Não Tenha Medo

Não tenha medo e não permita que o medo controle você.

Estamos vivendo um cenário em que muitas pessoas estão amedrontadas, mas isso é algo que precisa ser controlado. O medo pode neutralizar ações sensatas de uma pessoa, pois dificilmente alguém consegue pensar e agir com lucidez quando esta com muito medo.

O povo precisa estar informado do que esta acontecendo no mundo, e hoje temos a TV e o jornal para isso, além do jornal impresso. Entretanto o povo quer saber acerca dos fatos de forma mais confiável possível.

Entretanto não é o que ocorre de fato, pois muitas mídias manipulam as informações e isso não é mais novidade para mais ninguém.

Na internet vemos por exemplo diversas matérias dizendo que a rede globo é confiável, entretanto não é o que leitor diz. Por isso recomendamos que a globo não deve ser assistida, mas essa é uma opinião nossa cabe a você decidir.

Hoje por exemplo esta sempre sendo divulgado que uma certa quantidade de pessoas morre por dia no Brasil. Mas por que tantas pessoas reclamam que parentes morreram de uma outra doença e mesmo assim entraram para a estatística do covid? Estranho não é?

E isso não é o que o nós estamos falando aqui, basta você pesquisar e ver diversos vídeos sem edição na internet de pessoas reclamando. Portanto é preciso que o povo fique mais atento a tudo o que tem acontecido.

Mantenha-se Informado, Mas Não Fique com Medo por Causa das Informações

Manter-se informado é até uma questão de responsabilidade, mas ficar com medo das informações é desnecessário. Até mesmo por que quando você se informa é justamente para saber o que fazer após aderir a informação.

Então é muito importante que você mantenha a sua mente lúcida, não se permita ser tomado pelo medo, pois isso só vai atrapalhar você e não vai ajudar em nada.

Talvez não seja tão fácil aderir a isso na prática, mas é o que precisa ser feito. Muita gente até pode ajudar você nisso, contudo essa é uma responsabilidade principalmente sua.

O medo é até normal por diversos motivos, mas o medo que neutraliza suas ações e te impede de agir de forma inteligente se torna algo extremamente prejudicial.

O Medo é um Dispositivo de Proteção

Nesse sentido o medo é importante, pois ninguém vai ficar em rua movimentada por carros, pois tem medo de ser atropelada, logo essa pessoa está protegendo a sua vida.

Da mesma forma ninguém vai cruzar um caminho onde esta acontecendo uma troca de tiros por exemplo, pois tem medo de ser atingido e morrer.

Então o medo como um dispositivo de segurança, que impede você de ir ao encontro do perigo é perfeitamente normal. Entretanto temos visto que a sociedade esta com um medo patológico.

Segundo o psiquiatra Dr. Caio Magno, da Clínica Estar, o medo é considerado patológico quando é exagerado. “O medo se torna uma fobia quando é desproporcional em relação ao estímulo e interfere na vida profissional, social e acadêmica, impedindo a pessoa de realizar suas atividades.

Eu pergunto você… o que tem causado mais medo na pessoas a não ser o bombardeio de notícias propagadas na mídia televisiva e na internet?

Portanto tome muito cuidado quando ouvir acerca de qualquer coisa, pois obviamente se você ouvir uma pessoa tomada pelo medo, ela poderá dar uma dimensão muito maior ao problema.

Então o medo como dispositivo de proteção é saudável, mas o medo em excesso pode se tornar uma doença que precisará ser tratada.

Um Exemplo Bíblico Acerca do Medo

Moisés Envia Espias Para Canaã

Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha:
E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito.
E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas.
Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas.
Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate.
Números 13:17-21

Acima vemos que Moisés, antes de entrar na terra de Canaã enviou homens para espiar segundo o que Deus falou com ele. Moisés então envia homens que eram maiorais dentre o povo, e após isso tais homens deveriam trazer a notícia de como era a terra de Canaã de acordo com o relato dito por Moisés. Foram 12 homens no total.

A Notícia

Depois de quarenta dias os homens que foram espiar a terra retornam para dar o relato a Moisés, Arão e o povo em geral.

E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Números 13:26-33

Considerados Como Gafanhotos

Agora então era a hora de dar a notícia para o povo, e no texto acima perceba que eles deram realmente um relato de como era a terra e o que tinha na mesma. Dentre os doze espias dez deles disseram que devido aos moradores daquelas terras eles não conseguiriam conquistar a mesma.

Além disso note que eles com medo dos moradores da terra se comparavam a gafanhotos diante dos gigantes que moravam lá. Mas não parou por ai, eles disseram que os moradores daquelas terras os enxergavam da mesma forma.

Não sei se você percebeu mas eles ficaram tão apavorados que falaram coisas que estavam fora da visão deles. Eles disseram que os moradores da terra os subestimavam, mas isso não saiu da boca daquelas pessoas mas deles mesmos.

É como se você visse uma pessoa olhando para você, e por consequência disso você dissesse:
“você esta me olhando e pensando em me destruir.”
A outra pessoa poderia lhe responder:
“Você esta louco? De onde tu tirou essa ideia?”

Então perceba que por causa do medo eles inventaram situações que talvez não existiam. Na verdade quem sabe se aqueles moradores avistassem os espias não se sentiriam realmente ameaçados? Não podemos dizer, mas de fato os dez espias se sentiram incapazes de encorajar o povo a lutar.

Não Tenha Medo, Tenha Fé

Ao contrário dos dez espias que disseram que a terra era de fato prospera, mas que não poderiam entrar nela, Josué e Calebe pensaram diferente. Os dez espias disseram literalmente que o povo daquela terra eram mais fortes do que eles, e ate poderia ser. Mas Calebe disse:

Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Josué e Calebe tentava alimenta o coração do povo com fé, fazendo-os lembrar da promessa que Deus havia dado a eles. Mas será que o encorajamento de Josué e Calebe deu certo?

Muitas vezes um povo apavorado não da ouvidos a qualquer palavra de esperança.

O Resultado da Notícia Ruim

Continuando perceba que todo o povo simplesmente se sentiu impotente diante da situação em que estavam vivendo. Será que não estamos vivendo coisa semelhante em nossos dias? Um povo que esta se sentindo totalmente impotente diante dessa pandemia?

A solução apresentada pro muitos foi que um líder fosse constituído entre eles e dessa forma voltassem ao Egito, pois era o que eles parecia mais seguro. Certamente o medo os fez esquecer do quanto eles sofreram no Egito.

Além disso quando Josué e Calebe novamente tentaram encorajar o povo, a resposta foi que eles quase foram apedrejados, e isso só não aconteceu por que Deus interviu.

Hoje vivemos dias parecidos. Muitas pessoas tentam mostrar soluções lógicas e mais viáveis.
Mas o povo, por causa do medo tenta apedrejar tais pessoas. Pois querem qualquer coisa que lhes pareça ser a solução imediata.

Veja o exemplo da vacina, que logo no início mesmo sem poder provar muita coisa, como sua eficácia por exemplo. Mas o povo com tanto medo queria ser vacinada a todo custo, mesmo que não fosse aprovada por instituições como a Anvisa.

Não Tenha Medo Diante da Situação Atual

Então veja o que o poder de uma notícia ruim pode fazer com as pessoas. Elas ficam totalmente desencorajadas, e muitas vezes ficam perdidas sem saber o que fazer.

Portanto com medo ou sem medo o problema esta ai do mesmo jeito. Mas entrar em desespero não será a solução, muito pelo contrário, isso pode fazer com que mais problemas aconteçam.

Quando as pessoas estão com medo elas costumam potencializar o tamanho e a força do problema. Dessa forma o problema parece ser muito maior e mais forte do que realmente é de fato.

Então e hora do povo por a cabeça no lugar, e procurar agir com cautela. Dessa forma poderá olhar para os problemas que tem acontecido e focar mais em soluções do que ficar com medo e meter medo em outras pessoas.

Não deixe o medo dominar a sua mente, pois a mesma precisa estar sã para tomar atitudes inteligentes e não irracionais.

O Que Acontece Quando um Rato se Sente Acuado?

Um rato ao se sentir acuado e por consequência com medo, simplesmente ataca aquilo que vê como oponente. Certamente o rato faz isso por instinto de sobrevivência. E com os seres humanos não é diferente, pois muitos quando se sentem acuados também atacam.

Contudo existem diversos contextos nessa situação, pois da mesma forma você deverá agir energicamente por exemplo para ter que proteger a sua vida.

Mas diante da situação que esta ocorrendo, você não deve se sentir como um rato acuado ao ponto por exemplo de atacar o governo, pois nesse caso você poderá fazer isso, ser retaliado e ainda receber a culpa.

Quero dizer que os mesmos que metem medo, pode culpar você por tentar se defender e você ainda sofre as consequência, se é que você me entende.

Portanto se você tiver que se manifestar, se manifeste, mas faça isso de forma pacífica para que a culpa não recaia sobre você.

Portanto abandone o medo, e procure manter sua mente tranquila e em paz. Acima de tudo confie em Deus e ajude como puder as pessoas que estão a sua volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.