Continua após a publicidade

Preciso Me Abrir Com Alguém: 5 Dicas Para Você Pensar a Respeito

Continue após a publicidade
Continue após a publicidade

Preciso me abrir com alguém… é o que muitas pessoas nesse exato momento estão procurando fazer. Dependendo do que acontece na vida das pessoas elas se sentem muito aflitas e precisam se abrir com outras pessoas.

Muitas vezes é uma esposa que traiu o marido, ou um marido que traiu sua esposa, ou cometeu alguma coisa que pode ser difícil contar para outras pessoas.

Já recebemos muitos e-mails através desse site de pessoas contando seus problemas. Pessoas que se abriram acerca de questões que não tem coragem de falar para seus líderes nas instituições religiosas.

Além disso alegaram que tais líderes não souberam lidar com a situação e falaram coisas que mais atrapalharam do que ajudaram.

Certamente que não estou falando de pessoas que não gostam de ouvir a verdade, mas se você já passou por situação semelhante, sabe do que estamos falando.

Mas a questão principal aqui é…. com quem se abrir? A quem você deve expor algum erro ou falha cometida por você.?
Será que podemos confiar em todas as pessoas? Certamente que não, você não deve ser abrir com todas as pessoas, pois muitos poderão usar o seu erro contra você mesmo em algum momento ou situação.

Além disso, nem todos os que tem títulos de pastores por exemplo são confiáveis, nem todos que você chama de irmão também são confiáveis. E também nem todos que são chamados de amigos são confiáveis.

É preciso que realmente você tome cuidado, para que isso não cause mais angústia e tristeza na sua vida, pois já basta a tristeza por você ter cometido uma falha, ainda mais se for algo grave.

Vou aqui tentar ajudar você com algumas dicas que pode ajudar você de alguma forma, pois essa é a nossa intenção, apenas ajudar.

1 Antes de Tudo Ore

Essa é uma parte fundamental, pois é através da oração que você poderá se derramar totalmente diante de Deus. Além disso você não precisará se “despir” diante de Deus, pois ele tudo vê e conhece.

Através da oração você pode conversar com Deus a respeito de tudo, literalmente a respeito de tudo mesmo.

Tiago irmão de Jesus em sua carta disse que se alguém estiver aflito, que ore, e nada melhor do que se derramar diante de Deus em oração.

O Criador dos céus de da terra sabe de tudo sobre você, de todas as suas intenções, e mesmo assim em sua sabedoria saberá lidar com amor e correção se for necessário.

Entretanto a correção de Deus para com a sua vida, é pelo fato dEle amar você, e o Criador açoita a todo aquele que toma por filho.

Portanto ore, nunca deixe de se dirigir ao seu pai celestial em oração, pois mesmo que Ele não passe a mão por cima do seu erro, saberá te acolher como um verdadeiro pai.

2 Não Diga o Que Você Fez Com Qualquer Pessoa

Certamente que é muito difícil você conhecer o coração de todo mundo, pois muitos se mostrarão confiáveis, quando na verdade não são.

Além disso dependendo do que aconteceu você precisa ser muito cauteloso(a), pois dependendo do erro cometido nem todos sabem ouvir com sabedoria.

Existem pessoas que realmente são sabias e idôneas, que estão literalmente preparadas a ouvir de tudo, tudo mesmo, mais vai ouvir sem julgar e sim para ajudar.

Para ajudar você e tentar te dar uma luz, imagine que você traiu seu cônjuge por exemplo.
Essa dentre muitas outras é uma situação bem embaraçosa, e creio ser um bom exemplo para ilustrar a questão aqui.

Então eu te pergunto:
Para quem você contaria uma situação dessa? Para um parente? Amigo? Para alguém que de alguma forma faz parte indiretamente da vida da pessoa envolvida?

Então é preciso tomar muito cuidado, não abra o seu coração para qualquer pessoa, pois isso poderá se voltar contra você mais tarde.

3 Conte Para o Seu Melhor Amigo

Voce pode gostar de ler também:

Quando eu falo de melhor amigo, me refiro aquela pessoa que sempre esteve ao seu lado, não importando as situações que você vivenciou.

Aquele amigo que sempre te repreendeu quando você estava errado, mas ao mesmo tempo soube te abraçar na hora certa.

Certamente que você sabe identificar uma pessoa que você considera seu melhor amigo(a). Geralmente é alguém que você pode contar até mesmo mais do que seus familiares.

Além disso a sua amizade com essa pessoa é totalmente desinteressada, pois quando você estava bem ou mal, essa pessoa sempre esteve ao seu lado.

4 Evite Contar Para Pessoas Que Nunca Fizeram Parte Diretamente da Sua Vida

Sabe aquela pessoa que nunca se preocupou verdadeiramente com você? As vezes essa pessoa pode ser até uma pessoa legal, que você não tenha realmente nada contra ela.

Mas pode ser uma pessoa que nunca participou das suas dores, das suas perdas, de seus problemas. Pessoas que nunca perguntaram se você precisava de alguma ajuda.

Certamente essas pessoas por mais legais que sejam, pelo fato de não ter uma afinidade com você, pode em algum momento se voltar contra você.

As vezes por não saber lidar com a situação, ou simplesmente por não ser quem você pensa. Muitas pessoas vão julgar você pela sua falha, e não por quem você realmente é.

Então pelo fato dessa pessoa não saber quem você realmente é, certamente vai dar mais importância ao seu erro, do que a sua pessoa propriamente dita.

Portanto fique atento(a) e não caia nessa de contar para pessoas nesse sentido, por mais legal que a pessoa demonstre que é.

As vezes as pessoas querem te ouvir, não para ajudar, mas para te julgar, e muitas até com todos os seus defeitos se consideram superiores aos outros.

