Contribua com nosso projeto.
PIX:
contato@conselheirocristao.com.br
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Conselhos Sabedoria Conselheiro Cristao

Provérbios Capítulo 19: Guia Prático para uma Vida Sábia e Virtuosa

Não esqueça de manter o seu corpo hidratado, beba água!

Provérbios capítulo 19, uma joia do Antigo Testamento, é um compêndio de sabedoria e ética que oferece orientações inestimáveis para uma vida virtuosa e sábia.

Este capítulo, como muitos outros em Provérbios, é composto por ditos breves que abordam diversos aspectos da vida cotidiana.

Faça exercícios

Além disso, cada verso é um conselho que nos ensina como a sabedoria, integridade e temor a Deus são chaves para uma vida melhor, enquanto a insensatez e a maldade trazem consequências negativas.

Em que Data foi Escrito Provérbios Capítulo 19?

A data exata da composição do capítulo 19 do livro de Provérbios é difícil de determinar com precisão, uma vez que o livro de Provérbios é uma compilação de sabedoria acumulada ao longo de vários séculos. No entanto, a maioria dos estudiosos concorda que os materiais encontrados em Provérbios foram coletados e provavelmente alcançaram sua forma final durante o período monárquico de Israel, que durou aproximadamente do século 10 ao século 6 a.C.

Espero que você goste desses 12 conselhos baseados no Capítulo 19 de Provérbios quem vem a seguir. Vamos lá!

1. Valorize a Integridade Acima da Riqueza

Mantenha ou desenvolva o hábito da leitura

“Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo.” (Provérbios 19:1).

Este conselho ressalta a importância da integridade moral sobre a riqueza material. A verdadeira riqueza está no caráter e na honestidade, valores que superam qualquer bem material.

Neste contexto, a integridade é vista como um tesouro mais valioso do que a riqueza tangível. No mundo contemporâneo, frequentemente medimos o sucesso de uma pessoa por sua riqueza financeira ou status social.

No entanto, Provérbios 19:1 nos lembra que a verdadeira medida de um indivíduo reside em seu caráter e moralidade. Esta perspectiva oferece uma visão contracultural, que valoriza a retidão acima das posses materiais.

Viver uma vida de integridade pode não ser o caminho mais fácil, especialmente em uma sociedade que muitas vezes valoriza o sucesso material acima de tudo. No entanto, Provérbios 19:1 nos encoraja a escolher um caminho de retidão e moralidade acima das riquezas.

A verdadeira riqueza, segundo esta perspectiva, não se encontra em bens materiais, mas na paz interior e no respeito que ganhamos ao viver uma vida de integridade.

Não existem nada de errado em adquirir bens materiais, mas existem coisas que dinheiro nenhum pode comprar. Não podemos fazer do dinheiro o nosso Deus.

2. Não Seja Precipitado

“Também não é bom ter pressa, e quem erra o caminho é tolo.” (Provérbios 19:2).

A precipitação pode levar a decisões erradas. Este verso nos aconselha a agir com ponderação, evitando a impulsividade que muitas vezes conduz a erros.

Certamente você já conheceu ou conhece pessoas que sofreram ou que sofrem até hoje por conta de escolhas precipitadas.

Além disso, existem áreas na vida das pessoas que uma decisão pode causar grande impacto no decorrer da vida. Como por exemplo o casamento, fechar uma sociedade, dentre outras coisas que podem causar grandes danos por causa de decisões precipitadas.

Quantas pessoas se casaram rápido, para saírem da casa dos pais, e hoje perceberam que foi a pior decisão que tomaram?

Ademais, muitos outros abriram negócios ou fecharam sociedades sem ou nenhum planejamento e até hoje sofrem as consequências disso.

Portanto, não seja precipitado(a), procure ponderar antes de tomar qualquer decisão muito importante na sua vida. Dessa forma você vai evitar muito, mas muito sofrimento para os dias vindouros.

Além disso é importante que lembrar que quando tomamos decisões precipitadas, as mesmas são sempre motivadas por emoções ou fortes impulsos.

Por isso é sempre bom nunca tomar decisões quando se está com as emoções a flor da pela. É preciso tomar decisões de forma racional, e planejar antes de tudo.

3. Responsabilize-se Pelas Suas Ações

“A insensatez do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor.” (Provérbios 19:3).

Aqui, somos lembrados da importância de assumir responsabilidade pelas nossas ações e suas consequências, ao invés de culpar outros, inclusive Deus, pelos nossos erros.

Ainda que pessoas possam trair, mentir, atentar contra a nossa própria vida, na maioria dos casos, nós estamos onde estamos hoje, por conta das nossas próprias decisões.

Portanto, precisamos parar com o vício de culpar as outras pessoas e assumirmos as nossas responsabilidades.

As nossas escolhas lá tempos passados refletem no que estamos vivendo hoje. Além disso, é muito mais saudável para a mente quando reconhecemos nossos próprios erros e procuramos fazer diferente nos próximos dias da nossa vida.

Quando culpamos os outros, ficamos carregando muita bagagem pelo caminho, e isso pesa e pesa muito. Pense nisso hoje!

4. Valorize Relacionamentos Genuínos

“As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu amigo o deixa.” (Provérbios 19:4).

Este provérbio destaca a importância de cultivar amizades verdadeiras, que não se baseiam em interesses materiais, mas sim em laços genuínos de afeto e lealdade.

Uma das coisas mais importantes nessa vida é termos amizade com pessoas que não são interesseiras, pessoas que nos amam independente sem temos coisas dessa vida ou não.

Se você tem uma amizade, onde a pessoa ama você pelo que você é, sinta-se feliz e agraciado(a), por Deus, pois isso não é tão simples de ter hoje em dia.

Além disso, qualquer tipo de relacionamento que você perceba que de fato é realmente genuíno, procure conservar isso, valorize cada relacionamento dentro desse contexto.

Ademais procure fazer a sua parte nessa amizade por exemplo, pois muitas vezes as pessoas são nossas amigas e muitas vezes não valorizamos e nem sabemos ser amigos de tais pessoas.

Valorize as pessoas que realmente te amam e querem ver o seu bem de verdade.

5. Seja Verdadeiro e Evite a Mentira

“A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapará.” (Provérbios 19:5).

A honestidade é um valor fundamental, e este verso cinco de Provérbios capítulo 19 alerta sobre as consequências da falsidade e da mentira.

Certamente que as pessoas já estão saturadas das mentiras que são propagadas na mídia na política e até mesmo no meio religioso.

Infelizmente o mundo jaz no maligno que é o pai da mentira. (João 8:44). E hoje até os meios de comunicação que deveriam servir a população com informações importantes e verdadeiras também estão carregadas de mentiras por conta de interesses.

Entretanto, devemos sempre fazer a nossa parte a fim de promover a verdade, mesmo que isso incomode muitas pessoas.

Só lembrando que ser uma pessoa verdadeira, não quer dizer que devemos ser pessoas arrogantes e sair ofendendo as pessoas com pretexto de que estamos dizendo a verdade.

Mas como nos orienta as Escrituras, devemos deixar a mentira e falar a verdade como o nosso próximo, e como igreja, somos membros uns dos outros. (Efésios 4:25).

6. Busque a Sabedoria

“Muitos procuram a face do príncipe, mas é do Senhor que procede o juízo de cada um.” (Provérbios 19:6).

Este conselho nos lembra que a sabedoria verdadeira e o discernimento vêm de Deus, e não apenas das autoridades ou figuras de poder.

Considere buscar a sabedoria como uma prioridade na sua vida, pois a sabedoria é mais preciosa do que qualquer pedra preciosa que você possa conhecer.

O Criador é a fonte de toda a sabedoria, e Paulo ainda diz que em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Colossenses 2:3).

Além disso, uma das melhores formas de você pedir e buscar sabedoria é através da oração, mas fazendo isso com fé, pois quem duvida não receberá a sabedoria do Criador.

Tenha apreço pela sabedoria e busque a mesma, durante todos os dias da sua vida.

7. Mantenha Relacionamentos Honestos

“Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais os seus amigos se afastam dele! Ele corre atrás deles com palavras, mas eles se foram.” (Provérbios 19:7).

Este provérbio ressalta a importância de manter relacionamentos honestos e verdadeiros, mesmo em tempos de adversidade.

Não vale a pena você abrir mão de pessoas que querem ver o seu bem, em momentos de dificuldade. Como já falamos em linhas acima, é preciso valorizar amizades verdadeiras, inclusive devemos cultivar as mesmas a cada dia.

Se você é um empresário, por exemplo, sabe a importância de manter de ter um funcionário honesto por perto.

Veja esse vídeo, pois é uma lição para todos nós.

8. Adquira Sabedoria e Entendimento

“O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência achará o bem.” (Provérbios 19:8).

Aqui em Provérbios capítulo 19 verso 8, somos incentivados a buscar conhecimento e entendimento, pois isso leva ao autodesenvolvimento e ao sucesso na vida.

Além disso, é importante lembrar que a sabedoria é mais voltada a prática enquanto o conhecimento é mais teórico, mas ambos são importantes e parecem estar entrelaçados.

É com sabedoria que você põe em prática o conhecimento adquirido, trazendo assim luz e entendimento para diversas áreas da vida.

9. Evite a Falsa Testemunha

“A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.” (Provérbios 19:9).

Este é um reforço do conselho anterior sobre a importância da verdade e da honestidade.

Uma das coisas que mais podemos ter prazer nessa vida é saber que as pessoas confiam em nós.

Isso nos traz uma sensação de paz, além de até mesmo aumentar a nossa auto estima.
Portanto, não seja uma falsa testemunha e evite quem seja.

Muitos até se mantiveram íntegros por um tempo, mas por causa da ganância se venderam para mentira, a fim de receber privilégios.

10. Busque Uma Vida de Sensatez

“Não é próprio do tolo viver no luxo; muito menos é próprio do escravo governar sobre príncipes.” (Provérbios 19:10).

Este verso nos aconselha a viver uma vida de modéstia e prudência, evitando a arrogância e a presunção.
Hoje em dia muitas pessoas já perderam o bom senso, mas é importante que cultivemos isso.

Dessa forma, saberemos entrar e sair em qualquer lugar. Procure praticar e desenvolver o bom senso na sua vida.

11. Pratique a Paciência e o Autocontrole

“A prudência do homem fá-lo tardio em irar-se, e sua glória está em esquecer-se das ofensas.” (Provérbios 19:11).

A paciência e o autocontrole são virtudes que devemos cultivar, evitando reações precipitadas e o rancor.

Perceba o quanto hoje a internet está cheia de mensagens que até são bonitas aparentemente, mas algumas delas estão cheias de rancor em sua essência.

Certamente que você não tem que ficar aturando as pessoas pisarem em você, gritarem, etc, mas é importante que você tenha controle de suas emoções para não ficar guardando mágoas dentro de você.
Afinal de contas você não quer se tornar um caminhão de lixo, não é verdade? Reflita sobre isso.

12. Reconheça a Disciplina Como um Ato de Amor

“A ira do rei é como o rugido de um leão, mas o seu favor é como orvalho sobre a erva.” (Provérbios 19:12).

Este conselho de Provérbios capítulo 19 verso doze nos ensina que a disciplina, quando aplicada com justiça e amor, é benéfica e necessária.

Não existe um Pai mais sábio que o nosso Deus, a disciplina faz parte do seu tratamento para com seus filhos amados.

A Bíblia cita que Deus corrige aquele que ama, e açoita a todo aquele que toma por filho. E realmente a disciplina a primeira vista parecer ser bem ruim, mas os frutos que tal disciplina gera são benéficos por toda a vida.

Portanto, reconheça a disciplina que pode até mesmo vir em forma de conselhos duros de alguns amigos, uma correção de seus pais, etc. Reconheça como um ato de amor, pois são de pessoas que tem amam e querem ver o seu bem.

Acima de tudo, reconheça a disciplina do seu Criador, que é o Pai mais sábio que existe e sabe perfeitamente como tratar cada um de seus filhos.

Provérbios Capítulo 19 é um Verdadeiro Guia Para Nossa Vida

Acredito que você percebeu a importância dos conselhos contidos em Provérbio 19. Que busquemos em Deus força e graça para praticar tais conselhos, que certamente farão grande diferença em nossa vida a curto, médio e longo prazo.

Siga nosso perfil @conselheirocristao.com.br no Instagram.

Leia novos artigos a partir do segundo item da lista abaixo:

Curiosidade Sobre Provérbios Capítulo 19

Uma curiosidade interessante sobre o capítulo 19 do livro de Provérbios é a sua ênfase contínua na relação entre a pobreza, a riqueza e o caráter moral.

Este capítulo, assim como muitos outros em Provérbios, traz reflexões profundas sobre como a riqueza e a pobreza são percebidas e como elas interagem com questões de integridade, comportamento e relações interpessoais.

O que Você Achou Dessas Preciosas Lições de Provérbios Capítulo 19?

Espero que você tenha gostado e apreciado cada lição desse Provérbio. Considere enviar essas lições para mais pessoas, a fim de que as mesmas sejam abençoadas e edificas através desses ensinamentos.

Compartilhe essa página com as pessoas que você ama!

Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Seja o primeiro a comentar!

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress