Continua após a publicidade

Atos 3: Deus guia seus passos

Continue após a publicidade
Atos 3
Continue após a publicidade

Atos 3 se passa no contexto imediatamente após o Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, capacitando-os a falar em línguas e proclamar o evangelho com ousadia. Pedro e João, dois dos principais apóstolos, estão indo ao templo para a oração da tarde.

Ao chegarem à porta do templo chamada Formosa, encontram um homem coxo de nascença, sendo carregado diariamente para mendigar esmolas. Esse homem esperava receber caridade dos que entravam no templo.

Ao vê-los, ele pede esmola, mas Pedro, olhando atentamente para ele, diz que não têm ouro ou prata, mas o que possuem, dão a ele. Em seguida, Pedro, cheio do Espírito Santo, diz: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!”

A Cura

O homem, então, é instantaneamente curado. Seus pés e tornozelos ficam fortes, e ele começa a pular, andar e louvar a Deus. Isso cria um grande alvoroço e atrai a atenção de muitas pessoas que estavam no templo naquele momento.

Aproveitando essa oportunidade, Pedro faz um discurso para a multidão que se reuniu. Ele explica que o poder para realizar esse milagre não vem deles próprios, mas do nome de Jesus, a quem eles entregaram e rejeitaram perante Pilatos, mas que Deus ressuscitou dos mortos.

Pedro enfatiza a responsabilidade de arrependimento, exortando as pessoas a se converterem para que seus pecados sejam apagados.

Pedro destaca a continuidade da promessa feita por Deus desde os tempos antigos e a importância de reconhecer Jesus como o Messias. Ele insta a multidão a arrepender-se e crer no nome de Jesus para experimentar perdão e tempos de refrigério da parte do Senhor.

Assim, Atos 3 não apenas narra um milagre notável, mas também destaca a oportunidade para proclamar a mensagem do evangelho e convidar as pessoas a se voltarem para Jesus em arrependimento e fé.

Lições para os dias atuais

Uma lição importante que podemos extrair de Atos 3 para os dias de hoje é a necessidade de reconhecimento da fonte de todo poder e cura, que é o nome de Jesus Cristo. Além disso, podemos aprender sobre a importância de aproveitar as oportunidades para compartilhar a mensagem do evangelho, mesmo em meio a situações cotidianas.

1. Reconhecimento da Fonte de Poder e Cura:

Assim como Pedro deixou claro ao homem coxo que não possuía ouro ou prata, mas o curou em nome de Jesus Cristo, devemos reconhecer que a verdadeira fonte de transformação e cura em nossas vidas está em Jesus. Em um mundo cheio de desafios e incertezas, podemos confiar no poder do nome de Jesus para nos guiar, fortalecer e curar.

2. Aproveitar as Oportunidades para Compartilhar o Evangelho:

Pedro aproveitou a oportunidade criada pelo milagre para pregar a mensagem do evangelho. Da mesma forma, em nossas vidas diárias, podemos encontrar oportunidades para compartilhar nossa fé e falar sobre o amor redentor de Jesus. Isso pode ocorrer em nossos relacionamentos, no trabalho, nas interações cotidianas e em situações inesperadas.

3. Chamado ao Arrependimento e Fé:

A mensagem de Pedro incluía um apelo ao arrependimento e à fé em Jesus Cristo. Nos dias de hoje, essa mensagem continua relevante. É um lembrete de que, independentemente das circunstâncias, o convite ao arrependimento e à fé em Cristo é uma oferta de perdão e reconciliação com Deus.

4. Confiança na Continuidade das Promessas Divinas:

Pedro destaca a continuidade das promessas de Deus desde os tempos antigos até a ressurreição de Jesus. Isso nos lembra da fidelidade de Deus ao longo da história e da confiança que podemos depositar em Suas promessas. Essa confiança nos ajuda a enfrentar os desafios da vida com esperança e segurança em Cristo.

Lições de Atos 3

Em resumo, Atos 3 nos ensina a viver de maneira centrada em Cristo, aproveitando as oportunidades para compartilhar Sua mensagem e confiando nas promessas divinas. Essas lições continuam relevantes e transformadoras para os dias de hoje.

Continue após a publicidade
Categorias: Mensagem
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.
Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade