Salmo 11

Salmo 11 é uma declaração sobre o fato de confiar em Deus e de como Deus olha para o justo e para o ímpio.

No SENHOR confio; como dizeis à minha alma: Fugi para a vossa montanha como pássaro?
Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda, para com elas atirarem, às escuras, aos retos de coração.
Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.
Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.
Salmos 11:1-7

Comentário

O salmista declara a prepotência, provavelmente de seus inimigos ao dizer que ele deveria fugir como os pássaros fogem para as montanhas. Mas o salmista da a resposta dizendo que como eles poderiam dizer isso, uma vez que ele confia no Senhor?

É como o salmista disse:

“Não vou fugir, pois eu confio em Deus”.

No salmo 11 os ímpios são vistos como aqueles que atacam os justos e os retos de coração às escondidas. Entretanto os fundamentos as bases dos jutos não deveriam ser destruídas.

O Salmista declara que o Senhor esta no seu santo templo, e que o trono do Senhor esta nos céus. Certamente que não se referia a nenhum templo terreno em sua época.

Além disso a maioria dos comentaristas bíblicos afirmam isso se refere ao céu, não o atmosférico, mas a habitação de Deus.

Os olhos do Senhor estão atentos a tudo o que acontece no mundo e Ele prova o caminho de todas as pessoas, pois Deus conhece o coração de todos.

Deus sonda e conhece o coração dos justos, mas abomina a alma do ímpio, como também odeia os que praticam a violência.

As consequências não serão boas para ímpios, quando fala sobre fogo, enxofre e vento tempestuoso. Isso portanto pode se referir a problemas em diversos âmbitos na vida dos ímpios.

Além disso as consequências acontecem por que Deus é justo, ama a justiça e seus olhos estão voltados para os justos, para os que praticam o bem.

Salmo 11 – Oração

Pai…Em nome de Jesus quero te agradecer pela tua bondade e justiça, pois ainda que o mal aconteça o Senhor ainda olha para os justos e para os que praticam o bem.

Os homens ímpios tentam afugentar os retos de coração e que temem o teu nome, mas estes confiam no Senhor acima de tudo. Portanto confiando no Senhor não há o que temer.

Te pedimos que o Senhor mantenha firme a base dos justos, a fim de que eles cresçam e se multipliquem.

O ímpio e todos os que praticam a maldade já estão com seus dias contados conforme o teu tempo e a tua vontade.

Mas os justos, teus filhos que foram justificados pelo sangue do teu filho esperam e confiam no Senhor. Assim oro em nome de Jesus. Amém.

Inscreva-se em nosso perfil no Instagram:

Conselheiro Cristão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.