Como Ser um Pacificador

Como Ser um Pacificador? O que significa ser uma pessoa pacificadora? Será que, para ser da paz, você precisa fechar os olhos para as injustiças que lhe acontecem? “Deixar para lá”, a fim de não abalar uma suposta harmonia em suas relações? Será que Jesus deseja que você suporte tudo calado, que não reaja a abusos e desrespeitos de outras pessoas?

Se fosse assim, seria muito difícil ser uma pessoa pacificadora… Mas a Bíblia nos mostra um significado ainda mais complexo para esse conceito. E o melhor é que você não precisa fechar os olhos e nem ser conivente com as injustiças.

Lembra quando Jesus expulsou os vendilhões do templo (João 2:13-16 – veja a referência bíblica ao final do texto)? Ele foi pacificador! Mesmo que, naquele momento específico, tenha precisado provocar um certo tumulto com o objetivo de restaurar a ordem, Ele estava agindo pela paz.

Para ser pacificador, Ele precisou se levantar contra o que estava errado. E muitas vezes é isso que temos de fazer diante de uma injustiça, por exemplo. Em uma situação de abuso ou de desrespeito a paz já foi abalada, por isso é necessário corrigir o que aconteceu para que seja restaurada.

Ser uma pessoa pacificadora, então, exige muito mais do que se omitir, exige muito mais do que simplesmente se calar. Para ser da paz você precisa agir, precisa interferir nos acontecimentos. É necessário que você esteja atento e seja forte para lutar pela paz. Mas como reconhecer uma situação de injustiça? Como saber o que é a verdadeira paz?

O que fazer para restaurar a paz

Para agir pela paz, seus comportamentos e seus pensamentos devem se guiar sempre pelo amor e pela Palavra de Deus. Lembre-se do conselho de Paulo em Filipenses 4:6-7: você não deve cultivar a ansiedade, mas conversar muito com Deus através da oração. É importante destacar a importância de não se deixar levar pela ansiedade, porque quando estamos com esse sentimento não agimos com sabedoria. E a oração é um ótimo jeito de afastar a ansiedade.

Por isso você deve conversar com Deus todos os dias, quantas vezes puder, sempre com o coração agradecido. Em vez de se concentrar nos problemas, procure lembrar tudo o que Deus proporcionou de bom no seu dia, todas as coisas positivas que te aconteceram. E não se canse de agradecer por elas. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.

Então primeiro você deve pacificar seu coração e em seguida estará pronto para pacificar seu ambiente, para agir pela paz. Mas, afinal, por que vale a pena ser um pacificador? Em Mateus 5:9 encontramos a resposta: “Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”.

Como Ser um Pacificador

___________
*Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém.

No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! ” (João 2:13-16)

Compartilhar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.