Reflexão sobre I Coríntios 12

Reflexão sobre I Coríntios 12, leia e medite

Neste texto da Bíblia, em I Coríntios 12, podemos ver em destaque dois temas diferentes que o apóstolo Paulo quer nos ensinar, e dele podemos tirar algumas reflexões.

O apóstolo Paulo ensinava várias coisas diferentes à igreja de Corinto nessa carta, e é claro que uma vida guiada pelo Espírito Santo e também os dons espirituais não podiam ficar de fora.

Os dois temas principais desse capítulo são: os dons espirituais e a unidade da igreja, ainda falando sobre o uso dos dons.

Vamos ver um pouco mais sobre cada um dos temas desse capítulo.

Dons do Espírito

Paulo começa esse capítulo falando sobre os dons que o Espírito Santo pode nos dar, dizendo que não quer que a gente fique ignorante quanto à capacidade de manifestação deles.

Paulo nos diz que os dons podem ser diferentes, mas o Espírito e o Senhor são os mesmos, e é Deus quem opera tudo em todos. Deus nos dá os dons para que possamos usar naquilo que for útil para Ele.

Ele termina essa parte do capítulo listando os dons: palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, fé, cura, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas.

Se você quer aprender mais sobre esse tema, leia o estudo os 9 dons espirituais e descubra tudo sobre eles.

Unidade da igreja

Em seguida, Paulo começa a falar sobra a unidade da igreja, em meio à diversidade dos dons. É aqui que ele nos dá o famoso exemplo do corpo: assim como nós só temos um corpo, que tem vários membros e várias partes diferentes, assim também é a igreja de Cristo.

Não pode haver divisão neste corpo porque senão deixaríamos de ser um corpo funcional. Cabe a nós também cuidar de todos os membros do corpo porque, se uma parte do corpo sofre, todo o corpo sofre junto, porque somos um só.

Paulo termina aqui dizendo que não foram todos chamados para serem apóstolo ou profetas. E nem todos conseguem operar milagres ou interpretar outras línguas. Mas todos nós temos alguma função no corpo de Cristo, na qual podemos somar e ajudar o nosso próximo e a igreja em algo.

Reflexão sobre I Coríntios 12

Reflexões sobre o texto

O apóstolo Paulo, sempre muito bom em nos ensinar os princípios do evangelho, nos deixa claro nesse capítulo a importância dos dons e também da unidade da igreja de Cristo.

Os dons estão aí para serem usados em prol da igreja, para que haja união e cooperação de todos. Não faz sentido ter divisões e brigas só por sermos diferentes, por cada um de nós foi feito por Deus com um propósito diferente.

Em meio à diversidade de dons, devemos buscar a unidade do Corpo. Em meio aos muitos ministérios e chamados, devemos nos lembrar que tudo o que fazemos é para o mesmo Deus e Senhor, e tudo o que somos e o que fazemos é para a honra e a glória dEle.

Compartilhar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.