Que tal entrar e tomar uma xícara de café?


Ola! Assista mais vídeo da Alem do Sol TV:


Curta, se inscreva, comente e compartilhe!!

O Video hoje nos leva a refletir através do Café! Bebida muito presente no cotidiano! O mesmo carrega em si um grande histórico e significado, já reparou que quando duas pessoas combinam de se encontrar para um cafezinho, provavelmente estão mais preocupadas em ficar juntas do que necessariamente em bebê-lo.
A resposta está na capacidade que o café tem demonstrado em aproximar as pessoas. Essa é uma exclusividade dessa bebida atemporal e fascinante, que viaja pelos séculos, se reinventa e está cada vez mais presente na vida e na mesa das pessoas.
O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades que favorecem isso.
O Prof. Dr. Darcy Roberto Lima. Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, este médico, escritor e professor do Instituto de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor Associado de Pesquisas, ICS, Vanderbilt University, TN, USA, dedica-se a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos.
O café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque. A região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café. Segundo uma das “lendas” da descoberta do cafeeiro, um pastor etíope foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento após fazer uso de folhas da planta de café em sua alimentação, influenciando no comportamento de monges que o observaram. Da Etiópia foi levado para a Arábia. Os árabes tentaram manter o privilégio, pois foram os primeiros a cultivar essa planta “milagrosa” que assumia grande importância social devido ao seu uso na medicina da época para a cura de diversos males. Da Arábia o café foi levado primeiramente para o Egito no século XVI e logo depois para Turquia. Na Europa, no século XVII, foi introduzido na Itália e na Inglaterra. O café era consumido por diversas classes sociais, inclusive por intelectuais. Logo depois passou a ser consumido em vários outros países europeus, chegando à França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda.
Seguindo sua marcha de expansão pelo mundo, o café chegou nas Américas e nos Estados Unidos, atualmente o maior consumidor e importador mundial de café. Foram os holandeses que disseminaram o cafépelo mundo. Inicialmente transformaram suas colônias nas Índias Orientais em grandes plantações de café e junto com franceses e portugueses transportaram o café para a América.
Veja com estas informações que o café é um elemento que rompeu fronteiras e reuniu diferentes pessoas na história.
Os estabelecimentos conhecidos como café, cafeteria ou cafetaria é um que tem o café como carro chefe assim como outras bebidas, bem como refeições ligeiras. De um ponto de vista cultural, desempenharam um importante papel social, constituindo-se em locais de reunião e troca de ideias.
Desde o século XVI, as cafeterias têm funcionado com locais de encontro nos países do Oriente Médio, onde os homens se reunem para beber café ou chá, para ouvir música, para ler livros e para jogar xadrez ou gamão. No Egito, na Turquia e na Síria, os cafés continuam a atrair muitos homens, que lá vão com o objetivo de jogar xadrez, ver televisão.
O café Le Procope, fundado em Paris em 1686 e ainda em funcionamento, foi um local importante do iluminismo francês. Filósofos como Voltaire, Rousseau e Diderot frequentaram-no, e é tido como o berço da primeira enciclopédia moderna.

Embora Carlos II de Inglaterra tenha tentado, mais tarde, suprimir os cafés de Londres por serem “lugares onde se propagavam boatos a respeito de condutas escandalosas de sua majestade e de seus ministros”, o público continuou apegado a eles. Eram espaços democráticos, abertos a pessoas de todos os status sociais e, em consequência, associados à igualdade e ao republicanismo. As casas de café transformaram-se em lugares de reunião onde negócios poderiam ser fechados, notícias difundidas e jornais lidos.
O mundo econômico gira em torno à Bolsa de Valores de Nova York, uma das principais instituições financeiras do planeta. Poucos sabem, mais tem início no café. O começo das operações financeiras desta cidade dos Estados Unidos foram realizadas em uma cafeteria: a Tontine Coffee House.
Fundada em 1793, na famosa Wall Street, a Tontine Coffee House passou a abrigar os pregões da Bolsa de Nova York. O estabelecimento era um lugar de reunião para agentes de seguro, corretores, negociantes e políticos.
O café é uma bebida democrática, que une gerações, agrada a inúmeros paladares e costuma fazer parte do cardápio de diferentes classes sociais. Ele é acessível e todos os dias é degustado por pessoas da classe alta e também pelos menos abastados, por trabalhadores braçais e por executivos. O Café é democrático, e é paixão mundial! E, em diferentes lugares e arranjos sociais, ele tem a capacidade de reunir amigos e familiares ao redor da mesa, seja em uma casa de cafés ou em uma simples refeição diária.
Agora pense comigo! Este café, elemento que supera fronteiras será que não pode nos fazer lembrar daquele que em uma rompei fronteiras bem mais profundas trazendo esperança para todos os povos e reunindo eles ,pois nele nao há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus! (Gálatas 3:28).Em Cristo o evangelho atravessa o mundo!
Este café na qual muitos se reúnem na mesa nos faz lembrar de uma prática na qual o mesmo cristo deseja: A comunhão.
e no contexto bíblico o ato de reunir como igreja é uma manifestação desta comunhão em Hebreus 10:24-25 diz consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia
Atos 2:42 mostra que a comunidade cristã perseverava no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações, esta comunhão entre pessoas é boa e suave como a salmista diz e está ligada a comunhão com Deus que de fato exige aquilo que vemos em 1 João 1:6-7.
Primeiro: se afastar das trevas,
Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Segundo: Comunhão uns com os outros!
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Amigos em outras palavras se quiser tomar um café com Jesus, mediante todas as simbologias apresentadas aqui ele não está tão distante muito menos surdo para o povo de Israel certa vez ele disse em Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
o senhor precisa de verdadeiros adoradores pessoas que o conheçam de verdade e para isso é preciso de comunhão pois a vida eterna é esta: que te conheçam ao Único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviou (João 17:3) esse dia:
Cristo faz uma pergunta um pouco diferente do Girafales para dona Florinda, ele diz:
Posso entrar em sua vida para tomarmos uma xícara de café?

2019 06 12 10 27 09 - Que tal entrar e tomar uma xícara de café?

Pode Ser de Seu Interesse Também!

Daniel Vieira

Avatar

Roteirista, Ator e Professor licenciado e especialista em História, mestrando em Ciência da Educação, lecionando na rede pública e privada a mais de 10 anos, Casado com Ruth Brasil, Líder da Cia de Artes Graça e idealizador do Canal de Video: Além do Sol Tv! Onde junto com sua equipe, a multiplicidade de formas de manifestações do evangelho é valorizada!

Website: https://www.youtube.com/user/danielvieirast1?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.