Interpretação de Malaquias 3:10

Interpretação de Malaquias 3:10 – Assista o vídeo ou leia a versão em texto.

O objetivo do assunto interpretação de Malaquias 3:10 não é trazer discussão nem contenda, mas apenas esclarecer um versículo que é muito usado no meio evangélico e em milhares e milhares de denominações no Brasil e fora do Brasil.

Então o objetivo de quando esse versículo é usado é fazer com que as pessoas levem o dízimo para a instituição.

Eles alegam que as pessoas devem levar o dízimo a casa do tesouro para que eles sejam abençoados e que Deus vai derramar bençãos do céu, que dela vos advenha a maior abastança.

Eu queria que você prestasse atenção. Vou explicar de forma mais breve possível para que você entenda os erros de interpretação dentro desse versículo.

Entretanto você não é obrigado a concordar com aquilo que eu vou falar. Mas eu acredito que você é uma pessoa inteligente e pelo menos terá o bom senso de analisar o que estará sendo falado aqui. Tudo bem?

Publicidade

Então veja bem….
Trazei todos os dízimos a casa do tesouro. Aqui vem uma primeira pergunta… Aonde esta a casa do tesouro?…

Interpretação de Malaquias 3:10 – A Casa do Tesouro Foi Derrubada em 70 D.C

Eu não sei se você lembra, mas Jesus quando os discípulos estavam saindo do templo que existiam na época de Cristo, eles se maravilharam com aquele templo e disseram:

“Senhor! Que grandes pedras, que grandes monumentos”…
E Jesus disse o seguinte:

“Vocês estão vendo vendo essas grandes pedras e esses grandes monumentos? Não vai sobrar pedra sobre pedra que não seja derribado”

É interessante você não confundir esse versículo como o aquele de João, quando Jesus disse que destruiria o templo e em três dias o mesmo seria edificado. Mas ali em algumas versões bíblicas esta bem claro até entre parênteses que Jesus falava do templo do seu corpo e não estava falando do templo de pedra propriamente dito.

Entretanto nessa outra passagem que eu acabei de falar com você, Jesus estava se referindo ao templo de fato dizendo que do mesmo não sobraria pedra sobre pedra que não fosse derribada.

Ha Paulo! Mas a casa do tesouro não é o templo? Não necessariamente, a casa do tesouro era um compartimento que havia no templo. Era como se fosse um armazém, onde se armazenava os alimentos. Por tanto trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa.

Interpretação de Malaquias 3:10 – Existia Apenas um Templo na época de Cristo

O templo era reconhecido como casa de Deus (Nesse contexto no caso). Até Jesus chamou esse templo de casa de Deus, casa do Pai, casa de oração, certo?

Então para se cumprir essas palavras da parte de Jesus, o general Tito em 70 D.C ( Ano setenta depois de Cristo ), destruiu o templo juntamente com a casa do tesouro.

Sem esse entendimento a interpretação de Malaquias 3:10 será equivocada.

Leia sobre a casa do tesouro:
A Casa do Tesouro
Além disso você irá gostar de assistir:
Como era distribuído o dízimo entre os levitas

Então se alguém falar para você que a casa do tesouro é a igreja esta errado, por que a casa do tesouro, além de não existir mais, a igreja não é feita de pedra e nem de tijolo.

A igreja são pessoas, a igreja é orgânica. Muitas pessoas de forma costumeira chamam o galpão da Assembléia de Deus, o galpão da Deus é amor, o galpão da Batista, o galpão da Universal e o espaço de outras instituições de igreja. Mas isso é uma afirmação contrária as Escrituras.

Podemos até falar de forma costumeira entretanto, biblicamente a igreja são as pessoas.

Há Paulo!… Mas a casa do tesouro não é a casa de Deus? A casa de Deus também são as pessoas. Na Bíblia casa de Deus e Igreja é a mesma coisa.

A casa de Deus está se referindo ao Corpo de Cristo, todos os nossos irmãos espalhados em todo lugar. Leia Hebreus capítulo 3 versículo 6, onde fala que a casa de Cristo somos nós para você não ficar confuso.

A casa do tesouro citada em Malaquias 3:10 não existe mais, foi destruída.

Interpretação de Malaquias 3:10 – Um Mandamento Restrito a Israel

Todo o versículo de Malaquias 3:10 foi um mandamento restrito a Israel. Por isso está falando de templo, de casa do tesouro.

E as bençãos portanto seriam as chuvas que cairiam do céu para regar a terra, afim de que a mesma desse frutos.

Então desses frutos, da sua colheita pega-se a décima parte e levava aos aposentos do templo que no caso era a casa do tesouro.

Dessa forma os sacerdotes, aqueles que eram da tribo de Levi, onde somente eles tinham autorização para receber o dízimo, nenhuma outra tribo recebia, apenas eles, afim de que tais dízimos fossem administrados.

A Repreensão de Deus

Inclusive a mensagem de repreensão foi para eles e coletivamente para toda a nação de Israel.

Então é importante que quando você escutar alguém falando sobre um determinado versículo, você atente para o texto e para o contexto.

Aqui por exemplo o texto é Malaquias 3:10 e o contexto podem ser os versículos que vem antes, os versículos que vem depois, o contexto pode estar no livro inteiro, como pode também estar na Bíblia inteira.

Além disso, em alguns casos o contexto pode estar em fontes extra-bíblicas, como por exemplo fontes históricas, como a questão do general Tito.

Os teólogos sabem que ainda que não esteja na Bíblia que o general Tito destruiu o templo, mas é historicamente comprovado que isso aconteceu, para se cumprir as palavras de Jesus.

Então não fique confundido, casa do tesouro não existe mais. Portanto qualquer pessoa que vier com a desculpa de que você tem que levar o dízimo para a casa de Deus é um equívoco e falsa interpretação.

A casa de Deus somos nós, o templo de Deus somos nós como está em 1Co 3:16:

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Nem Jesus e Nem os Apóstolos Fizeram do Dízimo um Mandamento Para a Igreja

E é bom lembrar também que é por isso que o apostolo Paulo, assim como os outros apóstolos não fizeram menção de Malaquias de 3:10.

Interessante observar que hoje em dia esse versículo é repetido milhares e milhares e milhões e milhões de vezes. Entretanto nem o apostolo Paulo e nem um outro apóstolo fez menção desse versículo (Malaquias 3:10), como fazendo do mesmo uma doutrina para igreja.

Os apóstolos não se utilizaram desse versículo para fazer do mesmo um mandamento para a igreja. Acrescente-se ainda que o dízimo era um mandamento restrito a Israel.

Nem Jesus, nem os apóstolos estabeleceram o dízimo como um mandamento doutrinário, ou uma doutrina para a igreja.

A Contribuição Voluntária

Como está em 2 Coríntios 9:6-7.

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
2 Coríntios 9:6,7

Lembrando que essa contribuição era para os irmãos pobres da judeia, era para ajudar os verdadeiros templos de Deus que são as pessoas.

Deus não tem compromisso com o templo de pedra, Deus não tem compromisso com o templo feito por mãos humanas.

Deus não tem compromisso com o que chamam de templo que é algo inanimado, por isso insistimos nisso.

Lembrando também dentro do contexto que estamos falando, que o único templo que foi reconhecido como casa de Deus, como casa de oração foi derrubado, não existe mais.

Então o compromisso de Deus é com o templo de carne, nós somos o templo de Deus. É você, é o seu irmão, é o seu próximo que precisa de assistência, que precisa de alimento.

Pagar Conta de Água e Luz da “Igreja” – Argumento fora do contexto

Mas ai você houve argumentos do tipo:

“Mas tem que pagar conta de luz, conta de água” da “igreja” (dizem isso se referindo ao galpão que chamam de igreja.

Para que você pague realmente a conta e água de luz da igreja, você teria que pegar um grupo de irmãos e ai sim pagar a conta de água e luz deles, ai sim, está sendo pago a conta e a água de luz da igreja que são nossos irmãos. Pessoas precisam ter suas necessidades supridas, as coisas relacionadas ao espaço de reunião vem depois.

Não há problema algum em manter um espaço para se reunir, pagando a água e luz do mesmo, basta que tudo seja combinado.

Entretanto o que não se pode fazer é usar o texto de Malaquias 3:10 para dizer que tem que pagar a conta e a água de luz da “igreja”, o que fica totalmente fora do contexto.

E também não se deve usar o texto de 2 Coríntios capítulo nove vero seis para justificar isso. Então é bom lembrar que a oferta é para ajudar o necessitado, e o dízimo era algo restrito a Israel, que era levado a casa do tesouro, que não existe mais atualmente.

Portanto ratificamos que o compromisso de Deus é com o templo de carne que somos nós, o seu próximo, pois eles que sentem fome, sede, sentem as necessidades dessa vida.

Só para frisar novamente:

  • A casa do tesouro não existe mais,
  • A casa derrubada em 70 D.C
  • O dízimo era algo restrito a israel

Por consequência disso muitos estudiosos afirmam que nem judeu dizima hoje, justamente por que o templo não existe mais.

Compartilhe esse conteúdo sobre a Interpretação de Malaquias 3:10 com seus irmãos e juntos discutam sobre o assunto.

Compartilhar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.