14 Coisas para praticar em relação aos filhos

Compartilhe isso com seus amigos

14 Coisas para praticar em relação aos filhos

 

A família é muito importante, e quando a mesma esta fortalecida e bem estruturada certamente será um bem para a sociedade, e todos os que estão envolvidos na mesma viverão muito mais felizes uma vez que todos estão lutando para o bem de todos.

Os pais sãos os principais responsáveis na educação dos filhos, temos visto atualmente o que tem acontecido em nosso país onde estão criando-se leis para tirarem a importância dos pais na família, já ouvimos até dizer para acabar com os dias dos pais e criar “dia dos cuidadores”.

A família tradicional de um tempo pra cá tem sido ataca ferozmente, porém não podemos descansar em relação a isso, devemos confiar em Deus orar pela nossa família e fazer a nossa parte!

Então vamos falar sobre  14 Coisas para praticar em relação aos filhos

1 – Corrija seus filhos

Existem péssimos adultos hoje, simplesmente por que os pais não os corrigiram na infância, é bom lembrar que a falta de correão, também significa falta de cuidado e amor para com os filhos, pois amar não é encobrir os erros, amar não é fazer tudo o que o filho quer, e isso tem que estar bem claro na mente dos filhos

Os pais que não corrigem seus filhos hoje, não terão descanso de alma amanhã!

Castiga o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma. Provérbios 29:17

Saiba que é muito importante corrigir seus filhos, não se pode permitir de forma alguma que a criança faça tudo o que quiser, se errou precisa ser corrigida.

 

A disciplina física é importante no desenvolvimento da criança, porém a bíblia é contra o espancamento.
Ou seja, a correção física deve ser de forma adequada e equilibrada, e isto de forma alguma pode ser visto como abuso infantil.

Discipline seu filho, pois nisso há esperança; não queiras a morte dele.
Provérbios 19:18

Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.
Provérbios 13:24

Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.
Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura.
Provérbios 23:13,14

Note acima que corrigir fisicamente a criança não fara com que a mesma morra com isso, muito pelo contrário isso, pois você ira livrara-la de muitos males amanhã.

2 – Ratifique a autoridade diante dos filhos

Quando o pai estiver corrigindo a criança a mãe deve ratificar a autoridade do mesmo, ou seja, quando a criança que esta sendo disciplinada for de encontro com a mãe para encontrar uma saída, a mãe simplesmente vai dizer para a criança que o pai esta certo.

Da mesma forma o pai com a mãe deverá fazer o mesmo, para que a criança entenda que os pais não estão a favor do erro dela em hipótese alguma, assim a criança perceberá que ninguém estará a favor dela quando errar.

Um dos piores erros que um pai e uma mãe pode cometer é tirar a autoridade do outro, seja em qualquer situação que for.

Ou seja, se a criança pede ao pai para ir a algum lugar, como por exemplo brincar com alguma criança, e a criança ir chorando para a mãe dizendo que o pai não deixou, a mãe simplesmente deve dizer:
“Se seu pai disse não, é não e pronto” e o pai deve agir da mesma forma!

Portanto pai e mãe, sempre ratifiquem a autoridade de vocês diante dos filhos, vocês devem ser parceiros sempre nessa parte.

3 – Reconheça a qualidade

É muito importante que os pais reconheçam a qualidade de seus filhos, portanto sempre reconheça a qualidade de seus filhos, naquilo em que eles acertam, e deixem isso bem claro para eles, isso irá fortalecer a união dos pais para com os filhos.

Isso fará muito bem a criança, pois era irá entender que não é só bronca e correção, mas que também os pais reconhecem quando elas acertam.

Parabenize seu filho quando tirar boa nota na prova, quando ele arrumar o quarto sem vocês pedirem, enfim nunca percam a oportunidade de elogiar seu filho, faça isto até mesmo antes de corrigi-lo.

4 – Lazer

O lazer é muito importante para estreitar a comunhão na família, toda a criança fica feliz da vida quando os pais saem para brincar com eles, vejo por exemplo isso nitidamente na face dos meus filhos, por mais simples que seja a brincadeira ou a saída para algum lugar para brincar, as crianças simplesmente amam.

Na saída com as crianças pode se fazer um piquenique ou ir a um parquinho para deixa-los brincando, ou até mesmo participar das brincadeiras.

  • Desenhar juntos pode ser uma atividade deliciosa, não só com os pequenos! Desenhar e pintar figuras geométricas, paisagens, desenhar uns aos outros, tudo isso pode ser muito divertido.
  • Dancem! Música na caixa e todo mundo se movimentando.
    Se você tem filhos adolescentes, que tal aprender a dançar as músicas que eles gostam de escutar? E que tal ouvir com eles as músicas que você gosta e mostrar como você as dança? Com toda a certeza vocês vão se divertir muito! – (Fonte: http://www.personare.com.br/lazer-e-prazer-ao-lado-dos-filhos-m402)

5 – Ajudar nos deveres da escola

Os pais não devem de maneira nenhuma negligenciar isso, é muito importante ajudar os filhos nos deveres de casa, hoje muitas escolas apoiam e incentivam essa prática dos pais em relação aos filhos, pois de fato é muito importante.

Lembrando que em ralação a isso é bom fixar hábitos e rotinas, fixando horários e deixar claro para seus filhos que eles podem lhe consultar caso precisem.

Os pais devem ver o fato de ajudar os filhos nos deveres da escola como uma importante responsabilidade, ver até mesmo como uma obrigação e como um benefício para os filhos.

6 – Converse com eles

O diálogo com os filhos é de extrema importância, procure sempre iniciar diálogos com seus filhos, como perguntar como eles estão indo na escola, se eles estão sentindo alguma dificuldade em alguma matéria, enfim, separe momentos para conversar com seus filhos.

Perguntem sobre os gostos deles, qual a cor preferida,  para onde gostariam de viajar, deixem a imaginação fluir.

7 – Ore com seus filhos

Separar um momento para orar com os filhos é muito importante, a criança desde já estará se acostumando a falar com Deus através da oração, isso fará uma grande diferença na vida espiritual da criança, tanto agora como no futuro.

Procure mostrar para ela a importância da oração, que nós podemos falar com o Papai do Céu que esta lá em cima quando oramos, e que ele escuta as nossas orações.

É muito importante fazer disso um hábito entre pais e filhos, podem fazer isso sempre antes de dormir.

8 – Leia a palavra com eles

Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Deuteronômio 6:5-7

Leia a bíblia com seus filhos, isso é de suma importância para que eles tenham conhecimento das escrituras, você pode começar lendo para eles uma passagem da bíblia e depois fazer perguntas sobre o que foi lido, para ajudar na fixação.

Procurem fazer disso um hábito com seus filhos também, fixando horários, fazendo disso uma responsabilidade, ou que sabe até mesmo uma obrigação por parte de vocês papais, para o bem de seus filhos.

9 – Antes de dormir

Antes de dormir vocês podem contar uma historinha para seus filhos, como também orar e ler a bíblia, tudo isso pode ser feito em um curto espaço de tempo, porém o que ganha ai é o hábito, e é muito bom para todos.

10 – Ensine seus filhos a ajudarem em casa

Dos 5 aos 8 anos de idade a criança já pode aprender a retirar o lixo, a arrumar o quarto, a dobrar algumas roupinhas, forrar a cama, e se tiver plantas em casa, eles adorarão regar as plantinhas.

Procure sempre incentivar as crianças a ajudarem nos deveres domésticos isso os ajudará a saírem da ociosidade, isso é muito importante.

11 – Leia um livro que a criança goste

Além da bíblia a criança poderá querer que você leia uma historinha para eles, de algum livro que eles gostem, de uma avaliada antes, e leia com ele o livro, e incentive a criança a ler uma parte do livro com você.

12 – Assistindo juntos

Separe um tempo para toda a família assistir aquele filme preferido, isso é muito bom, ou até mesmo aqueles desenhos que eles gostam, afinal tem sempre aquele filme ou desenho que os filhos amam e os pais também.

Aproveitem esse momento juntos, e após o filme podem comentar das melhores cenas.

Nesse caso não precisa estar todos reunidos, se um dos pais estiver sozinho com um dos filhos ou se tiver mais de um filho não importa, isso poderá ser feito também.

13 – Todos reunidos em atividade

É muito bom que todos trabalhem juntos, para que a criança também aprenda a trabalhar em equipe, um ajudando o outro, portanto aproveitem aquele momento, ou elabore um para que todos façam algo juntos, como arrumar a casa por exemplo.

14 – Mesada

Dar uma mesada para a criança pode ser muito bom, para que a criança já aprenda a lidar com o dinheiro, sem contar que é um trunfo na manga para incentivar a criança a gerenciar o dinheiro, você pode fazer da mesada uma grande aliada sua, para ensinar a criança a não desperdiçar o dinheiro, a economizar e administrar.

Deixe o seu comentário Em 14 Coisas para praticar em relação aos filhos

Deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos e contatos!

Basta clicar em um botão no início do artigo ou abaixo e compartilhar!

 

 

Confira também

Compartilhe isso com seus amigos
Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos.
Professor de escola dominical a 17 anos até o momento.
Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs.

Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ou comente com o facebook!