A União Utópica da Igreja Atual

A União Utópica da Igreja Atual – Reflita sobre o assunto!

Atualmente quando converso com algumas pessoas sobre a igreja como um corpo no que se refere a união, parece que falo de algo utópico. “A tradição hoje em dia esta acima das próprias escrituras (Irmão Leonardo – Itaperuna)

Em apenas um pequeno espaço existem vários grupos denominacionais. Então vem a pergunta. Se esses irmãos moram no mesmo bairro, até na mesma rua, em alguns casos são até vizinhos…por que não congregam juntos? Muitos desses irmãos estavam congregando no mesmo lugar, mas a mentalidade de hoje separou a todos, e cada um foi abrir o seu próprio grupo.

Você passa em uma rua ai tem a “a igreja do pastor fulano” na mesma rua já tem a igreja do pastor beltrano, e ainda na mesma rua tem a igreja do pastor cicrano. Acrescente-se ainda que eu dito na mesma rua e em uma distância curtíssima. Mas é bom lembrar que ninguém foi chamado para ter igreja, e sim pra ser igreja. Jesus é o único dono da igreja e ele não deu essa posse para mais ninguém.

O Que Divide Esses Irmãos

Muitos estavam congregando no mesmo lugar, mas por causa de desavenças abriram o seu próprio grupo. Outro se sentia inútil no local onde estava congregando e então resolveu ser “útil” abrindo o seu próprio grupo. Outros até mesmo brigaram de verdade, e o ofendido saiu de debaixo da “autoridade” do ofensor e abriu o seu próprio grupo.

Certamente existem outros diversos motivos para que os grupos se multipliquem, todavia qualquer um desse motivo promove a unidade da igreja? Certamente que não, só promove a “união” dentro do próprio grupo.

Alguém pode até dizer que você não deve congregar em lugar onde existam panelinhas. Mas olhando para as mais de 30 mil denominações não seriam cada um delas uma form de panelinha?

Divisões no Corpo de Cristo

Muitos irmãos dizem claramente que as denominações são divisões no corpo de Cristo. Então parando para pensar bem…eles etão certos. O apóstolo Paulo já havia discutido e repreendido os que se se procediam quando disse:

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.
Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
1 Coríntios 1:10-13

Hoje acontece a mesma coisa, só mudaram os nomes. E paulo faz a pergunta: Esta Cristo Dividido?

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Coríntios 3:3-7

Paulo toca no assunto pela segunda vez na carta aos Corintios.

Note que Paulo toca no assunto duas vezes na mesma carta que escreveu aos Coríntios. Portanto o apostolo deseja ardentemente a união dos irmãos. Então hoje acontece a mesma coisa, e quando se fala nesse assunto muitos irmãos simplesmente ignoram.

A Igreja Brasileira Esta Unida Realmente?

Essa é uma pergunta fácil de responder nos dias de hoje. Não somente existem as divisões como também existem o preconceito de irmãos para como outros irmãos. Existem grupos que dizem até mesmo que os outros estão perdidos. Se um irmão decide sair de uma denominação ele é chamado de desigrejado. Então perceba que a coisa está complicada, e se você falar que esses irmãos devem se unir, você vai ouvir vários argumentos para que isso não aconteça.

A União Utópica da Igreja Atual – Uma Triste Realidade

Por mais que as pessoas digam que a igreja de Cristo está unida, infelizmente isso não passa de uma utopia. As divisões se multiplicaram e continuam se multiplicando. Portanto cabe a cada um dos irmãos examinarem as Escrituras e procurarem servir a Deus conforme as próprias Escrituras e não conforme os homens. É claro que quanto mais se Conhecer as doutrinas de Cristo melhor será para um.

Certamente hoje muitos de nós nem se quer sabemos como se reunir da forma como a igreja deveria se reunir. Mas enfim, que o Espírito Santo continue abrindo os olhos de muitos irmãos como tem acontecido ultimamente e que o nosso maior desejo seja unir e não inaugurar mais divisões. Que Deus abençoe a todos!

Assista este vídeo

Gostou do artigo? Considere compartilhar...

Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Website: https://www.conselheirocristao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.