio as dúvidas? Com calma, pergunte sempre, e muitos irmãos vão esclarecer você.

Como Deve Agir o Novo Convertido em Meio a Zombaria

Muitos irmãos quando dizem que agora estão sendo a Cristo se tornam alvos de escárnio, as pessoas zoam. Muitos desses irmãos são desacreditados.

É fato que uma vida fora de Cristo pode envolver muitas coisas, como mentiras, excessos e muitos outros erros.

Então quando alguém diz que agora esta seguindo a Jesus, muitos não acreditam por conhecer a forma como aquela pessoa vivia.

Por exemplo, se um irmão bebia demais, viva nos bares e agora esta seguindo a Jesus, muitos não vão acreditar.

Muitos dirão:

“É questão de pouco tempo, para estar bebendo com a gente de novo, fogo de palha”.

Muitos irmãos passam por isso, principalmente no início. Mas ao invés de ficar triste e desanimado, o novo convertido pode fazer disso um motivo para ir mais além.

Todas as “pedras” que jogarem em você pegue cada uma delas, e “construa degraus” e vá subindo cada vez mais.

Como Deve Agir o Novo Convertido Quando a Família Não Aceita a Conversão

Existem muitas situações onde a família não aceita quando alguém se converte a Cristo. Talvez essa não seja uma situação muito comum aqui no Brasil.

Mas infelizmente isso acontece. Então é bom levar em consideração algumas coisas, como por exemplo:

Idade – Se você for uma pessoa de menor idade, você deve obedecer a seus pais, então se eles falarem para você não ir a uma reunião com os irmãos, obedeça.

Fale com seus irmãos o por que não esta indo na reunião, os irmãos que são maduros irão entender e irão orar para que Deus trabalhe no coração de seus pais.

Casado (a) – Se o seu cônjuge não aceita a sua fé, procure te paciência. Talvez você não poderá ir com a frequência que gostaria, pois muitos irmãs por exemplo tem um marido ciumento e vice-versa.

Procure agir com sabedoria, as irmãs que tem as responsabilidades domésticas não deixe de fazer as coisas para ir a uma reunião.

Sejam pacientes e orem, hajam com sabedoria para que tudo dê certo. Você deixar de ir a uma reunião por que o seu cônjuge não quer não é pecado, se você agir com entendimento vai estar agradando a Deus.

Diante das Escrituras

Como deve agir o novo convertido - Como o Novo Convertido Deve Agir?

A leitura e o aprendizado no início da caminhada pode fazer uma diferença muito grande. No início é onde se forma a base, portanto é muito importante se apegar as Escrituras.

Jesus disse aos judeus que eles deviam examinar as Escrituras, pois elas testificavam dele.

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

Veja que não é apenas ler, e sim examinar, ou seja, estudar as Escrituras.
Diante das Escrituras o novo convertido deve agir com temor e reverência. A Palavra de Deus é o manual do Cristão, nela temos alimento para a nossa alma.

Jesus disse que não é somente de Pão que viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. ( Mateus 4:4 ).

O apostolo Paulo disse que toda a Escritura é divinamente inspirada ( Leia 2 Timóteo 3:16

Pedro aconselhou os novos irmãos a desejarem a Palavra de Deus como meninos novamente nascidos. ( 1 Pedro 2:2 ).

Portanto é muito importante que o novo convertido tenha apreço pelas Escrituras logo no início da sua caminhada cristã.

Leia aqui dicas importantes para você ler as Escrituras, ponha e prática, dessa forma você poderá ler mais e melhor a Palavra de Deus.

Como Deve Agir o Novo Convertido Diante da Sociedade

Vivemos em sociedade, e isso implica uma série de coisas. Somos observados o tempo todo ainda que muitas vezes não percebemos.

O apostolo Paulo deu algumas orientações para os os irmãos em Tessalônica que certamente serve para todo o cristão.

Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:11,12

Acima o apostolo Paulo simplesmente exorta os irmãos a viverem de forma honesta, isso certamente para testemunho diante da igreja e da sociedade.

Então mesmo que um cristão por exemplo não esteja trabalhando, talvez por desemprego, ou por qualquer outro motivo de força maior, é importante evitar gastar o tempo com coisas que não levam a nada.

Devemos aproveitar o pouco tempo que temos nessa Terra para viver uma vida de piedade diante de Deus e dos homens.

Procure administrar o seu tempo e se ocupe com aquilo que vai edificar a sua vida. Uma das melhores formas de se aproveitar o tempo é aprendendo, estudando, pois o conhecimento é um bem para a vida toda.

Pense nas palavras acima, e que Deus abençoe você no seu crescimento espiritual.

Inscreva-se em nosso perfil no Instagram

Compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.