O Jovem Cristão e a Escola

O Jovem Cristão e a Escola – Seja Uma Benção na Escola

A escola é um ambiente de aprendizado acadêmico e também para a própria vida. O jovem passa um grande período da sua vida estudando.  E durante este tempo muitos desafios precisam ser superados.

Infelizmente hoje os ensinamentos na escola não estão sendo de qualidade como deveria. Por isso oriento você a fazer um curso a fim de aprender uma profissão assim que surgir uma oportunidade.

O  jovem cristão precisa fazer a diferença durante essa época da sua vida, pois passará um bom tempo lá.

Frequentemente durante esse tempo na escola existe muita tentação, acrescente-se as muitas amizades que procuram sempre influenciar para o lado errado, assim como tentações sexuais, drogas, dentre outras.

O Jovem também é tentando a não demonstrar quem realmente é como cristão, pois tem medo de não ser aceito, ou medo de sofrer preconceito.

Mas de maneira nenhuma você deve esconder quem é perante seus colegas na escola, mas também você não tem que ser um chato falando o tempo todo de Bíblia.

Mas tenha certeza que oportunidades não faltarão para você expor o amor de Deus por intermédio da Palavra.

O Jovem Cristão e o Comportamento na Escola

Nesse ínterim o comportamento deve ser o melhor, ainda mais por que é representante de Deus em qualquer lugar. Sempre existem aqueles que esperam qualquer falha para apontar. Não preciso ter medo de errar e sim andar com temor e sempre vigiando para não cair em laço. Deve sempre evitar palavrões, brigas, contendas e tudo o que possa prejudicar o seu testemunho como cristão, como por exemplo flertar com as meninas na escola.

O Jovem Cristão e a Tentação Sexual na Escola

Muitos jovens vão para a escola não para estudar e sim para viverem aventuras, ainda por cima namorar sem compromisso.

Então o jovem de Deus deve estar atento para não cair em tentação no que se refere a viver uma vida sem compromisso algum.

Portanto vá para escola a fim de estudar realmente, pois isso fará uma grande diferença no seu testemunho. Além disso muitos jovens já se relacionam sexualmente na escola, o que você deve evitar, pois seria péssimo para um jovem que é um servo do Senhor no que se refere ao seu testemunho.

Nos dias de hoje os homens não precisam fazer tanto esforço para conquistar uma mulher, pois infelizmente elas não estão se valorizando mais.

Por isso devido a essa grande facilidade que se tem hoje, um jovem facilmente pode levar uma menina para a cama. Entretanto muitas consequências ruins podem vir dai, como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, etc.

Além disso as roupas que as jovens usam hoje em dia são altamente apelativas para o sexo, mas cada um se veste como quer e temos que respeitar o direito de cada um.

Então cabe a você ficar atento, pois você sabe que se olhar para as nádegas de uma jovem que estão expostas você será motivo de chacota, pois vão dizer “Ué? Você não é crente?”

Portanto é realmente muito difícil, mas não é impossível você resistir as tentações sexuais na escola.

O Jovem Cristão e as Notas nos Estudos

Se o jovem cristão tem notas ruins isto é péssimo para o exemplo, pois dessa forma nota-se uma falta de compromisso.

Portanto o jovem deve ser dedicado aos estudos para ser exemplo para os demais alunos de dedicação aos estudos. Evite conversar na sala de aula, pois isto iria comprometer o seus estudos e por fim as suas notas.

Obviamente que todos tem dificuldade em alguma matéria por exemplo, mas quando se estuda e se dedica ao estudo as dificuldades começam a diminuir.

Além disso dificilmente um aluno que de fato estuda irá passar aperto na horas das provas, e certamente as boas notas serão uma consequência.

Entretanto sabemos que muitas coisas podem acontecer na vida de alguém, como problemas familiares, problemas pessoais etc.

Se for esse o caso o jovem deve ser acompanhado e não julgado por causa de notas ruins.

No entanto sendo este o caso, o jovem esta livre para estudar com mais afinco e ser um referencial de dedicação tirando excelentes notas nos estudos.

O Jovem Cristão e o Professor

O Jovem deve ter um imenso respeito pelo professor tanto em sala de aula como fora dela.

O professor é o instrumento que está levando conhecimento aos alunos, por isso deve ser respeitado em sua função.
O professor dever ser respeitado quando está presente na sala como também em sua ausência.

Mas infelizmente muitos professores são zombados em sala de aula, pois muitos alunos não respeitam os mesmos, jogam objetivos, fazem piadas e brincadeiras que não convém.

Todavia o jovem que teme ao Senhor faz diferente e se torna um aliado do professor, dando alegria ao mesmo ao invés de tristezas.

O que você puder fazer para ajudar o seu professor, faça. Muitos vão chamar você de puxa saco, mas você não deve se deixar levar por isso. Apenas faça a sua parte, fazendo a diferença.

Sem dúvida você será visto com bons olhos pelo seu professor, e vai ganhar muita moral perante os seus pais.

Com toda a certeza seus pais ficarão orgulhosos de você ao ouvir seu professor te elogiando, pois o mesmo não terá dificuldade alguma em falar bem de você.

As Frequências na Escola

É bom que o jovem evite faltar a escola, a não ser em casos extremos, caso contrário deverá ser sempre um exemplo de pontualidade.

Muitos jovens não gostam de estudar e isto não combina para um jovem cristão.
A sua frequência na escola irá determinar o seu bom desempenho nos estudos, por isso seja constante.

Mas você não deve ver isso como um fardo pesado, e como disse em linhas acima, a escola hoje em dia não está lá essas coisas no que se refere a educação.

Mas isso não é motivo para desanimar e sim para que você aproveite mais essa oportunidade para fazer a diferença como um jovem diferente.

Uma dica é que você sempre pode chegar mais cedo, pois sempre tem alguém precisando conversar, e isso pode ser mais uma oportunidade para você interagir com outros jovens e testemunhar.

A Oportunidade Para Pregar o Evangelho

Aproveite sempre as oportunidades que surgirem para que você pregue o evangelho, pois a escola é um campo fértil para a ministração da palavra.

Se você não tem dom para pregar pode aproveitar os momentos em que estiver conversando. Muitas vezes alguém pode vir desabafar com você, então este poderá ser um ótimo momento.

Não precisa de formalidades, nem tentar achar belas palavras para conversar a respeito do evangelho com as pessoas. Pense em como Cristo era simples com as pessoas, e como ele interagia com elas falando de formas que as mesmas entendiam.

Na época de Cristo muitas pessoas trabalhavam com plantações, então Jesus pegava fatos relacionados a isso e falava com aqueles agricultores.

Perceba que Cristo falava de semente, do grão de mostarda, etc. Pense nisso e fale na linguagem que os jovens de hoje entendam.

Portanto ratifico que você jamais deve ficar preocupado em usar ou escolher palavras difíceis para ministrar aos outros, mas seja simples e objetivo.

O Jovem Cristão e a Escola & O Medo do Preconceito

Muitos Jovens tem medo do preconceito na escola, apesar de que isso é algo evidente, pois muitas pessoas de fato tem preconceito do cristianismo.

O Jovem de Deus porém deve vencer isso, estando certo de suas convicções.
Não tenha medo do preconceito, apenas viva a sua vida como um servo do Senhor. Deus estará lhe ajudando na sua caminhada na escola e em qualquer outro lugar. Antes de ser aceito pelos homens você já foi aceito por Deus.

Enfim faça a diferença onde estiver, inclusive na escola.

2 Comentários

  1. Avatar

    A escola é um ótimo ambiente para o jovem compartilhar a sua fé.
    O preconceito é uma realidade, porém com sabedoria o jovem no momento certo pode compartilhar as boas novas do Senhor Jesus Cristo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.