Curso de Teologia, Qual o Melhor?

Curso de teologia é feito por muita gente sem antes fazer uma analise prévia de diversos fatores. Portanto surge uma pergunta… se eu quero fazer um curso de teologia qual o melhor dentre eles?

Talvez por existirem milhares de cursos de teologia no Brasil e no mundo, essa não seja uma pergunta tão fácil de resolver. Mas ao mesmo tempo também não é tão difícil dado algumas questões que vamos apresentar para você aqui.

Mas quero deixar claro que aqui não vai ter mimimi, beleza? Vou tentar ser o mais imparcial possível, e no final você tira as suas conclusões e toma a sua decisão.

Como Deve Ser um Curso de Teologia?

Vamos responder essa pergunta, pois acredito que seja de grande importância, além de lhe economizar um bom tempo na hora de escolher. Então pegue a sua garrafa com fé, relaxe e vamos nessa.

Todo o Curso de Teologia Deveria ser Imparcial

Se alguém não gosta disso, tudo bem, devemos respeitar, mas existe algo muito errado ai, pois a parcialidade vai contra a verdadeira sabedoria, concorda? Tiago deixou isso bem claro.

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Tiago 3:17

Então veja que a sabedoria que recebemos de Deus não é parcial, mas muitas vezes o conhecimento que recebemos dos homens não é imparcial, infelizmente.

Portanto perceba o perigo, pois ao fazer um curso de teologia parcial, no final das contas você simplesmente vai estar defendendo ideias, e não de fato as Escrituras?

Então você decide se você quer fazer um curso apenas para defender doutrina a, b ou c, ou se de fato quer aprender a Palavra nua e crua, sem manipulações.

Bem, eu acredito que você seja uma pessoa inteligente e certamente você não vai querer fazer um curso teológico cheio de parcialidade, pois como falamos acima, isso não é característico da sabedoria de Deus.

Curso Direto ao Ponto Sem Enrolação

Acredito que não temos tempo a perder, então é bem desgastante você investir em um curso que fica enrolando. Além disso pra ser sincero existem assuntos que são mera perca de tempo, que são realmente irrelevantes e que nada vai acrescentar ao seu ministério.

Portanto ao escolher um curso de teologia pense por esse lado também, pois isso pode fazer muita diferença a curto e longo prazo.

Dessa forma os temas mais importantes são abordados trazendo um melhor aproveitamento para o aluno. Então o aluno vai aprender mais e melhor e ainda vai ficar muito satisfeito com os resultados.

Ninguém gosta de ouvir uma pregação por exemplo onde se percebe que o pregador esta enchendo linguiça, não é verdade? Assim também funciona quando se trata de um curso de teologia por exemplo.

Então seja criterioso na sua escolha, procure saber de outras pessoas que já fizeram o curso e tome dessa forma uma decisão mais assertiva.

Riqueza de Material

Hoje em dia milhões de pessoas estudam online, em casa, sem precisar se locomover. Dessa forma o aluno escolhe o melhor horário para estudar, trazendo dessa forma mais conforto e proveito no aprendizado.

Realmente é muito bom poder estudar no seu ritmo sem pressa e no horário que achar mais adequado. Além disso uma das coisas que são muito valiosas são os cursos em vídeo aula, contanto ainda com materiais em anexo para o aluno.

É disso que estou falando. É muito bacana você ter um curso em vídeo e também ter os materiais para baixar e ler quando e onde quiser, mesmo quando não se tem acesso a internet.

Concorda comigo? Eu acredito que os seus olhos brilharam agora, mas não brilhou não tem problema, vamos continuar, srsrsr (risos).

Curso Denominacional ou Não Denominacional

E a resposta é? ….. Não denominacional. Opa calma ai, não sai da pagina não, srsrsrs (risos).

Bem, talvez você não tenha gostado, mas essa é a grande realidade e eu vou explicar por que beleza?

Lembra do que falamos acima sobre imparcialidade? Pois é. Dificilmente você irá encontrar um curso denominacional dessa forma. E por que ?

É muito simples. As milhares de denominações hoje geralmente defendem a própria bandeira, eu creio que você já sabe disso muito bem.

E o que é mais assustador nisso tudo é que existem muitas tradições em tais denominações, mas não só as tradições como também diversos outros costumes.

Mas você me pergunta. O que há de errado com as tradições? Depende do contexto, pois infelizmente muitas delas acabam invalidando a Palavra de Deus.

Infelizmente hoje, nós podemos ver que muitas tradições estão sendo mais valorizadas do que a própria Palavra de Deus. Certamente se você usar o seu discernimento irá facilmente compreender isso.

Acredito também que você já percebeu que a grande maioria das instituições religiosas são enérgicas em levantar a sua bandeira, é ou não é verdade? Seja sincero…

De igual modo acontece nos ensinos, que muitas vezes são adequados aos interesses de determinada denominação, ou grupo religioso. Percebeu? Pois é.

Teologia Puramente Bíblica

Não fique chateado, mas será que realmente os muitos cursos que vemos por ai, são puramente Bíblicos? Ou por causa da parcialidade se esta perdendo muita coisa?

Pois é, pois é, pois é. Esse é o mundo em que vivemos, e não podemos ser tão inocentes ao ponto de achar que até mesmo nos ensinamentos teológicos o homem não insista em por o dedo.

Sinceramente, ao estudar um curso de teologia, esqueça se o mesmo é calvinista, Dispensacionalista etc. E sabe por que digo isso? Certamente por que você não estará estudando a Bíblia de forma imparcial.

Portanto isso será muito perigoso, e você perderá anos da sua vida dando voltas em círculos, perdendo tempo, e tendo muitas vezes uma instrução de péssima qualidade.

Esse é o grande problema de abraçar “uma doutrina específica” sem atentar para o todo, ou seja, seus olhos ficarão vendados para muitas coisas que são de extrema importância para o seu conhecimento.

E ai? Vai cair nessa armadilha? Creio que não.

Ta, mas ai você me pergunta:

Onde eu vou encontrar um curso desse? Bom eu estou aqui justamente para te ajudar nisso. E creio que você ainda vai me agradecer depois.

Teologia Biblista e Imparcial, Esse é o Melhor Curso Para Todos Começarem o Quanto Antes

A única coisa que você precisa por agora é conhecer o curso de Teologia Biblista e sem parcialidade.

Eu espero de coração que tenha te ajudado de alguma forma a tomar a sua melhor decisão nesse sentido beleza?

E sinceramente, a minha oração é que você permita que o Espírito Santo abra seus olhos. As vezes isso pode ser um tanto desconfortável, mas muitas vezes os remédios naturais são melhores do que os da farmácia, se é que você me entende.

Você realmente esta diante de uma grande oportunidade, que é de estudar um curso imparcial, puramente bíblico.

Direto ao ponto, sem enrolação, dando a você o melhor aproveitamento.

Curso de Teologia e Algumas considerações

É importante ressaltar algumas coisas no que se refere a diversos cursos de teologia que estão disponíveis. Portanto vejamos apenas uma questão.

Curso de teologia famoso

Será que um curso de teologia só pelo fato de ser famoso é realmente bom? Nesse caso é preciso analisar o que seria um curso bom, pois o que é bom para alguns pode não ser bom para outros.

Entretanto quando se trata de um curso de teologia, devemos deixar de lado as preferências pessoais e atentarmos para o conteúdo do curso.

Então é importante lembrar que mais importante que a fama de um curso é o seu conteúdo, e é para isso que você deve atentar.

Certamente você já deve por exemplo ter escutado muitos pregadores, evangelistas e líderes famosos. Mas quando você atenta para a mensagem dentro do contexto bíblico, você irá perceber que na verdade não existe nada de evangelho na mensagem.

Espero que você pense nisso, pois muitas pessoas estão sengo enganadas por que acham que a fama é aprovação de Deus, mas temos visto hoje que essa não é uma realidade.

Para Quem é Esse Curso de Teologia?

Hummm. Deixa eu pensar…. Para todos. Até para quem já estudou anos de teologia e é considerado o cara mais brabo nessa área. E ai será que eu respondi? Rsrsrs (risos). Creio que sim. 😉

Então é isso meu irmão(a), que leu até aqui. Desejo que você cresça na graça e no conhecimento de Cristo cada vez mais.

Deus abençoe e parte pra cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.