As Minhas Iniquidades São Numerosas

As minhas iniquidades são numerosas, mais do que os cabelos da minha cabeça.

Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.
Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade.
Porque males sem número me têm rodeado; as minhas iniqüidades me prenderam de modo que não posso olhar para cima. São mais numerosas do que os cabelos da minha cabeça; assim desfalece o meu coração.
Salmos 40:10-12

Essa parte do Salmo de Davi retrata a sua tristeza pelas suas iniquidades.

Davi declara que apregoou a fidelidade de Deus e a salvação do Senhor, e que não escondeu a justiça de Deus dentro do seu coração.

Mas ao mesmo tempo ele pede para que as misericórdias do Senhor não fossem retiradas da vida dele.

Pediu que a benignidade de Deus a verdade o guardassem.

Não Posso Olhar Para Cima

As Minhas Iniquidades São Numerosas

Davi se sentia tão indigno, de maneira que não conseguia sequer olhar para cima, pois considerava quão numerosas eram as suas iniquidades.

Mas como pode um homem como Davi, o homem que não escondeu a justiça de Deus em seu coração, que apregoou a verdade e a fidelidade de Deus, estar tão cheio de iniquidade?

Essa era a condição miserável em que ele se sentia, e muitas vezes isso pode acontecer na vida daqueles que professam o nome de Cristo.

Pessoas que outrora pregaram a verdade, pregaram com justiça, mas caíram, e hoje não conseguem sequer olhar para cima.

Tais pessoas suplicam a misericórdia de Deus, pois a do homem jamais terão.

O Julgamento de Deus Vs O Julgamento do Homem

Quando uma pessoa peca, as pessoas costumam julgar da forma que pensam, baseadas obviamente em suas convicções. Mas nem sempre o julgamento dessas pessoas é justo.

É possível que pessoas que outrora eram vistas como um grandes exemplos de fé, de testemunho, caiam em pecado, e alguns até muito graves.

Entretanto isso não quer dizer que aquela pessoa outrora não era sincera em suas convicções. Pois geralmente quando alguém cai, muitos julgam só o fato da queda, desconsiderando todo o histórico da pessoa.

Davi por exemplo foi conhecido como o homem segundo o coração de Deus, mas adulterou, e além de adulterar mandou matar o marido da mulher que cometeu o adultério.

Além disso na Bíblia estão registrados outros pecados que Davi cometeu, ao ponto de milhares de pessoas terem morrido pela espada de um anjo.

Mas Deus de fato conhecia a Davi, e quem realmente ele era, mas o homem não vê dessa forma.
Quando alguém cai, as pessoas julgam como se tal pessoa sempre fosse daquela forma, e que nem se quer poderia falar de Deus, ou coisa do tipo.

A Rejeição do Homem e a Misericórdia de Deus

Geralmente as pessoas rejeitam quem peca, e até mesmo o próprio Deus pode rejeitar uma pessoa dentro de um contexto, pois Ele corrige o filho que ama.

Contudo o Criador de todas as coisas, de fato conhece o coração de cada ser humano, na profundidade. Ele conhece todos os pensamentos do homem, conhece por completo todo o seu ser.

Isso deve servir de consolo para todos os que hoje são rejeitados devido a algum pecado que cometeu, e que perante os homens estão manchados.

Além disso essa é uma das consequências do pecado, portanto não espere ser aceito por todos após uma queda.

Mas sempre conte com as misericórdias de Deus, se levante, abandone o pecado e se entregue ao Senhor de todo o seu coração e alma.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois as mesmas não tem fim.

Siga nosso perfil no Instagram

Compartilhar...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.