A verdadeira Alegria

A verdadeira Alegria – Alegre-se no Senhor

Muitas pessoas estão sempre procurando uma forma de se alegrar.
Cada um tem o seu jeito, a sua forma, os seus meios de estar sempre sorrindo.

Agora o que é preciso para que uma pessoa esteja bem, e se encontre sempre num estado alegre diante de qualquer situação?

É claro que todos nós nos entristecemos pois isto faz parte do ser humano, e as razões para alguém se entristecer são diversas.

Por que usei o termo “verdadeira alegria“? Por que existe o que poderíamos chamar de “falsa alegria”, vamos entender isto melhor no decorrer do assunto.

 

Não Havia Falta de Alegria



O ser-humano ao ser criado por Deus não necessitava de alegria, pois o mesmo foi feito perfeito sem necessidade alguma física ou espiritual.  Havia suprimento em  o que o homem precisava e da melhor maneira.

A alegria precisa vir de uma fonte, de algo que gere esta alegria, no caso do homem ao ser criado, a Presença de Deus era a fonte desta alegria.

Todos os dias Deus ia para o Jardim no Éden afim de conversar com o homem, acredito lhe ensinar coisas concernentes a sua perfeita, boa e agradável vontade, a vontade do Deus Perfeito e do Pai cuidadoso.

Para que o homem continuasse vivendo nesta plenitude de alegria sem ter com que se preocupar, bastava somente que ele estivesse na Presença de seu Pai, vivendo de forma digna e obediente.

Deus havia deixado uma ordem para Adão que posteriormente foi passada para sua mulher Eva, observe:

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16-17

Esta é a ordem de Deus para o homem, uma vez obedecida resultaria em benção da parte de Deus, e desobedecida resultaria na morte do homem.

 

O Homem Resolve Desobedecer


Sabemos que infelizmente o homem optou por desobedecer, a partir de então a terra que estava debaixo da benção de Deus, agora estava amaldiçoada, e Deus deixou bem claro: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.”

Apartir daquele momento o homem com certeza se “entristeceu”, pois viu que devido a sua desobediência, as coisas nunca mais seriam as mesmas.  O homem viveria eternamente em seu mundo perfeito a habitável, agora certamente morreria.

Se você prestou atenção na introdução acima, pode perceber que a tristeza entrou no mundo justamente por causa da desobediência do homem em relação a Deus, com a desobediência entrou o pecado e uma das consequências do mesmo foi a tristeza.

Portanto já começo dizendo que a verdadeira alegria é resultado de uma vida obediente a Deus.

Algumas perguntas simples porém de grande importância:


1 – Como eu posso obedecer a Deus?


Bem a resposta para a pergunta acima é simples, para que você possa obedecer a Deus, é necessário saber o que ele requer de você!

Se você sabe o que Deus quer e o que ele pede, assim saberá o que deve ser feito.
Então a forma para que você conheça aquilo que Deus quer, ou seja, a vontade de Deus, isto se torna possível quando se medita na Palavra de Deus.
Por isso através da Palavra que saberá a quais mandamentos obedecer.

Vejamos alguns exemplos daquilo que Deus pede de nós:


Se Abster da Prostituição

Porque esta é a vontade de Deus,a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
1 Tessalonicenses 4:3-4.


Perceba que eu escolhi um versículo com um texto bem claro e de fácil entendimento.  Está sublinhada uma parte do texto. Então você percebe que a vontade de Deus é que venhamos nos santificar, é uma das formas de fazer isso é se afastando da prostituição.

Isto significa que quando você vive uma vida longe da prostituição, estará obedecendo a Deus. Portanto uma vez que se está obedecendo a Deus, isto resultará em alegria.  Por isso os que fazem ao contrário sofrerá as consequências de seu ato, e o resultado será a tristeza, viu como não é difícil de entender?

Veja um outro exemplo:

 

Honrar Pai e Mãe

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Ef. 6:2



Honrar pai e mãe é valorizar, reconhecer a autoridade que eles tem, reverencia-los por tal posição dando-lhes o devido respeito.

Então uma das coisas que Deus requer dos filhos é que os mesmos obedeçam os seus pais. Fazendo isso você estará obedecendo esta vontade de Deus. 
Portanto isso resultará em alegria pra sua vida, caso contrário se um filho é desobediente, sofrerá com as próprias consequências de sua desobediência. 

Então se percebe que pra se ter uma vida de alegria, basta tão somente que se viva em obediência a Deus, pois a obediência traz resultados benéficos como:

1 – Consciência tranquila  


Muitas vezes a tristeza provém de uma consciência perturbada, ou seja a pessoa sabe que está no inquérito. Então percebe que poderá sofrer por causa de determinados erros, isto causa tristeza. 

Mas quando você sabe que está fazendo aquilo que é certo, isto fará com que sua consciência fique tranquila, e isto resulta em alegria.

Paz

Uma vez que se está com o coração inquieto, cheio de inquietações isto resultará em tristeza pelo fato de se não estar em paz consigo mesmo. 

Viver de qualquer maneira na desobediência resulta em tristeza! Contudo obedecendo a Deus, o coração fica tranquilo, e isto resulta em alegria.

Agora vamos para um outro ponto que faz com que o homem viva uma vida de verdadeira alegria.

Sabemos que vivemos dias difíceis, enfrentamos diversos tipos de problemas, provações, tentações, lutas em vária áreas da vida.

Os problemas é claro dependendo da forma que é encarado, traz muita angústia e tristeza.

Existem problemas que nós temos que resolver, mas existem outros que não conseguimos pois vão além de nossas forças e recursos.

Confiar é Importante

 

SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Salmos 84:12



Note que destaquei a palavra bem-aventurado, pois a mesma em outras palavras significa mais do que feliz, isto quer dizer que se você confia em Deus, é uma pessoa mais do que feliz.

Então em meio a tantos problemas na vida, é importante ter em quem confiar, quando você confia, deposita sua fé e esperança.

Confiar no homem é bom até certo ponto, porém o mesmo é falho, imperfeito e limitado.

Portanto, uma vez que independente dos problemas que se esteja atravessando é preciso confiar que alguém pode te ajudar, e esse alguém é o Senhor Jesus.

Uma vez que se nota que os problemas são extremos, não adiante tomar medidas desesperadas, decisões erradas ou fazer justiça com as próprias mãos. Por isso o melhor é confiar em Deus, pois uma vez que você deposita a sua confiança em Deus isto resultará em alegria pra sua Vida.

Versículos bíblicos – A verdadeira alegria independente das circunstâncias

.Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei; Salmos 94:12

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Salmos 128:1

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR. Salmos 144:15

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:12

A Verdadeira Alegria Também é Resultado da Repreensão


Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Jó 5:17

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Salmos 84:5

O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado. Provérbios 16:20

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1

 

A Verdadeira Alegria é Experimentada no Perdão


Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1

Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Salmos 34:8

Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. Salmos 40:4

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. Salmos 41:1

Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó SENHOR, na luz da tua face. Salmos 89:15

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. Salmos 146:5

Louvai ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. Salmos 112:1

Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Salmos 32:2

 

A Verdadeira Alegria em Ouvir a Sabedoria


Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Provérbios 8:34

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Provérbios 3:13

O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. Provérbios 14:21

Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal. Provérbios 28:14

 

 



A Verdadeira Alegria e Suas Características

1ª característica – Não é passageira

A verdadeira alegria que provem de Deus não é passageira, ou seja, é permanente.
Essa alegria não sai com o tempo, ou com o passar dos anos.
Muitas pessoas vivem no mundo rodeadas de tristeza, pois para se alegrar precisam de subterfúgios, como uma bebidinha aqui, outra ali.

Uma zoeira com os amigos, uma ida para uma farra aqui outra ali, mas se a alegria que provem de Deus não estiver enraizada neste coração, depois que se passaram aqueles “bons momentos”, o que vai ficar e permanecer é a tristeza.

Então depois que a pessoa passou por aqueles momentos de aventura, independente qual for, tudo volta pra realidade. Então  aquela alegria passageira vai embora e o que permanece é a tristeza.

Em contrapartida, quando a alegria verdadeira, esta presente na vida de alguém, os momentos ruins irão acontecer, os problemas irão surgir.

Decepções acontecerão, com isso virá a tristeza, o sofrimento a angústia, porém a verdadeira alegria é mais forte do que qualquer tristeza.

A verdadeira alegria é mais forte do que qualquer angustia, no final o sofrimento vai embora e o que permanece é a alegria, viu a diferença?


2ª Característica – Não depende de circunstâncias

A verdadeira alegria não depende de circunstâncias boas ou ruins, uma vez que ela mora no coração de alguém, ela estará presente nos bons momentos e nos momentos de dificuldade.

Como já me referi acima, uma pessoa que tem esta alegria que provém de Deus, também se entristece como qualquer pessoa. 

O problema financeiro por exemplo traz problemas pra muita gente, mas quando esta alegria está presente a pessoa com dinheiro ou sem dinheiro permanece alegre, e por que isso?

Por que esta alegria tem outra FONTE, e esta fonte não são bens ou dinheiro, a fonte desta alegria é JESUS.


3ª Característica – É motivadora

Quem tem esta alegria não fica desmotivado, vem o desânimo, mas o desanimo é vencido.

A vida é encarada com mais força, os problemas se tornam menos problemáticos (rsrsrsrsrs), a dor se torna menos intensa, pois com esta alegria a pessoa é sempre motivada a vencer!!!!!

4ª Característica – É espiritual

Essa alegria não provem de nenhuma fonte humana, nenhum feito ou realização por parte do homem.

Não provem de derrotar alguém em uma batalha, ou de ter êxito por conseguir fazer justiça com as próprias mãos, pois esta alegria é espiritual.  

Portanto vai muito além de emoções carnais e humanas, pois está esta acima do entendimento e da compreensão dos homens carnais.

Por isso essa alegria não se compreende carnalmente, e sim espiritualmente, esta alegria vem do Espírito de Deus.  Então tal alegria faz morada na vida de todo aquele que se entrega com sinceridade a JESUS.

Bom fico por aqui, e que Deus venha fazer abundar em seu coração a verdadeira alegria.

A Verdadeira Alegria – Conselhos

  1. Faça a vontade de Deus, se não souber como fazer, peça a Deus que Ele lhe ensina
  2. Seja obediente a Deus por intermédio de sua Palavra
  3. Deposite a sua confiança em Deus
  4. Encontre em Deus a fonte da verdadeira alegria e seja feliz
  5. Não rejeite a oportunidade de ser feliz com JESUS
  6. Não tente encontrar a verdadeira alegria em outra fonte, pois só existe uma, JESUS
  7. Não deixe a vida te iludir, pois esta alegria não é ilusão, a mesma é real

Que Deus abençoe a sua vida, seja sempre bem vindo ao Conselheiro Cristão, a paz de Cristo, um grande abraço e até mais.

Inscreva-se no Canal Conselheiro Cristão

Pode Ser de Seu Interesse Também!

Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Website: https://www.conselheirocristao.com.br

2 Comentários

  1. Avatar

    David Cruz Berredo

    Linda mensagem….totalmente biblica….sem teologismos, se é que existe esta palavra.

    • Fico feliz que tenha gostado meu irmão! Obrigado pela sua participação! Não deixe de voltar aqui mais vezes! Agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.