Diálogo No Casamento | 12 Erros Que Você Deve Evitar

Compartilhe isso com seus amigos

Diálogo No Casamento | Evite esses 12 erros

Diálogo No Casamento – Em um casamento existem muitas áreas que devem ter uma atenção especial, e dentre essas área temos que prestar atenção e ver como esta indo o nosso diálogo.

O diálogo no casamento é muito importante, é até mesmo uma forma de perceber se o casamento esta indo bem ou não, e todos os casais devem atentar bem para isso, pois o bom diálogo faz parte da saúde de um relacionamento.

Porém vemos que muitos erros são cometidos quando os casais começam a falar, portanto para ajudar, vamos falar sobre 12 erros que devem ser evitados no diálogo, 


1 – Diálogo No Casamento | Evite ouvir julgando

Precisamos entender o que o outro esta dizendo, porém nem sempre entendemos de imediato, mas independente disso devemos ouvir e não julgar.

Antes de concordarmos ou discordarmos do outro é melhor procurar entender do que ouvir ao mesmo tempo julgando muitas vezes de forma equivocada, por que o que para o homem é uma coisa, para a mulher pode ser outra.

O pastor Claudio Duarte por exemplo, diz de forma bem humorada que o nada para a mulher é tudo, e o nada para o homem é nada mesmo, o nunca para o homem é nunca, o e  nunca para a mulher é por que ela quer fazer algo novamente.

Quando a mulher diz: Você nunca me leva pra sair.

O homem fica irritado e diz: Mas nós saímos semana passada (rsrsrs)

Na verdade ela quis dizer que quer sair mais um pouco, mas o homem entendeu que ela quis dizer que nunca saíram.

Então antes de sair julgando o que o outro esta falando procure entender, faça perguntas se for necessário.

 

2 – Diálogo No Casamento | Evite distrações, ouça com atenção e interesse

É realmente muito desagradável quando um esta falando e outro esta claramente com a “mente em marte”, geralmente isso acontece mais com os homens.

É algo que deve ser evitado a todo o custo, pois dessa forma mostramos para o outro que não estamos interessados em ouvir, ou o que estamos fazendo é mais importante do que aquele momento para conversar.

É importante parar, desligar a televisão, deixar o celular de lado, pedir para os filhos saírem no caso as crianças que geralmente costumam interromper, ou seja, evitar qualquer tipo de distração, aquele momento tem que ser de vocês dois.

2 – Diálogo No Casamento | Evite conceitos fechados e de querer ter razão de tudo

É complicado conversar com pessoas que já tem um conceito fechado de tudo, porém precisamos entender que não temos razão de tudo nessa vida.

Temos conceitos diferentes em muitas coisas, portanto ao conversar é bom sempre evitar combater, e estar sempre na defensiva.

Ainda que você esteja claramente com a razão naquele momento, pode não ser a hora de combater, mas é fato que nem sempre temos a razão e devemos evitar essa mentalidade de que o outro esta sempre errado.

3 – Diálogo No Casamento | Evite a tentação de ganhar no grito

Chega a ser feio conversar gritando, isso deve ser totalmente deixado de lado em um diálogo, quando isso começar a acontecer, é bom parar, e se for necessário, conversar em outra ocasião, dialogar não é discutir, berrar, muito menos gritar.

Ao conversar sobre um assunto, se o outro vai aceitar ou não, é uma questão talvez de tempo, mas evite a tentação de “ganhar” no grito.

4 – Diálogo No Casamento | Evite interromper o outro, ouça o outro dizer tudo o que tem pra falar

As vezes a interrupção pode vir por muitas razões, e uma fato é quando não esta entendo claramente o que o outro esta dizendo, ou, por estar irritado, ou por não concordar com o que o outro esta falando.

Mas independente de qualquer coisa evite interromper o outro, ouça o que ele tem a dizer, depois você fala, isso é no mínimo educado.

5 – Diálogo No Casamento | Evite a falsidade no diálogo, seja sincero, mas com cuidado

Não fique guardando mágoa, ou rancor por algo que o outro esta dizendo alguma coisa que esta lhe ferindo, pois nem sempre o outro percebe isso, dependendo do que esta sendo conversado.

Se alguma coisa esta lhe incomodando evite mostrar que esta tudo bem, e diga com se sente quando o outro fala certas coisas, mas não brigue, apenas expresse mais o que você esta sentindo para que o outro entenda.

6 – Diálogo No Casamento | Evite chegar ao extremo de brigarem para depois conversar

As vezes o casal ou um dos cônjuges estão a ponto de explodir, pois tem muitas coisas para falar, porém não separam um tempo para tal fim.

Então começam os desentendimentos pois ninguém entende ninguém, e se esta confusão acontece é justamente a falta de diálogo que esta causando isso.

Não esperem as coisas piorarem para depois começarem a conversar, ou seja, toda vez que algo não estiver indo bem, parem e conversem, isto será muito bom para o casamento.

Geralmente temos muita paciência com as outras pessoas e pouca com a pessoas dentro de casa, talvez pelo costume da convivência dentre outros fatores, porém devemos tratar os da nossa casa da melhor forma possível.

Devemos evitar a impaciência na hora de conversar, se perceber que não esta bem, ou passando mal, ou algo do tipo, fale com o seu cônjuge que não esta bem para iniciar uma conversa naquele momento, melhor assim do que não ter paciência para ouvir.

As vezes é necessário reconhecer a falta de paciência e procurar mudar nessa questão, vamos procurar ouvir mais o outro, escute mais.

8 – Diálogo No Casamento | Evite conversar quando estiver mau humorado

Tem aqueles dias que não estamos para  ninguém, as mulheres tem a questão da TMP, e os homens as vezes andam estressados com alguma coisa que aconteceu no trabalho ou em seu empreendimento.

Independente de qualquer que seja a causa evite, fale claramente com o seu cônjuge que não esta bem, e que não esta bem para conversar no momento.

É muito bom conversar quando ambos estão bem humorados, mas nem sempre é o que acontece, as vezes um esta muito bem humorado, e o outro esta emburrado, então é preciso atentar para isso também.

É bom observar como o outro está e evitar brincadeiras, pois isto pode resultar em uma discussão desnecessária, então use de bom senso e leve a conversa adiante, a brincadeira pode ser feita em outra ocasião. 😉

10 – Diálogo No Casamento | Evite ser irônico ao conversar com o seu conjugue

Ao conversar e ver que talvez não tenham chegado a um comum acordo, evite ser irônico, dizendo coisas do tipo:

“Você esta certa, você sempre esta certa”, “Nada que isso, você esta com toda a razão”, entre outras coisas com tom de ironia, evite isso em seus diálogos com seu cônjuge.

11 – Diálogo No Casamento | Evite insistir quando perceber que o outro não esta bem

Caso você perceba que seu conjugue não está pra conversa, não insista, procure não ficar com raiva caso houver uma recusa para o diálogo, apenas pergunte se está tudo bem, a reposta provavelmente irá esclarecer o por que não querer conversar no momento.

As vezes o diálogo no casamento está péssimo, porém os dois ou talvez um não queira admitir isso, analise bem os pontos acima, e considere melhorar em algumas dessas questões ou em outras que não falamos aqui.

Toda a mudança por menor que seja, mas que visa melhorar o diálogo é muito importante, e faz muito bem para o casamento.

Versículos bíblicos para meditar relacionados ao assunto (NVI)

A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1

 

O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. Provérbios 15:4

 

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18

 

Como o vento norte traz chuva, assim a língua fingida traz o olhar irado. Provérbios 25:23

 


Deixe o seu comentário, e considere compartilhar com todos os seus contatos e amigos



Conheça → Ornanize Seu Casamento | Para Noivas

Compartilhe isso com seus amigos
Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos.
Professor de escola dominical a 17 anos até o momento.
Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs.

Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

2 comentários em “Diálogo No Casamento | 12 Erros Que Você Deve Evitar

  • 22 de novembro de 2017 em 08:14
    Permalink

    Como sempre, este artigo foi muito esclarecedor.
    Realmente, este site veio do céu!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ou comente com o facebook!