Continua após a publicidade

Provérbios Capítulo 23: Sabedoria Para Uma Vida Próspera e Significativa

Continue após a publicidade
Provérbios Capítulo 23 conselheirocristao.com.br
Continue após a publicidade

O livro de Provérbios Capítulo 23 é uma coleção de sabedoria prática e conselhos morais do antigo Israel. O capítulo 23 contém uma riqueza de princípios valiosos que podem nos guiar em direção a uma vida próspera e significativa.

6 Conselhos em Provérbios Capítulo 23

1. Evite a Ganância e a Extravagância (vv. 1-3)

“Quando você se sentar para comer com um governante, observe atentamente o que está diante de você e ponha uma faca em sua garganta, se você for um homem de apetite. Não anseie pelas iguarias dele, pois são comida enganosa.” (Pv 23:1-3)

Este provérbio nos adverte contra a ganância e a extravagância. Assim, quando estivermos em situações de abundância, devemos controlar nossos apetites e evitar o excesso. Ademais, a ganância pode levar a consequências negativas, como problemas de saúde e desperdício financeiro.

2. Trabalhe duro e Seja Diligente (vv. 4-5)

“Não se esforce para ficar rico; tenha bom senso. Olhe para os pássaros: não semeiam nem colhem, nem armazenam alimentos em celeiros; contudo, Deus os alimenta. Você não pode aprender algo com eles?” (Pv 23:4-5)

O trabalho árduo e a diligência são essenciais para o sucesso. Devemos evitar ficar obcecados com a riqueza rápida e, em vez disso, nos concentrar em construir gradualmente nossa riqueza por meio de trabalho honesto. Além disso, é importante destacar que Deus provê para aqueles que confiam nele e trabalham duro.

Hoje existem muitas promessas de ganho fácil na internet, o que geralmente acaba atraindo muitas pessoas a caírem em golpes. Por isso é importante ficar atento e procurar agir a cada dia com cautela.

3. Evite Pessoas Tóxicas (vv. 6-8)

“Não coma com alguém invejoso ou ganancioso, nem se junte à companhia de quem tem olhos vorazes, pois ele é como aquele que calcula os custos de uma refeição. ‘Coma e beba’, ele lhe dirá, mas seu coração não está com você.” (Pv 23:6-8)

Este provérbio nos aconselha a evitar pessoas tóxicas que podem ter uma influência negativa em nossas vidas. Portanto, devemos cercar-nos de indivíduos positivos e encorajadores que nos apoiam e nos ajudam a crescer.

Além disso, o que não falta hoje são pessoas negativas, que não querem ver o melhor do seu semelhante, antes tem mais prazer em humilhar com palavras, do que incentivar ao crescimento.

Geralmente são pessoas que não conquistam nada e acham que mais ninguém do seu convívio é capaz de prosseguir para um crescimento significativo em alguma área da vida.

Fique longe de pessoas assim, e esteja perto de pessoas que ainda que não concorde com você em tudo, mas quer ver o seu crescimento.

4. Discipline Seus Filhos (vv. 13-14)

“Não deixe de disciplinar a criança; não se preocupe com seu choro. Se você a espancar com a vara, ela não morrerá. De fato, a disciplina a salvará da morte.” (Pv 23:13-14)

A disciplina é uma parte essencial da educação infantil. Portanto, devemos corrigir nossos filhos quando necessário, mesmo que isso signifique lidar com consequências difíceis. Além disso, é importante destacar que a disciplina amorosa ajuda as crianças a aprender o certo do errado e as prepara para a vida adulta.

Uma das piores coisas que os pais podem fazer pelos filhos é dar tudo o que eles querem e em nenhum momento dizem não. Certamente esses pais não sabem os tipos de monstros que estão criando para o futuro.

Além disso, vai trazer sofrimento não somente para os filhos, mas também para si mesmos. Muitas vezes a disciplina está simplesmente em dizer não para os filhos quando é necessário, e com certeza muitas vezes será necessário.

5. Controle Sua Língua (vv. 9-12)

“Não fale ao insensato, pois ele desprezará o bom senso das suas palavras. Não ultrapasse os limites da propriedade; não invada os campos dos órfãos, porque o Redentor deles é poderoso e defenderá a causa deles contra você.” (Pv 23:9-12)

Este provérbio enfatiza a importância de controlar nossa língua. Portanto, devemos evitar falar palavras insensatas ou prejudiciais. Além disso, é crucial respeitar os limites dos outros e evitar tirar vantagem dos vulneráveis.

Perceba que hoje está cada mais difícil impedir tais coisas, mas nada passa desapercebido aos olhos do Criador de todas as coisas.

E também como foi falado acima, evite perder seu tempo falando com pessoas tolas, que simplesmente vai desprezar o bom senso de suas palavras.

6. Seja Humilde e Responsável (vv. 15-18)

“Meu filho, se o seu coração for sábio, meu coração se alegrará; sua boca me trará alegria quando você falar o que é certo. Não inveje os pecadores, mas permaneça firme no temor do Senhor todos os dias.” (Pv 23:15-18)

A humildade e a responsabilidade são virtudes essenciais. Portanto, devemos reconhecer nossas próprias falhas e buscar orientação de Deus. Além disso, é importante ser responsáveis por nossas ações e evitar a inveja dos outros.

Provérbios Capítulo 23 é um Tesouro de Sabedoria Para Nós

Provérbios Capítulo 23 é um tesouro de sabedoria prática que pode nos guiar em direção a uma vida próspera e significativa.

Aplique Provérbios Capítulo 23 na Sua Vida

Ao usarmos esses ensinamentos no nosso dia a dia, podemos ficar longe de problemas, fazer escolhas inteligentes e ter amizades e parcerias boas. Que as lições deste capítulo nos motivem a viver de maneira cheia de sentido e rica em Deus.

Siga nosso perfil @conselheirocristao.com.br no Instagram.

Continue após a publicidade
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.
Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade