Continua após a publicidade

Por onde começar a estudar a Bíblia? 5 dicas incríveis

Continue após a publicidade
Por onde começar a estudar a Bíblia?
Continue após a publicidade

Quer saber por onde começar a estudar a Bíblia? Pratique essas 5 dicas incríveis.
Se você deseja estudar um pouco mais sobre a Bíblia, mas se sente perdido por não saber por onde começar? Saiba que essa é uma sensação muito comum, mas não precisa se preocupar.

O livro de Salmos, é um dos mais belos, além de trazer muitos capítulos de gratidão, exortação e louvores a Deus. Ele em geral, é um ótimo livro para iniciar essa jornada de conhecimento bíblico.

De toda forma, ao iniciar qualquer livro da Bíblia, ele falará diretamente ao seu coração. Isso porque a palavra de Deus se renova a cada dia. É uma das formas de Deus falar com cada um de nós de forma particular, por meio de suas escrituras.

Para que você tenha um perfeito aproveitamento da leitura da Bíblia, deixaremos a seguir, algumas dicas para você, como leitor seguir.

1. Crie uma rotina

Evite começar a ler a Bíblia em um dia, é passar diversos dias sem nem tocar nela. É preciso criar uma rotina de responsabilidade para com o estudo da palavra de Deus. Por isso, crie uma rotina, no início ou no fim do dia, é uma ótima opção:

2. Faça uma oração

É importante manter uma rotina de oração para que o canal direto com Deus seja realmente cultivado. Cada salmo, por exemplo, serve como uma oração, caso você não se sinta confortável ainda de conversar com Deus com suas próprias palavras.

Uma vida de oração, é uma vida com um vínculo direto com Deus, pois a oração é uma forma de expressarmos como nos sentimos, uma forma de agradecer a ele por tudo, de pedir perdão, de falar o que nos aflige.

3. Leia e medite

Escutar o que Deus quer é ler e meditar em sua palavra, buscando entender o sentido dela para você. Por deixemo-lo, temos o estudo do Salmos 103, em que ao estuda-lo permite entender que Deus nos perdoa e nos cura, além de nos amar e nos livrar do mal.

O amor, a gratidão e o perdão estão muito presentes nesse salmo, porém ele possui muito mais, quando você lê e medita em cada versículo. Por meio dele, Deus fala grandemente com seus filhos.

4. Discuta com amigos

A descoberta do sentido de cada passagem bíblica, em geral, pode ser entendida de diversas formas. A história alô contada, é real, é única. Mas por meio de cada história, Deus procura falar com cada filho seu.

Por isso a troca de pensamentos com colegas é muito proveitosa. Nesse período de pandemia, vocês poderão realizar reuniões online para discutirem pontos que foram vistos individualmente por cada um. Assim a amizade será fortalecida cada vez mais em bons sentimentos e boas conversas.

5. Não misture

Esse é um erro muito comum, que novos leitores cometem. A Bíblia é um livro com histórias e mensagens que Deus usa como um instrumento, a fim de nos orientar, de conhecermos mais a ele e ver exemplos de fé.

Cada livro tem uma particularidade, se você lê vários ao mesmo tempo, pode acabar se confundindo. Além de não absorver o que cada um quer realmente passar para você. Caso queira ler mais de um, sugerimos que você leia um do novo testamento é um do velho testamento.

Por onde começar a estudar a Bíblia? Conclusão.

É importante que você saiba que a decisão de estudar mais sobre a Bíblia é uma atitude que gerará bons frutos em seus sentimentos, em suas atitudes e pincipalmente no fortalecimento de sua fé. Esse estudo será gradativo, você aos poucos irá conhecer cada vez mais sobre a palavra de Deus e ela realmente se tornará o seu escudo de proteção contra as adversidades que vivemos nesse mundo afora. 

Continue após a publicidade
Categorias: Dicas Guest Posts
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (0)

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade