3 Motivos para Olhar além dos Montes – Pregação Evangélica

3 Motivos para Olhar além dos Montes

(Sl 121:1 [Revista e Corrigida])
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

Todo ser humano tem pelo menos 2 opções nessa vida. Olhar para os montes, ou olhar além dos montes, o céu, onde Deus está.

Olhar para os montes, é olhar para a terra. Coisas da terra. Olhar além dos montes é olhar para as coisas do céu. (Cl 3:1-3).

Olhar para os montes é buscar refúgio e segurança nas coisas dessa terra. Olhar além dos montes é buscar refúgio e segurança nas coisas do céu. (Mt 6:20).

E por que vamos olhar para algum lugar? Ora, existe uma necessidade de socorro. O salmista precisa ser socorrido. E assim é nas nossas vidas. Na hora da dificuldade, quando precisamos de ajuda, eis aí a grande questão, vamos olhar para os montes, ou além dos montes?

Por isso, o salmista faz a pergunta chave: De onde me virá o socorro? Do monte ou do céu? Pois o que realmente importa, é de onde me virá o socorro real e verdadeiro, justo e bom, sincero e ligeiro.

Dentro da cultura do salmista, nos tempos bíblicos. Existem pelo menos 3 motivos pelos quais as pessoas olhavam para os montes e corriam para eles. E esses 3 motivos, parecem sábios aos olhos do mundo, mas na verdade são falhos e por isso servem de motivação para olharmos além dos montes.

Primeiro Motivo para Olhar Além dos Montes.

O povo olhava para os montes em tempos de guerra quando o inimigo era mais forte do que eles.

Era sempre assim; O exército que estivesse perdendo a batalha, iria fugir dos inimigos. Enquanto o exército que estivesse vencendo a batalha, iria perseguir os inimigos para mata-los.

E a primeira opção para quem estava fugindo da luta, fugindo da peleja, fugindo da guerra, era sempre os montes e montanhas. Um terreno que é mais difícil ao inimigo perseguir e matar. Embora não fosse garantia total de segurança, mas lhes dava alguma chance de sobrevivência. (Js 10:16. 1Rs 22:17 Ap 6:15).

Então olhar para “os montes” é quando você é derrotado na guerra, e precisa fugir. O monte é o lugar para onde fogem os derrotados. Lugar de perdedores que para lá correm para se esconder e logo são esquecidos.

Olhar para os montes esperando socorro, é na verdade, uma reflexão sobre desistir. Uma reflexão sobre aceitar a derrota e ir para o monte chorar e se esconder.

Mas Deus não nos criou para isso. Deus não te trouxe ao mundo para ser um perdedor, um derrotado, um fugitivo, um soldado covarde, que só sabe perder, fugir, chorar e se esconder. Não, não, não e não. Deus não te criou para isto.

Deus te fez para ser vencedor. O que você precisa entender é, que o segredo da vitória está em olhar além dos montes.

É tempo de você enxugar as lágrimas, engolir o choro, e sair do teu esconderijo, voltar ao campo de batalha, e dizer na cara do inimigo: Eu venho a ti no nome do Senhor dos Exércitos de Israel.

  • Olhe além dos montes para vencer suas guerras.
  • Olhe além dos montes para correr atrás de seus inimigos.
  • Olhe além dos montes, para o céu, de onde virá o teu socorro, e assim não precisará se esconder no monte porque DEUS É CONTIGO.

Olhando além dos montes, para o céu, para Deus, o Todo Poderoso. Você vai vencer e vencer.

Segundo Motivo para Olhar Além dos Montes.

 O monte ou montanha também é lugar de idolatria. Onde os cananeus sacrificavam aos seus deuses diante dos “altos”. Altos é uma expressão bíblica para se referir aos altares levantados aos deuses pagãos. (Dt 12:2 1Rs 22:44).

Então olhar para os montes buscando socorro, é esperar ajuda dos deuses pagãos. É olhar para trás, para a antiga vida, quando Israel era idólatra. (Js 24:15).

Porque durante muito tempo, os israelitas colocaram sua esperança em outros deuses. E assim também nós, muitas vezes, colocamos nossa esperança e fé, em outros deuses. O chefe. O salário. O negócio. O emprego. A empresa. As ações. Os investimentos. A venda de produtos. O comércio. Os amigos. A família. O nosso próprio braço, nosso próprio talento.

Então olhar para os montes é esperar socorro das coisas dessa terra. Das vantagens, dos recursos, do apoio que temos no mundo, nos negócios, na vida em geral.

Isso é um baita erro! (Jó 31:24. Mt 10:24).

A bíblia diz:

(1Tm 6:17 [Revista e Corrigida])
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

Quem olha para os montes, esperando socorro dos “altos” pagãos desse mundo, ainda não aprendeu a andar com Deus. É como aquela semente que caiu entre espinhos e foi sufocada pelos cuidados desse mundo. (Lc 8:14).

Já esta na hora de você parar de confiar tanto assim na sua casa, no seu carro, no seu salário, na sua empresa… Esta na hora de você acordar todo dia dizendo: Senhor, eu confio em ti, somente em ti eu confio. Pois é somente do Senhor, que vem o meu socorro.

Desapegue das coisas dessa vida, e se apegue com Deus. Pare de olhar os montes de bens materiais perecíveis e comece a olhar para o céu de riquezas e bênçãos espirituais incorruptíveis.

Terceiro Motivo para Olhar Além dos Montes.

O monte ou montanha é também o lugar onde ficam as cavernas. E cavernas podem trazer alguma segurança. Cavernas podem trazer alguma paz. Porém são ambas passageiras.

E o povo de Israel olhava para os montes, em busca de cavernas para se esconder, geralmente quando seu relacionamento com Deus não ia bem. Quando sua aliança com Deus estava fragilizada por causa deles mesmos, que por vezes, deixavam de buscar ao Senhor.

E a busca por cavernas nos montes, era tão desesperada, que quando não havia caverna, eles mesmos cavavam e faziam cavernas para si.

(Jz 6:2 [Revista e Corrigida])
E, prevalecendo a mão dos midianitas sobre Israel, fizeram os filhos de Israel para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações.

Outras vezes, quando alguém olhava para os montes, buscando cavernas para se esconder, o fazia por motivo de tristeza, angústia e depressão. (1Sm 13:6 1Rs 19:9).

E não somente isto, mas a caverna também era lugar de morte. (Ez 33:27). Não é preciso lembrar que os sepulcros eram feitos em cavernas, onde eles enterraram seus mortos. (Gn 23:19).

Então olhar para os montes em busca de cavernas, é ouvir o chamado a tristeza, o convite da angústia, para se entregar a depressão.

Quem esta desistindo de sonhar, parando de acreditar, abandonando os planos e projetos, jogando fora os objetivos, são estes que estão olhando para os montes, entrando na caverna da depressão.

Ainda há esperança

Mas Deus, através dessa palavra, do salmo 121, esta dizendo para ti: Ainda há esperança! Tua vida não acabou. Teus sonhos não morreram. Saia da caverna, e ao invés de olhar para os montes, olhe além, além das montanhas, olhe para o céu azul, de onde vem o Sol da Justiça que vai te aquecer e fortalecer para você voltar a sonhar.

Porque Deus ainda realiza sonhos.

  • Olhe além e espere, o socorro que vem do alto.
  • Olhe além e veja, o Senhor é quem te guarda.
  • Olhe além e entenda, o Senhor não deixará vascilar o teu pé.
  • Olhe além e perceba que a sombra de Deus esta sobre ti, a tua direita.
  • Olhe além e descanse, porque o Senhor te guarda, te protege, de dia e de noite. Creia Nisso!

Deus não desistiu de você. Basta olhar além dos montes.

PregadorManassés.com – Pregações Evangélicas

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”false” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.