A Caminhada Cristã Isolada é Saudável?

A Caminhada Cristã Isolada é Saudável? – Oferecido Pelo Canal De Thal Maneira

Comente sobre este vídeo, e compartilhe com todos os seus contatos e amigos!
Não se esqueça de se inscrever no canal De Thal Maneira e  de clicar no sino de notificação para ficar por dentro de todas as atualizações.

Estava pensando em algo muito interessante, as vezes não sabemos como dosar as coisas.

Sabemos que a comunhão é algo muito importante dentro das congregações, sejam congregações institucionalizadas, sejam congregações no lar, lugares públicos ou lugares que não prezam por uma bandeira. 

Mas é importante que a nossa caminhada cristã, que a nossa vida com Deus, que o nosso caminhar com Cristo, seja também em comunhão com nossos irmãos. 

Eu não diria que é impossível você viver uma vida cristã sadia sem a congregação ou sem estar em comunhão com outros irmãos, não posso dizer que é impossível.

A Bíblia não me permite dizer isso, mas eu digo que é muito mais difícil você trilhar um caminho sozinho.

A Caminhada Cristã Isolada é Saudável? A Comunhão.

Por que se nós estivermos em grupo nós somos mais fortes, assim como um corpo na junção de todos os seus membros ele tem muito mais força e muito mais consistência para concluir a sua caminhada. 

Em momentos de dificuldade um ajuda o outro, um aconselha o outro, um chama a atenção do outro, um ora pelo outro, um admoesta o outro, isso é muito bom e importante. 

Por isso eu costumo dizer que nós não devemos nos isolar. Mas então se entra naquele impasse: 

“Mas espera ai cara, dentro das instituições tem muitas coisas erradas”…tudo bem, mas fora também tem, é dentro das nossas casas as vezes que tem muitas coisas que devem ser corrigidas. 

Então qual é o meio termo disso? Qual é o controle disso? Devo ou não devo congregar? Devo ser um institucionalizado? Preciso viver uma vida cristã de uma maneira congregacional?

Cristo e a Igreja Sadia

O que eu posso dizer para você é o seguinte: 
O que deixa a igreja sadia é Cristo. Então se Cristo está na comunhão, se Cristo está na congregação é o lugar melhor a se ficar. 

É claro que se você não congrega em uma instituição, meu irmão você pode viver uma vida sadia tranquilamente com Deus, sem problema nenhum. 

Não há necessidade como foi dito em alguns dias atrás de um CNPJ, ou de um nome registrado em cartório para uma reunião ser realmente de Deus. 

Onde houver dois ou três e Cristo ser ali mencionado e Cristo ser glorificado, Ele está com você, esta com as pessoas que estão se unindo, e você sozinho também pode estar na presença de Cristo.

Isso não muda nada. Deus sendo onipresente, está em todos os lugares. Deus alcança todas as pessoas que tem um coração contrito e voltado para Ele.

Mas então entra também a necessidade de nós dosarmos, portanto o que eu tenho para dizer para você é o seguinte:
Não se isole, não tente viver uma vida de lobo solitário.

Eu não estou querendo dizer que você não vá conseguir viver uma vida cristã assim. O problema é que em muitos momentos você vai precisar ser admoestado, vai precisar ser aconselhado, você vai precisar aconselhar também. 

A Árvore e os Frutos

Uma hora você vai dizer, para que eu aprendi tanta coisa? Para que eu vivi tantas experiências? Para que eu conheci tantos lugares, pessoas e situações se eu não vou passar esse legado para ninguém? Se eu não vou passar esse conhecimento para ninguém?

Fica algo esquisito não é mesmo? Fica algo como uma árvore frutífera em um local que não tenha ninguém para consumir os frutos. 

Você já passou por aqueles terrenos baldios onde tem aquelas árvores bonitas, dando um monte de frutos? Os frutos ficam caindo e apodrecendo ao chão com apenas alguns animais que comem ali. 

Mas não se tem ali um desenvolvimento, uma finalidade para aquela quantidade de frutos. 

Então uma pessoa que vive uma vida cristã sozinha, acredito que se assemelha muito a essa árvore em um local onde as pessoas não tem muito acesso ao fruto. 

Mas volto a dizer, não vejo problema algum em você ter uma vida cristã saudável sem a necessidade de congregar.

Lembrando que congregar é um ajuntamento de cristãos, não é necessariamente fazer parte de uma instituição com CNPJ, com nome registrado em cartório nem nada disso. 

Equilíbrio é Importante

O que eu posso dizer é: 
É necessário que tenhamos equilíbrio, é necessário que você saiba que precisa de outras pessoas. 

A Palavra de Deus diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos.

Se nós amamos o nosso próximo, nós estamos próximos dessas pessoas, não somente fisicamente, mas tendo ali uma comunhão, uma relação, uma amizade, um amor, não é verdade?

Então é necessário sim que nós tenhamos algum tipo de contato com outros irmãos da mesma fé.

É importante sim, pois eu acredito que ninguém chega à um nível intelectual ou à um nível teológico, ou a um nível de consciência de si, que não possa aprender mais com alguém. 

Assim como ninguém não esta em um nível tão baixo, que não possa ensinar algo a alguém.

Portanto para que isso aconteça, para que tanto o aprendizado quanto o ensinamento aconteça, é preciso ter a comunhão, é preciso ter algum tipo de interação com outros irmãos. 

Então pense nisso, sempre que você estiver na dúvida. Devo congregar ou não devo? A situação é que nós vemos a igreja brasileira hoje, nós vemos que as instituições tem a suas falhas.

Mas as falhas não são do ajuntamento dos cristãos, mas a falha esta na ganância do ser humano. Portanto a congregação é sadia sim é bacana, mas vida sadia com Deus depende de Cristo e devemos ter comunhão com nossos irmãos. 

A caminhada cristã isolada é saudável? Pense nisso!

É isso ai vlw! 

Siga Thiago Alves no Instagram
De thal Maneira

Compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.