5 Não Conte Para Nenhum Parente da Pessoa Envolvida

Salvo se um determinado parente dessa pessoa de fato amar tanto a você quanto a pessoa afetada, por ser de fato a sua amiga ou agir verdadeiramente como um irmão(a).

Caso contrário não fale nada, ainda mais se a pessoa sempre foi distante e também nunca se preocupou com você realmente.

É preciso que você entenda, que quando falo de pessoas distantes, não me refiro aqui distante no sentido geográfico, mas sim no sentido de pessoas que nunca se preocuparam com você.

Portanto existem pessoas que não precisam saber de nada, simples assim, mas talvez em um momento de fragilidade você pode acabar se abrindo com as pessoas erradas.

Mas uma hora você vai acabar percebendo sem muito esforço aquelas pessoas que realmente sempre se preocupou com você e sua família.

Geralmente são pessoas que fizeram diretamente parte da sua história, caso contrário tal parente só irá se importar com o outro e não com você.

Por exemplo, se você contar algo para o seu cunhado, por você ter errado com a irmã dele, isso pode ficar muito ruim pra você. Nesse caso o irmão irá apenas ver o lado da irmã e não o seu lado.

A não ser que o seu cunhado seja realmente amigo e tenha sabedoria para te ouvir, mesmo não apoiando o que você fez, mas vai ouvir e tentar ajudar de alguma forma se for possível.

Mas se Essas Pessoas Descobrirem?

Nesse caso será a mesma coisa, se todos descobrirem você vai usar o mesmo princípio, pois muitos poderão chegar até você para te fazer perguntas.

Basta nesse caso você simplesmente analisar quem esta te fazendo as perguntas, e se fazer as seguintes outras perguntas a si mesmo, como por exemplo:

Desde quando essa pessoa se preocupa comigo? Até que ponto essa pessoa sempre fez parte da minha vida? Faça a sim mesmo essa e outras perguntas e você terá a resposta.

Preciso me Abrir Com Alguém, Um Psicólogo é Uma Boa Opção?

Talvez essa seja a sua única opção, mas antes de tudo procure conhecer de fato o psicólogo, faça pesquisas no Google com o nome dele(a).

Além disso procure também em outras fontes para que você conheça melhor os histórico do profissional. Já ouvi muitos comentários na internet que existem muitos psicólogos despreparados por ai.

Posso Me Abrir Com Alguém Que Não Conheço?

Sim, e acredito que até certo ponto, pois se essa pessoa não sabe nada sobre você, provavelmente vai apenas ouvir e não julgar. Certamente para que isso aconteça, em algum momento você vai se sentir confortável em conversar com alguém mesmo que não conheça.

Mas também é preciso ser cauteloso e tomar um pouco de cuidado ao falar, pois o “mundo é pequeno” se é que você me entende.

Muitas vezes você pode conversar sobre algumas coisas com pessoa desconhecidas, apenas para saber o que elas pensam sobre determinado assunto.

Talvez hoje você ainda não tenha alguém que possa considerar o seu melhor amigo(a), e talvez não tenha coragem de falar com ninguém que você conheça.

Então nesse caso o melhor a fazer é orar mesmo, ore e se derrame diante de Deus em oração.

Se você sente necessidade de realmente se abrir com alguém pense com cautela nas situações acima. Muitas pessoas hoje estão em apuros por confiar em pessoas que não deviam.

Devo Contar Para a Pessoa Afetada?

Aqui as opiniões se dividem, pois de um lado dizem que quem afetou quer contar para a pessoa afetada não por causa da outra pessoa, mas por causa de si mesmo.

Muitas pessoas que traem por exemplo ficam com a consciência pesada e querem contar para a pessoa que foi traída por exemplo.

Mas nesse caso é bom você conhecer a pessoa que você afetou, pois nunca se sabe a reação da pessoa.

Muitos ilustram isso como se você colocasse uma espada no coração daquela pessoa e deixasse ela por conta dela, “sangrando sozinha”.

Por isso muitos acreditam que o melhor é não contar, pois se a pessoa não sabe, não será afetada.

Outros dizem que é melhor que a pessoa saiba da sua boca, do que saber de outras pessoas.

Enfim, nesse caso o que recomendo é que você conheça da melhor forma possível a pessoa afetada, e tome a sua decisão.

Além disso dependendo das circunstâncias, pode ser necessário que você realmente conte ou não.

Posso me Abrir Com o Pastor Dirigente Onde eu me Reúno?

Hoje grande parte dos irmãos em Cristo congregam em denominações, e nessas instituições tem aquele que é conhecido como pastor presidente, e existem os auxiliares.

Além disso existem muitos que são conhecidos como pastores dirigentes, que se reúnem com um grupo de irmãos em determinados locais da cidade.

Para falar com o tal pastor presidente certamente será mais difícil, mas pode ser possível, mas vai ser mais fácil conversar com um pastor dirigente em uma filial por exemplo.

A dinâmica é a mesma, pois o fato de uma pessoa ter o título de pastor, não significa que ela tem sabedoria para lidar com todos os casos e todas as pessoas.

Portanto procure conhecer ou saber bem a respeito do seu líder caso contrário o bairro todo vai saber o que se passou na sua vida. Fique atento(a).

Em conclusão peça sempre a Deus sabedoria independente da situação para saber lidar com qualquer questão, dificuldade ou obstáculo que você enfrentar na vida.

Eu preciso me abrir com alguém e acredito que você também em algum momento da vida. Mas ao fazer isso seja cauteloso, e pense a respeito do que falamos acima.

Inscreva-se em nosso Instagram

Continue após a publicidade
Categorias: Dicas
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (0)

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade