Porque o Justo Sofre: 3 Questões Para Pensar

Porque o justo sofre? Essa é uma pergunta feita por muitas pessoas, pois não conseguem compreender porque uma pessoa boa passa muitas vezes por muitos sofrimentos.

Texto base : ” Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra.” Salmos 34:19.

1 Semeadura

1 – O justo sofre por causa da semeadura pois é lei universal de Deus em Gálatas 6; 6, 7 tudo que o homem semear também ceifará. Semeia na carne na carne ceifará a corrupção e o que semeia no espírito ceifará a vida eterna.

Semear na carne significa ; tomar decisão sem consultar a Deus em oração, fazer sua própria vontade de forma precipitada.

As escolha ruim sempre traz consequências mais cedo ou mais tarde, as consequências vem de todos os nossos atos.

Então ainda que uma pessoa tenha sido justificada por Cristo, ainda assim ele pode cometer erros e fazer escolhas erradas.

Portanto a colheita vem para todos, sejam para pessoas boas ou ruins.

Além disso, dependendo de como foi o passado da pessoa, ainda que ela tenha recebido a Cristo, pode ainda hoje sofrer consequências de atitudes erradas do passado.

Certamente Deus perdoa os nossos pecados, mas dependendo do contexto, as consequências podem durar por anos, ou pelo resto da vida.

2 O Justo Sofre Porque Tudo Sucede a Todos

Em Eclesiastes 9:2,3 diz que o que sucede ao justo também sucede ao ímpio.
Se o ímpio fica desempregado , o justo fica também. O ímpio fica doente o justo também fica doente.

Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.

Eclesiastes 9:2,3

Portanto é importante entender que nesse mundo todos passam por problemas, muitas vezes problemas sérios, pois todos estão sujeitos a isso, inclusive os justos em Cristo.

3 – O justo sofre porque Deus o prova

Quando lemos em Deuteronômio 8:2, Deus põe seu povo a prova para ver o que havia em seu coração.
Além disso como Deus já sabe de tudo, o contexto é para que o povo entendesse se de fato estavam com inteireza de coração diante de Deus.

Sendo assim quando Deus prova seus filhos e filhas não é para matar, mas levar para patamares maiores como também levar seus filhos à amadurecerem na fé, para crescimento na fé, ter mais experiência com Deus.

Além disso temos experiência com Deus também através das tribulação e obstáculos que ao longo da vida enfrentamos.

Então diante do sofrimento reclamações e murmurações nunca serão a solução, mas sim depositar toda a confiança no Senhor que é conhecedor de todas as coisas.

Muitas vezes não temos muitas respostas no momento, mas um dia eles aparecerão, conforme a vontade de Deus.

Pense e medite nessas coisas. Que Deus te abençoe.

Inscreva-se no Canal Conselheiro Cristão

Compartilhar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.