O segredo de Stan Lee

O segredo de Stan Lee – Apesar da morte do notável Stan Lee (1922-2018), criador de vários heróis da Marvel sua obra tem repercutido até hoje, vemos com clareza isso no sucesso de bilheteria de Vingadores Ultimato, certa vez em uma entrevista para uma revista totalmente inusitada (a saber a playboy) ele faz uma importante revelação sobre o segredos dos seus personagens,Veja o trecho da entrevista:

O segredo de Stan Lee – Entrevista

ENTREVISTADOR:

Esse certamente pode ser o caso. Os personagens que você criou décadas atrás dominam a cultura pop. “Homem de Ferro 3” foi o filme com maior orçamento de 2013. “Os Vingadores” foi o maior de 2012. “X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido” pode facilmente liderar 2014. Sem mencionar TV, publicidade, merchandising e vídeo games. Como você maneja o continuo sucesso desses antigos Super Heróis?

LEE:
É porque os criei tão magnificamente, não acha? Na verdade, tenho uma teoria. Podemos nos tornar filosóficos?

ENTREVISTADOR:
Por favor.

Uma Extensão dos Contos de Fada

LEE: É uma extensão dos contos de fadas que lemos quando éramos crianças. Ou das histórias de monstros, sobre bruxas e feiticeiras. Você envelhece um pouco e você não se importa com histórias de monstros e de fadas mais, mas eu acho que você não perde seu amor pelas coisas que são fantásticas, que são maiores que você – os gigantes ou as criaturas de outros planetas com super poderes que podem fazer coisas que você não pode.
O encanto desses tantos personagens é que eles são extraordinários e ordinários ao mesmo tempo. Isso os fez mais compreensíveis.

O Quarteto Fantástico têm poderes incomuns, mas eles também são uma família com suas fraquezas. Sr. Fantástico, por exemplo, pode ser um verdadeiro pé no saco. E o Homem-Aranha era como vários adolescentes – confuso, problemático. Ele tinha complicações tentando achar seu lugar no mundo ao mesmo tempo em que lidava com o fato de ser Super-Herói.
O Coisa e O Hulk eram monstros desorientados – aberrações, é o que eram – e isso os deu certo ar patético. Os X-Men eram desajustados magníficos. E tínhamos o Demolidor, que era cego mas podia fazer qualquer coisa melhor do que a maioria das pessoas que enxergavam.

São Como Nós e Também Maiores do Que Nós

Não criei o Capitão América, mas eu tentei fazer dele mais do que só um homem forte que lutava contra caras maus. Tentei dar a ele uma personalidade e seus próprios medos, problemas e frustrações. Então veja, quadrinhos para mim são contos de fadas para adultos. Homem de Ferro, Os Vingadores, Homem-Aranha e todo o resto são populares pelos mesmos motivos que João e o Pé de Feijão ainda é popular depois de milhões de anos. São boas histórias sobre personagens que são como nós, mas também maiores que nós. Esse é o fim de minha lição de filosofia. Isso deveria ser esculpido em uma pedra.

Se você analisar bem o que Stan Lee diz, vera que essa identificação de personagens que são como nós, com limitações defeitos, mas também são maiores que nós capazes de fazer coisas extraordinárias é o seu grande segredo para tanto sucesso.

Essa identificação na construção de um personagem é muito boa, esses heróis perduram, mais quando nos deparamos com a Bíblia vemos que ela tem durado ainda mais que as histórias deste autor e existe alguns motivos diferentes e parecidos!

Diferentes por que pela fé eu creio que são histórias reais, parecidos porque muitos personagens bíblicos agem como nós, ou seja tem defeitos, e por intermédio da vontade divina fazem coisas maiores que nos!

Veja a vida Sansão um homem totalmente destrambelhado e frágil emocionalmente, capaz de matar mais de mil homens com sua força descomunal.

Em Tiago capítulo 5 versículo 17 vemos que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós (até algo parecido com depressão ele teve) e orando, pediu que não chovesse, e por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

Há muito o que se identificar com estes homens e com Cristo não é diferente, você tem todos os motivos para identificar-se com ele primeiro por que ele foi como nós, ou seja por um lado tinha limitações humanas.

“…não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”. (Isaías 53:2-12)

Se sujeitando a estas condições e mesmo assim se tornou algo maior do que nós não só pelos milagres da vontade do paí, veja o que diz em Filipenses 2:5-10

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra.”

Veja ele foi igual a nós mesmo sendo maior do que nós, e nos oferece mais do que uma história de ficção! Oferece uma verdade! Algo real que você pode experimentar e ter uma sensação mais fantástica do que ver Vingadores Ultimato em 3D no cinema, por isso achegai-vos a ele!

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:15-16

Que possamos estar debaixo da graça daquele que não só te compreende!

Mais quer mudar a tua história!

Que Deus abençoe sua vida!

O segredo de Stan Lee – Assista a mais um vídeo oferecido pelo canal Além do Sol TV.

Canal
Além do Sol TV

Se inscreva no canal, curta e compartilhe!

O segredo de Stan Lee - Conselheiro Cristao
Gostou do artigo? Considere compartilhar...

Daniel Vieira

Avatar

Roteirista, Ator e Professor licenciado e especialista em História, mestrando em Ciência da Educação, lecionando na rede pública e privada a mais de 10 anos, Casado com Ruth Brasil, Líder da Cia de Artes Graça e idealizador do Canal de Video: Além do Sol Tv! Onde junto com sua equipe, a multiplicidade de formas de manifestações do evangelho é valorizada!

Website: https://www.youtube.com/user/danielvieirast1?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.