Ao som do ukulele!

Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.

Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.

Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.

Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.

Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.

Salmos 150:1-6

Acredito na multiplicidade das formas de louvar a Deus, e o ukulele tem sido um instrumento de som bastante agradável tem se popularizado pelo mundo tenho tentado aprender mais sobre ele, pois alem de toda qualidade sonora tem algo especial como Roy Sakuma diz: “O simples fato poder embalar o instrumento como um bebê e posicioná-lo para tocar bem perto do coração” faz com que a historia do ukulele seja lindíssima e apaixonante mesmo.

O nome ukulele tem origem do Havai, ele foi dado para um instrumento chamado Manchete que foi originalmente criado na ilha de Madeira em Portugal. O Manchete é um descendente direto de outros instrumentos de cordas feitos no velho continente.

Ele foi levado para o Havaí pelo barco Ravenscrag durante os anos 1800 por meio de imigrantes portugueses que mudaram para a ilha afim de trabalhar em fazendas de cana de açúcar.

O fato é que o ukulele, praticamente, aportou no Hawai em 1879, a bordo do Ravenscrag, navio português junto a imensa colônia desbravadora que se dirigia às ilhas do Pacífico na época.

Praticamente, porque na verdade, O Braguinha e o Rajão, instrumentos vindos da Ilha da Madeira praticamente vieram a se tornar o ukulele tempos depois.

Braguinha, era o nome do primeiro instrumento de origem portuguesa, especificamente da ilha da madeira a aportar na ilha, no navio Ravenscrag.

Logo depois, Manuel Nunes, José do espírito santo e Augusto dias, marceneiros que estavam a bordo do Ravenscrag, observaram que uma madeira da região, a “koa” seria ótima para a produção de um novo instrumento a partir do braguinha português.

Nascia o ukulele. Os Três amigos Manuel Nunes, José do Espírito Santo e Augusto Dias começam a produção do ukulele na Ilha,com a benção do rei Kalakaua que adotou o ukulele e incorporou-o à cultura havaiana, definitivamente.

Em 1916, o aprendiz de Manuel Nunes, iniciou sua própria produção de ukuleles, o que o faz até hoje, um dos herois do instrumento, mesmo que não tenha tido participação direta no nascimento do ukulele e da sua produção, Samuel Kamaka mantém até hoje, a produção e a cultura original do ukuelele.

Na década de 20 e 30, ainda com sua afinação um tom acima da mais utilizada até hoje, começou a invadir a cultura mundial, sendo inserido em big bands que tinham o jazz como raíz. Na década de 50 e 60, os Estados Unidos renderam-se ao instrumento, o que alavancou sobremaneira a visibilidade do instrumento em um âmbito mundial.

Em 1973, a Gravação de “song for Anna”, feita pelo mestre Herb ohta san, de certa maneira dá o primeiro passo para o reconhecimento do público mundial.

Logo depois, nos anos 90, e 2000, finalmente a historia do ukulele dá um salto de popularidade com as gravações de ISRAEL KAMAKAWIWO’OLE e JAKE SHIMABUKURO, “Somewhere over the raimbow, por Israel…e a Versão de “Still my guitar gently weeps”, feita por Jake, praticamente alavancam o status de notoriedade do instrumento a um patamar mundial.

Fontes:
https://musicjungle.com.br/blog/musica/a-historia-do-ukulele
http://www.ukesessions.com.br/historia-do-ukulele/

Semanalmente nós do canal Além do Sol TV, temos feito versões de hinos da Harpa Cristão no ritmo ukulele.

Abaixo, as versões de dois hinos da Harpa Cristã.

Assista os vídeos:

Canal
Além do Sol TV
Canal
Além do Sol TV

Se inscreva, curta, comente e compartilhe!

Leia também »

Pelo menos, uma coisa sei

Gostou do artigo? Considere compartilhar...

Daniel Vieira

Avatar

Roteirista, Ator e Professor licenciado e especialista em História, mestrando em Ciência da Educação, lecionando na rede pública e privada a mais de 10 anos, Casado com Ruth Brasil, Líder da Cia de Artes Graça e idealizador do Canal de Video: Além do Sol Tv! Onde junto com sua equipe, a multiplicidade de formas de manifestações do evangelho é valorizada!

Website: https://www.youtube.com/user/danielvieirast1?sub_confirmation=1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.