Continua após a publicidade

Como Deve Agir o Novo Convertido?

Continue após a publicidade
Como o novo convertido deve agir? Leia no site conselheirocristao.com.br
Continue após a publicidade

Como Deve Agir o Novo Convertido? Essa é uma pergunta importante para quem esta no início da sua caminhada com Cristo.

Então vamos falar de algumas coisas que o novo convertido pode fazer.
Recomendo que você leia sobre 12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada.

Se você é alguém que está ajudando um novo convertido, discipulando o mesmo recomendo que leia como discipular um novo convertido nos dias de hoje.

Então vamos falar hoje sobre como deve agir um novo convertido, visto que este irmão ou irmã esta iniciando agora na fé.

Em primeiro lugar quero dizer que você precisará ter calma para aprender as coisas no decorrer da sua jornada.

Muitas dúvidas surgirão, portanto é bom evitar a ansiedade e procurar estar sempre aprendendo, mas é bom fazer isso com calma e cautela.

Em segundo lugar você definitivamente não deve acreditar em tudo que dizem para você, por isso é importante que você fique atento e seja paciente.

Em terceiro lugar porém não menos importante procure sempre conferir tudo de acordo com a Palavra, aprenda a seguir o exemplo dos cristãos em Bereia.

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:10,11

Então vamos prosseguir com o assunto sobre como o novo vonvertido deve agir. Certamente que vamos falar de apenas algumas coisas, pois não seria possível cobrir todo o assunto aqui.

Criar hábitos não é algo tão fácil, mas depois que se cria fica muito mais fácil. Portanto vamos falar de alguns hábitos que farão muita diferença na sua vida.

Procure Fazer da Oração um Hábito

Orar é ter diálogo com Deus. Quando oramos conversamos com o nosso Pai Celestial.

A oração é uma prática antiga, e vemos pessoas orando tanto no Antigo, como também no Novo Testamento.

Jesus nos ensinou a orar, e os apóstolos também falaram da importância da oração na vida do crente em Jesus.

Leia o livro de Atos e encontre pessoas orando em diversas ocasiões, pois a oração na vida do cristão é algo fundamental.

O apóstolo Paulo diz até mesmo que devemos orar sem cessar. (1 Tessalonicenses 5:16).

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
Efésios 6:18,19

Paulo exorta a igreja de Éfeso a orar e pede oração por si também.

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Romanos 12:12

Não devemos apenas orar, mas também devemos perseverar nessa prática pelos nossos irmãos, mantendo constante vigilância.

Jesus nos Exorta a Orar

Falando ainda em oração e como deve Agir o novo convertido em relação a isso, vemos que o próprio Mestre exorta seus discípulos a orarem e no capítulo seis de Mateus ele dá um modelo de oração.

A famosa oração conhecida como o Pai Nosso ou oração do Pai nosso. Leia a oração abaixo:

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mateus 6:9-13

Orar constantemente é algo que o novo convertido deve fazer disso um hábito.

Como citamos em linhas acima é importante se alegrar na esperança, ser paciente na tribulação e perseverar em oração.

No decorrer da sua caminhada você verá centenas e milhares de campanhas durante um ano. Mas ao invés de campanhas intermináveis, como se isso comprasse ou chamasse a atenção de Deus, faça da oração um hábito.

O Hábito de Ler a Palavra de Deus

Leia o Salmo de número 1 e veja que lá diz que mais do que feliz é a pessoa que tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite.

Antes existe a exortação de se apartar de caminhos errados e meditar na Palavra do Senhor.

Jesus disse para alguns judeus que eles devem examinar as Escrituras por elas testificam dEle. (João 5:39).

Além disso você pode ler todo o Salmo 119 e se alegrar com as palavras contidas ali, a fim de anima-lo e ler a Palavra de Deus todos os dias.

Sempre recomendamos a quem está começando a ler os livros Mateus, Marcos, Lucas e João. Salmos e provérbios também é bem fácil de compreender muitas coisas.

O livro de Atos conta a história do início da igreja e como foi a atuação dos apóstolos, é um excelente livro para ler também no início.

Para um melhor aproveitamento na leitura você pode ler Dicas para o novo convertido ler a Bíblia. Aqui você vai encontrar ótimas dicas práticas para um melhor aproveitamento na sua leitura.

Sempre separe um tempo especifico para isso, e dias específicos também conforme você for desenvolvendo o hábito.

Para ajudar é bom que você escolha dias e horários específicos para que nesses dais e horários pratique a leitura.

Assista o vídeo 3 Passos para adquirir hábito de leitura.

Desenvolva o Hábito de Conferir Nas Escrituras

Hoje as pessoas usam muitos versículos isolados e baseiam suas mensagens em tais versos. O problema ai é que se faz muita confusão nos ensinamentos, por que não atentam para o contexto do que se esta sendo lido.

Não somente a Bíblia, mas qualquer livro que você ler fora do contexto poderá trazer problemas na interpretação.

Além disso é importante também conferir para verificar se tal sentença realmente está contida nas Escrituras.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17:11

Leia todo o capítulo 17 de Atos para entender essa passagem.

Os Bereianos são conhecidos até hoje por aqueles que conferiam se o que estava sendo dito estava nas Escrituras.

Certamente digo para os novos convertidos que esse é um excelente hábito, ainda que muitos “pregadores” possam não gostar disso.

Hoje existe uma grande massa de pessoas que aceitam as cegas o que determinado líder diz, sem questionar e sem conferir na Palavra suas afirmações. Esse é um dos motivos de muita gente continuar sendo enganada.

Então sempre que você ouvir alguém falando na TV, no Youtube, Facebook, ou seja lá onde for, sempre confira nas Escrituras o texto e o contexto.

Cultive o Hábito de Falar de Cristo Sempre Que Achar Uma Oportunidade

Temos que agir com sabedoria, pois inicialmente queremos falar de Jesus para todo mundo, não importa o dia e a hora.

Entretanto temos que ter discernimento e maturidade para ao invés de afastar as pessoas, fazer com que elas se acheguem.

Então sempre que você tiver oportunidade fale de Jesus para as pessoas, pois as oportunidades sempre surgem.

Muitas pessoas sentem necessidade de conversar, de se abrir devido a algum problema que está atravessando.

Geralmente elas fazem isso quando acham as pessoas confiáveis, e dependendo do seu comportamento elas confiarão em você.

Portanto fique sempre atento as oportunidades, até mesmo com pessoas desconhecidas você sempre terá a oportunidade de falar de Cristo.

Certamente você poderá criar ocasiões para que isso ocorra, com por exemplo o seu aniversário, ou o aniversário de um amigo por exemplo.

Além disso na escola, no trabalho, na condução, sempre surgirão oportunidades para falar de Cristo.

Então você pode criar o hábito de sempre aproveitar as mesmas. No início você pode se sentir tímido para isso, mas com o passar do tempo você vai ficando mais confiante para falar para as pessoas.

Por isso é importante que você esteja sempre aprendendo com o objetivo de estar preparado. Veja o que Pedro fala sobre isso.

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
1 Pedro 3:15

Se indagarem você acerca da sua fé, responda sempre com mansidão e temor diante de Deus.

Agora vamos falar de coisas que você deve evitar fazer, que são tão importantes como as que estão listadas acima.

Não Fique Viciado em Pregações

Como Deve Agir o Novo Convertido deve agir diante de tantas pregações hoje? É comum muitas pessoas que estão iniciando no evangelho, ficarem extremamente impressionadas com pregadores eloquentes.

Mas o fato é que hoje existe uma luta muito grande por fama e dinheiro, e infelizmente isso faz com que muitos pregadores não preguem mais a verdade.

Certamente não podemos generalizar, mas como o evangelho virou um comércio infelizmente, o tal “comércio” precisa estar na ativa.

Então é bom que quanto as pregações você faça o que foi falado acima, que é conferir nas Escrituras e ter o hábito de ler a Bíblia.

Não fique viciado em pregações ao ponto de apenas se emocionar e não analisar nada, pois isso vai fazer você perder um tempo muito precioso da sua vida.

Infelizmente hoje existem muitos ministros carismáticos que já viraram produto nas mãos de igrejas-empresas, e o compromisso deles é falar apenas aquilo que agrada a tais “empresas”.

Essa fala de Paulo abaixo se encaixa perfeitamente no que ocorre hoje:

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
2 Timóteo 4:3,4

Evite Muitas Distrações e se Aplique Mais ao Conhecimento

Hoje em dia é muito fácil se distrair, ainda mais com a tecnologia a nossa disposição. Hoje tem NetFlix por exemplo, como também as redes sociais como Facebook e outros.

Não é errado você tirar um tempo para ser divertir e também olhar suas redes sociais.

Mas tome cuidado para não ficar muito tempo nessas redes, pois isso pode ser prejudicial para você.

Sei que é difícil, mas deveria ser estipulado um tempo você mesmo nas redes sociais. Dessa forma você vai poder interagir nas redes e terá tempo para as coisas mais importantes.

Fique atento a isso, e tente por em prática o que falamos acima.
Por enquanto ficamos por aqui, mas peço que você salve essa página, pois ela poderá ser atualizada com mais conteúdo para você.

E pra você caro leitor? Como Deve Agir o Novo Convertido? Deixe o seu comentário acerca do assunto.

Até mais e que você cresça na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.

Dê uma passada lá em nosso Canal no Youtube.

Continue após a publicidade
Categorias: Aconselhando Vidas
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.
Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade