fbpx
Contribua com nosso projeto.
PIX:
[email protected]
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Aconselhando Vidas Reflexão bibliadeestudoonlineofc

A Obediência da Fé

Fé

Quando estudamos a carta de Paulo aos Romanos alguns meses atrás, eu apontei que Paulo encerra sua carta e seu ministério com a mesma frase, “a obediência da fé”. Em Romanos 1:5-6, Paulo escreve: “por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios, de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo”.

Então, no final de Romanos, ele escreve (Rm 16:25-27): “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!”. “Obediência por fé” é mais literalmente, “a obediência da fé”.

O que é “a obediência da fé”?

Primeiro, é biblicamente correto falar de fé como obediência. Afinal, Deus nos ordena que nos arrependamos e creiamos no Evangelho (Marcos 1:15; Atos 16:31; 17:30). Fé é obediência ao mandamento do evangelho de crer no Senhor Jesus Cristo para salvação. Sempre que alguém crê em Jesus, ele está obedecendo a Ele. Fé salvadora é um ato de obediência. Obediência alegre é a resposta fiel ao evangelho e a resposta correta ao chamado de Deus para a salvação.

Segundo, se amamos a Cristo, obedecemos a Ele com alegria (João 14:15). A obediência do cristão a Cristo deve ser uma obediência crente. Tudo o que fazemos, devemos fazer com fé (Rm 14:23; Hb 11:6). É isso que distingue a obediência ao evangelho da obediência legal. A obediência legal é alimentada pelo desejo de ganhar mérito com Deus. Ela nasce do medo, não do amor. Em contraste, a obediência ao evangelho é alimentada pelo amor e pela gratidão. Ela quer agradar ao Salvador. Ela vê a obediência aos mandamentos de Deus não como uma tarefa árdua, mas como um verdadeiro deleite (Sl 119:24, 35, 47, 70, 97; Jo 14:15).

Abraão, nosso pai na fé (Rm 4:16), é um exemplo da obediência da fé. Hebreus 11:8 comenta sobre a fé obediente de Abraão: “Pela fé Abraão obedeceu quando foi chamado, para ir para um lugar que receberia por herança. E saiu, sem saber para onde ia”.

Este parece ser o início da fé de Abraão, que será mostrada como fé salvadora em Gênesis 15:6, onde lemos: “E creu no SENHOR, e isto lhe foi imputado como justiça”

Da última vez, vimos o chamado de Deus a Abrão para deixar seu país, sua família e a casa de seu pai para ir para uma terra que Deus lhe mostraria (Gn 12:1).

O chamado de Deus incluía não apenas esse comando, mas também grandes promessas. Deus disse a Abrão: “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn 12:2).

A bênção de Deus carregava uma obrigação: “E você será uma bênção”, porque o propósito de Deus era que em Abrão “todas as famílias da terra fossem abençoadas” (Gn 12:3).

Hoje vemos a obediência da de Abrão em Gênesis 12:4-9. Hoje quero destacar algumas facetas da fé obediente de Abrão que também devem caracterizar a nossa fé.

1. A Fé Obediente Ouve a Palavra de Deus.

Em Gênesis 12:1 lemos: “Ora, disse o SENHOR a Abrão”; em Gênesis 12:4 lemos: “Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito”.

A fé obediente ouve a palavra de Deus. Antes que você possa responder com fé ao Senhor, você tem que ouvir o que Ele está dizendo. Em outras palavras, a fé não é um salto vago no escuro. É uma resposta obediente à Palavra de Deus.

Como eu apontei da última vez, Moisés não registra como Deus falou com Abrão (foi uma voz audível, uma visitação, um sonho ou visão?). Antes de a Bíblia ser escrita, Deus frequentemente falava com as pessoas dessas maneiras. Deus certamente poderia falar com as pessoas até hoje em uma voz audível, ou aparecer para elas, é extremamente raro. Eu nunca tive uma experiência assim.

Na verdade, eu sou um pouco cauteloso com pessoas que estão sempre alegando, “O Senhor me disse …”. Elas podem estar vivendo pela fé em seus sentimentos, não no Senhor.

Deus fala conosco por meio de Sua palavra. Hebreus 1:1-2 diz: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo”. Jesus é a palavra de Deus para nós (João 1:1). Como aprendemos sobre Cristo? Jesus disse que as Escrituras testificam Dele (João 5:39; Lucas 24:27). A Bíblia é a revelação de Deus sobre Si mesmo.

O ponto é que Abrão ouviu a palavra de Deus e respondeu a ela. Isso é fé.

2. A Fé Obediente Age de Acordo Com a Palavra de Deus.

Gênesis 12:4-5 diz: “Assim, partiu Abrão, como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã”.

Os verbos de ação nesses versículos contam a história da fé obediente. Abrão “partiu” (Gn 12:4), Abrão “tomou” (Gn 12:5), e eles “vieram” (Gn 12:5). Isso não foi pouca coisa. Abrão não apenas empacotou algumas coisas em uma carroça e viajou com sua pequena família, Sarai e o sobrinho Ló. Foi uma grande coisa para ele partir de Harã. Abrão obviamente teve uma vida empresarial bem-sucedida em Harã porque lemos que eles levaram “toda a sua fazenda, que haviam adquirido”. Mais tarde leremos que isso inclui os vastos rebanhos e manadas de gado de Abrão.

E Abrão levou consigo não apenas posses substanciais, mas também “as almas que lhe acresceram em Harã”. Esses eram provavelmente homens que trabalhavam para Abrão e possivelmente suas famílias também. Em Gênesis 14:14, descobrimos que Abrão tinha 318 homens treinados, nascidos em sua casa. Esses também podem ter sido prosélitos que Abrão havia conquistado para seu Deus. Abrão estava liderando uma migração maior do que apenas sua pequena família. Era uma multidão de pessoas que partiram de Harã e foram para Canaã.

3. A Fé Obediente Vive Como um Peregrino.

Gênesis 12:6 diz: “E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam, então, os cananeus na terra”. Abrão não se estabeleceu na terra para construir uma cidade. Ele “passou” como um estranho em uma terra estrangeira.

Em Gênesis 12:8 novamente encontramos “E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente”. Abrão está em movimento, vivendo em uma tenda, não em uma habitação permanente. Ele é um homem em peregrinação.

Novamente em Gênesis 12:9 lemos: “Depois, caminhou Abrão dali, seguindo ainda para a banda do Sul”. Abrão continuou sua jornada. Ele viajou pela terra de Canaã do Norte ao Sul, examinando a terra prometida que Deus daria a seus descendentes, simbolicamente ele tomou posse dela.

Também lemos: “e estavam, então, os cananeus na terra”. Esta é uma declaração importante dada a promessa que Deus lhe dera. Deus prometeu dar-lhe esta terra. Gênesis 12:7 diz: “E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra”.

Mas havia um problema: os cananeus estavam lá. Estas eram as pessoas que Noé amaldiçoou devido ao pecado de Cam (Gn 9). Elas são as pessoas perversas que os israelitas, para quem Moisés escreveu Gênesis, terão que expulsar da terra.

Hebreus 11:13 diz sobre Abraão e sua família que eles, “confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra”. Um peregrino é uma pessoa em uma jornada. Ele não é um residente estabelecido. Ele está apenas de passagem, a caminho de um lugar melhor. Deus não prometeu dar a terra a Abrão, mas aos seus descendentes. Abraão não viveria para ver seus descendentes possuírem a terra de Canaã.

Em vez disso, como diz o escritor de Hebreus, “Mas, agora, desejam uma melhor, isto é, a celestial” (Hb 11:16).

Como cristãos, também somos peregrinos em uma jornada para uma terra melhor. Pedro nos chama de “estrangeiros e peregrinos” nesta terra (1 Pe 2:11). Como tal, devemos nos abster “… das concupiscências carnais, que combatem contra a alma, tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” (1 Pe 2:11-12).

Desse momento em diante, Abrão viveu como nômade em uma tenda, não em uma casa. Ele nunca possuiu um único pedaço de Canaã, exceto o lote de sepultamento que ele comprou para sua esposa. A única coisa permanente que ele deixou para trás foram alguns altares.

Isso nos leva ao nosso último ponto:

4. A Fé Obediente Adora.

Gênesis 12:7-8 diz: “… E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR”. A tenda mostra que Abrão era um peregrino; o altar mostra que ele era um adorador.

O primeiro lugar em que Abrão construiu um altar foi o “lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré” (Gn 12:6). Siquém se torna um local importante mais tarde na história de Israel. Estava no centro geográfico da terra de Canaã. Ali o Senhor apareceu a Abrão e disse: “Às suas gerações darei esta terra”

A resposta de Abrão foi construir um altar ao Senhor.

A grande árvore de Moré provavelmente era um lugar onde os cananeus se reuniam para ouvir oráculos de seus adivinhos (a palavra Moré significa “professor, orador”).

Sabemos que os cananeus frequentemente realizavam seus rituais pagãos nas colinas sob grandes árvores. Abrão construiu seu segundo altar perto de Betel. Betel também era o lar de um importante santuário cananeu para seu deus El. Mas Abrão constrói um altar ao Senhor, a Javé.

Lá ele “invocou o nome do SENHOR”. Abrão proclamou publicamente sua fé. Ele pregou o nome de Javé, o Senhor. O Senhor havia prometido tornar o nome de Abrão grande e Abrão respondeu proclamando o nome do Senhor. O fiel Abraão adorava onde quer que fosse.

Conclusão

A fé obediente ouve a palavra de Deus e age de acordo com ela. A fé obediente continua vivendo neste mundo como peregrinos e adoradores. Ela proclama a um mundo perverso que o Senhor é Deus.

A obediência da fé: Você obedeceu ao evangelho de Jesus Cristo? Deus enviou Seu Filho unigênito a este mundo para morrer pelos seus pecados na cruz.

Ele ressuscitou Jesus dos mortos como Senhor da vida. Agora Ele ordena que todas as pessoas se arrependam de seus pecados e creiam no Senhor Jesus Cristo. Você ouviu a palavra de Deus e obedeceu ao chamado de Deus para a salvação?

Como sua vida e a minha vida se comparam? Nossa fé é uma fé verdadeiramente bíblica e salvadora, isto é, uma fé que ama e busca a obediência? Nossa obediência a Cristo é alimentada com gratidão e amor?

Você tem sido obediente para viver como um peregrino e forasteiro neste mundo? Você ouviu a palavra de Deus chamando você para adorar e testemunhar?

Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress