Deus se revela para Jó – Para meditar

Compartilhe isso com seus amigos

PARA MEDITAR OU REFLETIR

Deus se revela a Jó

Texto de referência Jó 41. 22

Vemos aqui, um diálogo muito sublime entre Deus e Jó e a apresentação é claramente visível, conforme escrito: ” Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo:”.

Podemos assim entender que se trata de certos acontecimentos na vida de um homem chamado Jó ele era Chefe tribal de extraordinária piedade e integridade, Jó é abençoado por Deus com prosperidade terrena que o converte no homem “maior do que todos os do oriente” (1:3). De repente, Jó sofre vários reveses de fortuna.

Vítima de uma série de grandes calamidades, vê-se privado primeiro de seus bens e de seus filhos (1:13-19). Seu corpo se cobre de uma enfermidade repulsiva (2:7).

Três amigos, que se apresentam com a intenção evidente de consolar Jó, insistem em que seu sofrimento é castigo pelo pecado , e por isso mesmo, seu único recurso é o arrependimento.

Mas Jó repudia com veemência esta solução, afirmando sua integridade, e admitindo ao mesmo tempo sua incapacidade de entender sua própria condição.

Deus se revela a Jó

Finalmente, Deus responde às contínuas solicitações de Jó, de uma explicação direta de seus sofrimentos. Deus responde, não mediante uma justificação de sua conduta, nem mediante uma solução imediata, mas em virtude de sua apresentação de si mesmo com sabedoria e poder.

Esta apresentação é suficiente para Jó; observa ele que, por ser Deus quem é, deve haver uma solução, e nela apoia sua fé.

Jó tenta demonstrar que a certeza da não depende das circunstâncias externas nem das explicações conjeturais, mas do encontro da fé com um Deus onipotente e onisciente.

E Deus pergunta a Jó “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? ( Jó 38.4).

Faze-mo saber, se tens entendimento”.

Vemos aqui Deus fazendo vários questionamentos a Jó, evidentemente que Jó não saberia dar nenhuma resposta verbal para Deus,contudo, a sua resposta sempre foi de retidão, integridade e temor a Deus.

Eu tenho visto muitas pessoa pregando sobre Jó e o versículo que as pessoas mais gostam de pregar é Jó 41.22 que está escrito: No seu pescoço reside a força; e diante dele a tristeza salta alegre”.

Quero deixar bem claro para os irmão que pregam esse texto que:

1º Deus está mostrando a Jó a fúria de um animal chamado LEVIATÃ

Conforme Jó 41.1 “Poderás tirar com anzol o leviatã, ou apertar-lhe a língua com uma corda?” o leviatã é um animal semelhante ao crocodilo, só que bem maior e muito mais feroz .

2º Muitos pregadores dizem que a tristeza salta alegre diante de Deus, trocaram o leviatã por Deus

Quero informar e deixar bem claro que diante de Deus não existe tristeza, pois, a sua gloria transmite luz, paz, harmonia, alegria e reconhecimento de gratidão, pois, serão poucos que terão esse privilégio conforme escrito em Mt 22.14 ” Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.

Que possamos todos que servimos ao Senhor, fazermos parte de seleto grupo, escolhidos por Deus, a estarmos em sua presença com grande alegria, porque ali, jamais iremos enfrentar o perigo.

Comente sober o tema: Deus se revela para Jó

Que Deus nos abençoe, fiquem na paz e tenham um ótimo dia.
Diácono Ivanildo.

Confira também

Compartilhe isso com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ou comente com o facebook!