Continua após a publicidade

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida

Continue após a publicidade
wood dawn landscape water

Photo by Matheus Potsclam Barro on Pexels.com

Continue após a publicidade
Photo by Gabriela Mendes on Pexels.com

Mensagem sobre a brevidade da vida é algo que precisamos refletir sempre.

Se existe uma coisa que de fato precisamos ter total certeza é que a nossa vida aqui nesse mundo é breve.

Mas não basta termos essa certeza, e sim aprendermos com isso, pois é nisso que esta a importância.

Certamente quando falamos em vida, as pessoas tem diferentes concepções do que é viver.

Para alguns viver é curtir, se divertir, ir para as baladas, enfim, chamam isso e outras coisas de aproveitar a vida.

Entretanto viver vai muito além dessas coisas, mas é claro que precisamos respeitar a opinião de cada pessoa.

A intenção aqui porém não é julgar a forma de cada pessoa viver, mas falar sobre coisas que vão nos ajudar a refletir.

Então vamos deixar abaixo algumas dicas ou conselhos, como você preferir chamar, a fim de vivermos uma vida melhor neste mundo. Vamos nessa.

Viva Com Sabedoria

Acredito que viver com sabedoria, dentre muitas coisas que poderíamos pensar a respeito, é ter entendimento para saber viver diante de todas as situações que nos acometem.

A sabedoria porém esta muito mais relacionada a vida prática do que a teoria. Dessa forma vamos falar sobre algumas coisas que podemos viver na prática a fim de se viver com sabedoria.

Dentre essas coisas pense nessas questões abaixo:

A) Não Seja Precipitado(a)

Muitas vezes somos precipitados em tomar decisões importantes na vida. E quando fazemos isso acabamos por sofrer a curto e também a longo prazo.

Existem algumas áreas da vida que é muito importante pensar bem antes de tomar qualquer decisão e dentre essas coisas está o relacionamento por exemplo.

Muitas pessoas são precipitadas para entrar em um relacionamento e acabam sofrendo com isso. As vezes isso acontece devido a falta de experiência da pessoa.

Certamente que se muitas pessoas tivessem a mesma experiência que adquiriram anos depois não tomariam tal decisão.

Contudo precisamos entender também que até isso pode ser parte do processo de amadurecimento. Como muitos acreditam, nada nessa vida acontece por acaso, e isso pode ser realmente verdade.

Portanto o que podemos refletir sobre isso é que não devemos ser precipitados para tomar decisões importantes na vida.

Além disso posso ressaltar aqui, decisões que envolvem outras pessoas por exemplo, por que dependendo do que acontecer, outras pessoas podem sofrer também.

B) Evite a Todo Custo Prejudicar Outras Pessoas

Isso também creio que seja algo sábio a se fazer, pois tudo o que fazemos hoje para as pessoas, de alguma forma volta para nós no futuro.

Obviamente que um dia vamos decepcionar outras pessoas, mas uma coisa é você errar, outra coisa é propositalmente prejudicar o semelhante.

E geralmente as pessoas que propositalmente ferem os outros, sempre irá se envolver com mentiras, enganos dentre outras coisas.

Então o que você puder fazer para ajudar os outros faça, pois isso será bom para você mesmo, pois nunca sabemos o que acontecerá amanhã.

Muitas vezes o bem que fazemos hoje pode ser de alguma forma colhido amanhã, seja por nós ou quem sabe até por nossos filhos.

C) Evite a Autossuficiência de Forma Exacerbada

Em primeiro lugar devemos entender que até certo ponto a autossuficiência é boa, para que não dependamos das pessoas para tudo. Mas por outro lado pode ser muito nocivo quando isso leva a arrogância.

Como estamos falando acerca da brevidade da vida, veja o que disse Tiago em sua carta.

Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
Tiago 4:13,14

Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
Tiago 4:15,16

Pense em alguém que planeja fazer uma viagem para negócios. Então a pessoa diz que simplesmente vai ir vai conseguir tudo o que quiser.

Mas Tiago recomenda que as pessoas devem confiar o futuro a vontade de Deus, quando diz: “Se Deus quiser faremos isto ou aquilo.”

Certamente Tiago não é contra o planejamento das pessoas, ou fato das pessoas estarem animadas em fazer algo, mas sim a presunção das mesmas.

Hoje de fato muitas pessoas se gloriam em seus recursos, talentos, beleza, etc. Mas toda a glória que descarta a vontade de Deus é maligna.

Portanto devemos sim acreditar em nosso potencial, mas acima de tudo confiar em Deus.

D) Sempre Trate as Pessoas Com Respeito

Creio que isso seja sábio também, pois nessa vida ninguém gosta de ser desrespeitado. Mas é claro que você não vai ficar por ai exigindo respeito de um e de outro. Na verdade as pessoas que se respeitam costumam respeitar as outras pessoas.

Muitas pessoas perdem a própria vida, porque tratou a outros com falta de respeito, pois as pessoas não gostam de ter a sua dignidade ferida.

Quantas vezes vemos nos noticiários de homens que foram traídos, e por causa disso matou a outra pessoa que fez isso. Certamente que nada justifica alguém tirar a vida de outra pessoa por causa disso, mas nunca sabemos quem é quem.

Por muito menos as pessoas estão tirando a vida de outros e por isso e outras coisas devemos tratar a todos com respeito.

Mas acima de tudo, isso já tem que partir de nós, já deve fazer parte da nossa educação, independente de qualquer coisa.

Algumas pessoas parecem ter prazer em insultar as outras, mas isso algum dia pode acabar muito mal. Portanto sempre trate as pessoas com respeito, pois isso deve ser um dever de cada um, e creio que isso seja algo sábio.

E) Evite Fazer Promessas Que Sabe que Não Será Capaz de Cumprir

Muitas pessoas prometem coisas a outros, mas no fundo sabem que não poderão cumprir. Isso é algo que pode acarretar muitos problemas, como criar inimizades dentre muitas coisas nocivas.

Muitas vezes é melhor não dar certeza de nada, caso se tome uma decisão de fazer algo junto com outra pessoa com o objetivo de obter benefícios.

A não ser que as coisas estejam muito bem planejadas, de forma que a outra pessoa entenda que se não deu certo é por que de fato aconteceu coisas que as impediu.

Caso contrário é interessante não prometer nada, e fazer com que a outra pessoa entenda estar entrando por conta e risco dela. Então vai do outro entrar ou não na situação.

O ideal é que se não prometa nada, e dependendo do contexto é melhor fazer do que prometer.

Isso envolve promessas a filhos, cônjuge, amigos, etc. Pense nisso, pois creio ser sábio da nossa parte.

Certamente que não devemos ficar pensando o tempo todo em imprevistos quem podem acontecer, mas é melhor se prevenir correto?

Como obter sabedoria?

Falando em sabedoria, devemos pensar na seguinte questão… Como adquirir sabedoria? E para isso a Palavra tem resposta, e Tiago fala sobre isso.

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Tiago 1:5,6

A palavra diz que se alguém tem falta de sabedoria pode pedir a Deus, que a todos da liberalmente. Mas a condição para adquirir tal sabedoria é pedindo com fé.

Creio que buscando em Deus a sabedoria podemos adquirir para todas as áreas da nossa vida.

Aproveitando as Boas Companhias

Além das coisas que falamos acima, uma das coisas que considero importante na nossa breve vida, é aproveitar as boas companhias.

Boas companhias certamente me refiro aquelas que nos fazem bem, pois tem algumas que nada nos acrescentam.

Existem pessoas que quando você estiver por perto não vão perder a oportunidade de te constranger de alguma forma. Você já passou por algo semelhante algum dia?

Certamente não vale a pena, isso não quer dizer que você não deva amar a todas as pessoas com diz a Palavra, mas também você não é obrigado a ficar perto de pessoas que te fazem mal.

Por isso e outras coisas, você não deve perder a oportunidade de estar perto de pessoas que querem ver o seu bem, que querem ver você melhor a cada dia.

Portanto para nós que vivemos pouco tempo nesse mundo e envelhecemos rapidamente, comece a pensar nisso, e aproveite todas as oportunidades, ou crie oportunidades para que isso aconteça.

Realmente é muito bom você estar perto de pessoas que amam você. Além disso não fique se lamentando por pessoas que você gostaria que te amassem mais, pois você não pode controlar os sentimentos das pessoas.

Por isso aproveite as boas companhias e quanto estiver ao seu alcance.

Se afaste cada vez mais de pessoas que ficam induzindo você ao erro, que não respeitam a sua fé, e nem te respeita como pessoa.

Surpreendentemente podemos passar por muitas coisas nessa vida sem provocarmos isso de alguma forma, então é bom evitar.

Faça as Coisas que Você Ama

Creio que uma das melhores coisas que podemos fazer em nosso breve tempo de vida é fazer as coisas que amamos.

O que você ama fazer? Muitas pessoas amam viajar por exemplo, outros amam visitar locais específicos, enfim, são muitas coisas.

Além disso você pode por exemplo trabalhar naquilo que ama, mas se isso não é possível agora, você pode fazer um planejamento para que isso aconteça.

Saliente-se ainda que nessa vida passamos por muitos estresses nessa vida. Então creio que quando agente se envolve com coisas que amamos a nossa vida pode ficar um pouco mais leve.

Inclusive nesse breve tempo de existência passamos por muitos aborrecimentos, por coisas que nós mesmos fazemos, e por conta do que outras pessoas fazem.

Mas sempre temos a oportunidade de fazer aquilo que gostamos, e se de fato temos essa oportunidade creio que devemos aproveitar.

Então uma dica que posso dar para você aqui, é que faça uma lista das coisas que você gosta de fazer. Mas as que você já esta conseguindo fazer, esta ótimo, mas o que gostaria de fazer pode por como objetivo.

Certamente que se você por como meta poderá alcançar, e tendo a oportunidade aproveite o quanto antes.

Creio que para a vida breve que temos aqui é uma boa você focar um pouco nisso, pois o tempo passa muito rápido.

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida e a Certeza da Salvação

Assim sendo uma das coisas que uma pessoa deverá considerar muito importante na sua vida, seria a salvação da sua alma.

O tempo como já falamos acima passa muito rápido, mas não é só isso, pois podemos estar vivos hoje e amanhã não mais.

Estamos sujeitos a passar por muitas coisas nessa vida inclusive por doenças que nos levam a morte. Mas isso é algo que não devemos estar demasiadamente preocupados, pois nessa vida estamos apenas de passagem.

Portanto o que você precisa de fato é ter a certeza da sua salvação, e para que isso aconteça é preciso crer em Jesus como único e Suficiente Salvador.

Além disso não pensar que você tem que seguir um monte de regras para conseguir a salvação, pois a mesma só Jesus pode dá, pois não é a sua santidade ou bondade que irá lhe garantir a Salvação em Cristo.

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Romanos 10:9,10

O verso em Romanos acima está claro, e é disso que as pessoas precisam para serem salvas. Muitas pessoas até fazem muitas coisas boas, mas não é isso que irá lhes garantir a salvação.

Além disso não são ritos e regras que vai fazer com que você seja salvo, mas somente Cristo, pois todo mérito é Dele.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Efésios 2:8,9

Que essa mensagem sobre a brevidade da vida, venha fazer com que você reflita, e tome atitudes benéficas na sua vida.

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida em Pedro

Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
1 Pedro 1:24

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida em Salmos

Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce.
Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido.
Salmos 103:15,16

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida em Jó

Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
Jó 8:9

Mensagem Sobre a Brevidade da Vida em Gênesis

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Gênesis 6:3

Aqui contem apenas uma passagem fazendo menção do curto tempo de vida das pessoas nesse mundo, mas hoje em dia dificilmente alguém chega a 120 anos.

Acesse o Instagram Conselheiro Cristão

Continue após a publicidade
Categorias: Mensagem
Tags: Mensagens
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (0)

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade