Continua após a publicidade

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada

Continue após a publicidade
12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada
Continue após a publicidade

12 Coisas que o novo convertido deve fazer

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada

Sabemos que infelizmente devido a tanta corrupção no meio evangélico, muitas coisas que deveriam ter uma atenção mais específica acaba sendo deixada de lado.

É o caso dos irmãos novos na fé, que deveriam estar sendo discipulados com qualidade. Contudo não é o que tem acontecido, devido a outros interesses! 

Então vou falar hoje sobre 12 coisas que o novo convertido deve fazer no início da sua caminhada. Dessa forma formando uma estrutura espiritual no início e que irá gerar resultados por toda a vida. 

1. Comece lendo o máximo que você puder a Bíblia Sagrada

Procure fazer disso um hábito, e para que de fato isso se torne um hábito é preciso que você vá treinando isso, e como você pode fazer isso? Então leia abaixo essas dicas e ponha em prática.

A) Escolhendo um horário específico – Procure separar um horário específico para isso, e procure ser pontual, dessa forma você estará treinando para fazer disso um hábito diário.

B) Leia várias vezes – Leia com tranquilidade e sem pressa, e leia várias vezes, quanto mais melhor. Você pode por exemplo ler em carreirinha Mateus, Marcos, Lucas e João 3 vezes seguidas, ou pode ler um livro 3 vezes de cada vez. Contudo leia sem pressa.

Depois disso vá para outro livro, você escolhe, mas procure ler mais de uma vez o mesmo livro, isso é muito bom para fixação.

C) Procure ler sem distrações – Para um melhor proveito, procure ler sem distração alguma, dessa forma você irá tirar maior proveito da leitura. Entretanto não deixe nada passar desapercebido, de preferência escolha um local só para você ler as escrituras.

D) Separe um dia inteiro – Se você puder separe um dia inteiro só para a leitura da bília, isso vai depender de suas ocupações, porém mesmo que você trabalhe, você poderá escolher um dia da sua folga, mas se puder faça isso.

Por que é importante ler as escrituras?

Poderia resumir com o versículo abaixo:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

As escrituras testificam do nosso amado Salvador Jesus, isto é mais do que suficiente para conhecermos as escrituras!  🙂

2.  Não se prive do lazer

Muitas vezes no início da caminhada, geralmente uma pessoa se converte em uma denominação, o líder daquela instituição exige muito dos seus liderados, pois os liderados tem que seguir exatamente a visão do líder.

Eu por exemplo me converti na Assembleia de Deus, e já teve momentos que eu fui até mesmo proibido de sair com a minha namorada, por que eu tinha que estar no culto.

Procure sair disso, procure outro lugar para congregar se for o caso, mas não abra mão do seu lazer, pois crente também brinca, se diverte, e isso não impede o seu crescimento espiritual.

Se você tem namorada, noiva, esposa, filhos, não se prive do seu lazer só por que você é um obreiro por exemplo, ou tem responsabilidades na igreja, pense bem nisso.

3. Ouça sempre os mais experientes

Ouça os irmãos experientes, os que tem uma estrada mais longa no evangelho, e procure sempre aprender com eles, pois geralmente os irmãos mais velhos, ou até mesmo aquele que não é velho na idade mas que já tem um bom tempo na caminhada com  Cristo.

Eles poderão lhe passar muitas experiências boas, para que você reflita e ponha em prática na caminhada.

4. Evite se envolver com grupinhos na igreja

Ou como em alguns lugares as “panelinhas”, ou seja, é um grupo fechado de pessoas dentro da igreja, onde outros não são bem vindos, evite isso, e procure ter uma sincera comunhão com todos os seus irmãos.

Com o tempo você irá perceber estes grupinhos, portanto não fique despontado com isso, pois geralmente existem muitas fofocas nesses grupos.

Todos nós temos pessoas mais achegadas, Jesus muitas vezes escolhia somente Pedro, Tiago e João para algumas ocasiões, porém Jesus tinha comunhão com todos os discípulos, amava a todos.


12 Coisas que o novo convertido deve fazer | Problemas na igreja


5. Não atente muito para os problemas na igreja

Problemas existem em todas as igrejas, não existe uma perfeita, todas tem problema, isto é assim desde a época dos apóstolos, existem até alguns problemas que são bem absurdos.

Veja um exemplo do que acontecia na igreja que vivia na Galácia:

Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.
Gálatas 5:15

Se percebe com o versículo acima que a coisa estava bem séria nessa igreja, e Paulo chegou ao ponto de falar com eles dessa maneira, pois sérios problemas estavam ocorrendo por la.

Se você ficar atentando muito para os problemas que ocorrem você irá acabar se desanimando, ou ficando triste, mas saiba que você estará lhe dando com seres humanos, onde todos sem excessão são imperfeitos, lembre-se disso.

6. Não dê ouvidos aos “meio convertidos”

Meio convertidos, são aquelas pessoas que dizem coisas do tipo, sou convertido mas não tenho sangue de barata, ou, sou crente mas se bater leva, etc.

Não estou dizendo com isso que um cristão não possa se alterar, ou ficar irado, em algum momento da vida, mas evite ficar ouvindo tais pessoas, vai lhe fazer bem, procure sempre ouvir aquilo que lhe edifica.

7. Não ponha a culpa no diabo

Existe uma mania no meio evangélico, onde tudo é culpa do diabo.
A pessoa erra, ai quando vem os problemas diz que é o diabo que esta se levantando. São pessoas que não assumem seus próprios erros.

A pessoa diz que esta na luta, por que todo mundo fica cobrando ela. Tem cobradores que não são tão pacientes, ai pessoa compra não paga, é cobrado e sempre e diz que o vento esta soprando. E ainda diz que o inimigo esta se levantando.

No casamento a pessoa cai no pecado, no adultério por exemplo, ai acontece uma separação. Então a pessoa diz que foi o diabo que destruiu seu casamento, quando na verdade a pessoa que não respeitou nem honrou o conjugue.

Acredito que sim, que satanás articula situações e arma ciladas. Oferece “bandejas” mas você não é obrigado a comer na mão do diabo, ele pode até te seduzir ao erro, mas não pode te obrigar a errar.

Este verso abaixo explica direitinho:

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
Tiago 1:13-16

8. Cuidado com as “profecias”

Cuidado quando alguém diz: “Deus mandou te dizer isso, Deus mandou você fazer assim. Deus me mostrou isso de você, etc” Não duvido que Deus possa usar uma pessoa para te entregar uma palavra uma mensagem, ou até mesmo uma revelação. Entretanto não se deixe seduzir por essas coisas, atente para a Palavra de Deus!

9. Evite a pressa para ocupar cargos

No tempo em que me converti, estava uma onda de jovens que queriam a todo custo serem “levantados a pastor” estava uma febre isso. Tais jovens não tinham condições de cuidar deles mesmos que dirá de outras pessoas.

Eu mesmo já tive um desejo muito grande por exemplo de ser um dirigente de igreja, mas com o tempo, vamos amadurecendo, e percebemos que a melhor coisa a fazer é caminhar com Jesus.

Procure sempre aprender mais dele, procure conhecer cada vez mais as escrituras, e vivendo em amor em todos os sentidos, isso é o mais importante.

10. Cuidado com o namoro

Muitos jovens recém convertidos, assim como todos os jovens, o que é até normal querem namorar, e não há nada de errado nisso, o problema é como encaram esta questão, escrevi  artigos falando sobre:

 Qual é a melhor idade para namorar

O perfil de um(a) jovem perante os pais para iniciar um namoro

Sexo antes do casamento, uma forma de se conhecerem melhor?

Passe lá e de uma lida, pois muitos jovens hoje namoram de forma descompromissada e sem responsabilidade, e isso não é bom.

Procure primeiro cuidar sua vida espiritual e aprender mais a Palavra, infelizmente muitos jovens começam a fraquejar na vida espiritual por causa do namoro.

11. Não seja um papagaio do pastor

Muitos jovens não leem a bíblia, e dizem: “Ha mais foi o pastor que falou, foi o pregador tal que disse”, etc, saiba que muitos pastores e pregadores falam muita besteira, e até heresias.

Leia: O Pastor falou então esta certo

Apenas ouça e analise de acordo com as escrituras o que esta sendo dito. Paulo foi um grande missionário, tinha muita sabedoria, porém quando ele falava algumas pessoas conferiam o que ele estava dizendo com as escrituras, veja:

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17:11

Portanto não seja papagaio nem de pastor, nem de nenhum pregador.

12. Fuja dos ídolos

Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.
1 João 5:21

No verso acima vemos o apostolo João exortando os irmãos a se guardarem dos ídolos. Hoje vemos que os ídolos não são apenas imagens e objetos. Então vemos que muitos pastores, pregadores, missionários, cantores e cantoras, irmãos e irmãs também são considerados.

Tais pessoas são vistas  como ídolos de muita gente, portanto fuja dos ídolos, e também não tenha nada e ninguém como um ídolo.

Muitas pessoas se reúnem até mesmo em grande multidões. Não para adorar ao Senhor Jesus, mas para ver o seu ídolo, fuja dessas coisas!

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada |Deixe o seu comentário

Então você leu sobre 12 coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada! Espero que você tenha gostado da leitura, e peço a você que compartilhe com seus irmãos e amigos! Que Deus abençoe a sua vida e te conceda cada vez mais sabedoria na sua caminhada!

Conheça → O Manual do Novo Convertido

Você vai gostar de ler também sobre:
10 Conselhos para o novo convertido

Versículos Para o Novo Convertido

no início da caminhada

Sabemos que infelizmente devido a tanta corrupção no meio evangélico, muitas coisas que deveriam ter uma atenção mais específica acaba sendo deixada de lado.

É o caso dos irmãos novos na fé, que deveriam estar sendo discipulados com qualidade. Contudo não é o que tem acontecido, devido a outros interesses! 

Então vou falar hoje sobre 12 coisas que o novo convertido deve fazer no início da sua caminhada. Dessa forma formando uma estrutura espiritual no início e que irá gerar resultados por toda a vida. 

1. Comece lendo o máximo que você puder a Bíblia Sagrada

Procure fazer disso um hábito, e para que de fato isso se torne um hábito é preciso que você vá treinando isso, e como você pode fazer isso? Então leia abaixo essas dicas e ponha em prática.

A) Escolhendo um horário específico – Procure separar um horário específico para isso, e procure ser pontual, dessa forma você estará treinando para fazer disso um hábito diário.

B) Leia várias vezes – Leia com tranquilidade e sem pressa, e leia várias vezes, quanto mais melhor. Você pode por exemplo ler em carreirinha Mateus, Marcos, Lucas e João 3 vezes seguidas, ou pode ler um livro 3 vezes de cada vez. Contudo leia sem pressa.

Depois disso vá para outro livro, você escolhe, mas procure ler mais de uma vez o mesmo livro, isso é muito bom para fixação.

C) Procure ler sem distrações – Para um melhor proveito, procure ler sem distração alguma, dessa forma você irá tirar maior proveito da leitura. Entretanto não deixe nada passar desapercebido, de preferência escolha um local só para você ler as escrituras.

D) Separe um dia inteiro – Se você puder separe um dia inteiro só para a leitura da bília, isso vai depender de suas ocupações, porém mesmo que você trabalhe, você poderá escolher um dia da sua folga, mas se puder faça isso.

Por que é importante ler as escrituras?

Poderia resumir com o versículo abaixo:

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

As escrituras testificam do nosso amado Salvador Jesus, isto é mais do que suficiente para conhecermos as escrituras!  🙂

2.  Não se prive do lazer

Muitas vezes no início da caminhada, geralmente uma pessoa se converte em uma denominação, o líder daquela instituição exige muito dos seus liderados, pois os liderados tem que seguir exatamente a visão do líder.

Eu por exemplo me converti na Assembleia de Deus, e já teve momentos que eu fui até mesmo proibido de sair com a minha namorada, por que eu tinha que estar no culto.

Procure sair disso, procure outro lugar para congregar se for o caso, mas não abra mão do seu lazer, pois crente também brinca, se diverte, e isso não impede o seu crescimento espiritual.

Se você tem namorada, noiva, esposa, filhos, não se prive do seu lazer só por que você é um obreiro por exemplo, ou tem responsabilidades na igreja, pense bem nisso.

3. Ouça sempre os mais experientes

Ouça os irmãos experientes, os que tem uma estrada mais longa no evangelho, e procure sempre aprender com eles, pois geralmente os irmãos mais velhos, ou até mesmo aquele que não é velho na idade mas que já tem um bom tempo na caminhada com  Cristo.

Eles poderão lhe passar muitas experiências boas, para que você reflita e ponha em prática na caminhada.

4. Evite se envolver com grupinhos na igreja

Ou como em alguns lugares as “panelinhas”, ou seja, é um grupo fechado de pessoas dentro da igreja, onde outros não são bem vindos, evite isso, e procure ter uma sincera comunhão com todos os seus irmãos.

Com o tempo você irá perceber estes grupinhos, portanto não fique despontado com isso, pois geralmente existem muitas fofocas nesses grupos.

Todos nós temos pessoas mais achegadas, Jesus muitas vezes escolhia somente Pedro, Tiago e João para algumas ocasiões, porém Jesus tinha comunhão com todos os discípulos, amava a todos.


12 Coisas que o novo convertido deve fazer | Problemas na igreja


5. Não atente muito para os problemas na igreja

Problemas existem em todas as igrejas, não existe uma perfeita, todas tem problema, isto é assim desde a época dos apóstolos, existem até alguns problemas que são bem absurdos.

Veja um exemplo do que acontecia na igreja que vivia na Galácia:

Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.
Gálatas 5:15

Se percebe com o versículo acima que a coisa estava bem séria nessa igreja, e Paulo chegou ao ponto de falar com eles dessa maneira, pois sérios problemas estavam ocorrendo por la.

Se você ficar atentando muito para os problemas que ocorrem você irá acabar se desanimando, ou ficando triste, mas saiba que você estará lhe dando com seres humanos, onde todos sem excessão são imperfeitos, lembre-se disso.

6. Não dê ouvidos aos “meio convertidos”

Meio convertidos, são aquelas pessoas que dizem coisas do tipo, sou convertido mas não tenho sangue de barata, ou, sou crente mas se bater leva, etc.

Não estou dizendo com isso que um cristão não possa se alterar, ou ficar irado, em algum momento da vida, mas evite ficar ouvindo tais pessoas, vai lhe fazer bem, procure sempre ouvir aquilo que lhe edifica.

7. Não ponha a culpa no diabo

Existe uma mania no meio evangélico, onde tudo é culpa do diabo.
A pessoa erra, ai quando vem os problemas diz que é o diabo que esta se levantando. São pessoas que não assumem seus próprios erros.

A pessoa diz que esta na luta, por que todo mundo fica cobrando ela. Tem cobradores que não são tão pacientes, ai pessoa compra não paga, é cobrado e sempre e diz que o vento esta soprando. E ainda diz que o inimigo esta se levantando.

No casamento a pessoa cai no pecado, no adultério por exemplo, ai acontece uma separação. Então a pessoa diz que foi o diabo que destruiu seu casamento, quando na verdade a pessoa que não respeitou nem honrou o conjugue.

Acredito que sim, que satanás articula situações e arma ciladas. Oferece “bandejas” mas você não é obrigado a comer na mão do diabo, ele pode até te seduzir ao erro, mas não pode te obrigar a errar.

Este verso abaixo explica direitinho:

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.
Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
Tiago 1:13-16

8. Cuidado com as “profecias”

Cuidado quando alguém diz: “Deus mandou te dizer isso, Deus mandou você fazer assim. Deus me mostrou isso de você, etc” Não duvido que Deus possa usar uma pessoa para te entregar uma palavra uma mensagem, ou até mesmo uma revelação. Entretanto não se deixe seduzir por essas coisas, atente para a Palavra de Deus!

9. Evite a pressa para ocupar cargos

No tempo em que me converti, estava uma onda de jovens que queriam a todo custo serem “levantados a pastor” estava uma febre isso. Tais jovens não tinham condições de cuidar deles mesmos que dirá de outras pessoas.

Eu mesmo já tive um desejo muito grande por exemplo de ser um dirigente de igreja, mas com o tempo, vamos amadurecendo, e percebemos que a melhor coisa a fazer é caminhar com Jesus.

Procure sempre aprender mais dele, procure conhecer cada vez mais as escrituras, e vivendo em amor em todos os sentidos, isso é o mais importante.

10. Cuidado com o namoro

Muitos jovens recém convertidos, assim como todos os jovens, o que é até normal querem namorar, e não há nada de errado nisso, o problema é como encaram esta questão, escrevi  artigos falando sobre:

 Qual é a melhor idade para namorar

O perfil de um(a) jovem perante os pais para iniciar um namoro

Sexo antes do casamento, uma forma de se conhecerem melhor?

Passe lá e de uma lida, pois muitos jovens hoje namoram de forma descompromissada e sem responsabilidade, e isso não é bom.

Procure primeiro cuidar sua vida espiritual e aprender mais a Palavra, infelizmente muitos jovens começam a fraquejar na vida espiritual por causa do namoro.

11. Não seja um papagaio do pastor

Muitos jovens não leem a bíblia, e dizem: “Ha mais foi o pastor que falou, foi o pregador tal que disse”, etc, saiba que muitos pastores e pregadores falam muita besteira, e até heresias.

Leia: O Pastor falou então esta certo

Apenas ouça e analise de acordo com as escrituras o que esta sendo dito. Paulo foi um grande missionário, tinha muita sabedoria, porém quando ele falava algumas pessoas conferiam o que ele estava dizendo com as escrituras, veja:

Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17:11

Portanto não seja papagaio nem de pastor, nem de nenhum pregador.

12. Fuja dos ídolos

Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
1 João 5:21

No verso acima vemos o apostolo João exortando os irmãos a se guardarem dos ídolos. Hoje vemos que os ídolos não são apenas imagens e objetos. Então vemos que muitos pastores, pregadores, missionários, cantores e cantoras, irmãos e irmãs também são considerados.

Tais pessoas são vistas  como ídolos de muita gente, portanto fuja dos ídolos, e também não tenha nada e ninguém como um ídolo.

Muitas pessoas se reúnem até mesmo em grande multidões. Não para adorar ao Senhor Jesus, mas para ver o seu ídolo, fuja dessas coisas!

12 Coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada |Deixe o seu comentário

Então você leu sobre 12 coisas que o novo convertido deve fazer no início da caminhada! Espero que você tenha gostado da leitura, e peço a você que compartilhe com seus irmãos e amigos! Que Deus abençoe a sua vida e te conceda cada vez mais sabedoria na sua caminhada!

Conheça → O Manual do Novo Convertido

Você vai gostar de ler também sobre:
10 Conselhos para o novo convertido

Versículos Para o Novo Convertido

Continue após a publicidade
Categorias: Aconselhando Vidas
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (2)

  • É muito importante mesmo ensinar os novos convertidos! Pois são eles que no futuro serão pastores, obreiros, ministros de louvor, missionários e etc. Eu já fui novo convertido assim, eu não nasci em uma família cristã, me converti com 14 pra 15 anos, e sei que é difícil e muitas coisas podem dificultar a caminhada do novo convertido de uma forma fatal. Sem contar que se a gente não cuidar deles no início da caminhada deles, eles podem virar cristãos imaturos e soberbos, e o pior de tudo, religiosos, que pensam que conhecem a Cristo e o servem, mas na verdade servem uma denominação ou religião.

    • Conselheiro Cristao says:

      É verdade Kevin. Fico grato pela sua participação. Considere compartilhar o artigo. Deus te abençoe.

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade