Continua após a publicidade

Jesus Narrado Por Mateus

Continue após a publicidade
Jesus narrado por Mateus
Continue após a publicidade

Jesus narrado por Mateus – Leia com atenção a história de Jesus contada por Mateus. Leia o livro de Mateus na sua Bíblia.

Nesse texto ocultaremos algumas partes como genealogias e outras que acharmos necessárias. O objetivo aqui não é substituir o livro de Mateus, apenas contar a história baseada no livro de Mateus com uma linguagem mais simples.

O nascimento de Jesus aconteceu da seguinte forma:

Maria era noiva de José, e antes que eles tivessem relações sexuais ela ficou grávida. José não entendeu o que estava acontecendo, pois pensou que Maria engravidou de outro homem.

Então José planejava deixar Maria secretamente, sem falar nada com ela. Mas quando ele foi dormir um anjo apareceu a Ele em sonhos dizendo que estava tudo bem, que ele não precisava tomar nenhuma atitude.

O anjo explicou a José que Maria estava grávida do Espírito Santo, e ainda disse mais:
Sua mulher vai gerar um filho e nome dele será Jesus; pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.

Depois que José acorda ele faz exatamente como o anjo lhe ordenou e se aproximou de sua mulher. Mas ele não teve relações sexuais com ela, só teve após o nascimento de Jesus.

Jesus Narrado Por Mateus no Capítulo 2

Jesus nasceu em Belém da Judeia, no tempo em que reinava o rei Herodes. Nesse mesmo tempo uns magos vieram do oriente até a cidade de Jerusalém.

Então eles perguntaram por Jesus dizendo:
Onde esta aquele que é nascido rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no oriente e estamos aqui para adora-lo.

Quando o rei Herodes ouviu as palavras dos magos ele ficou nervoso e o povo de Jerusalém também ficaram perplexos.

Então todos os príncipes dos sacerdotes se reuniram junto com os escribas do povo, e perguntaram aos magos onde o Cristo iria nascer.

Os magos então responderam que Ele nasceria em Belém da judéia dizendo que era o cumprimento de uma profecia que dizia:

E você, Belém, terra de judá, de maneira nenhuma és a menor entre as capitais que existem em judá; pois é de você que sairá o Guia que irá apascentar o meu povo Israel.

Erodes então de forma sutil chama os magos e pede confirmação acerca do tempo em que a estrela apareceu para eles. Além disso Herodes envia os magos a Belém e pede para que quando eles achassem o menino fosse avisado, pois ele iria também para adorar.

Entretanto adorar não era a intenção de Herodes, pois na verdade ele queria matar o menino Jesus.

Depois que os magos escutam ao rei, vão em direção a cidade de Belém, e a estrela vai adiante deles, até que ela para exatamente onde estava o menino.

Os Magos vendo isso se alegraram muito, com grande alegria. Então os magos entram na casa e viram a criança com Maria sua mãe. Os magos se prostram e adoram o menino Jesus, oferecendo para Ele, ouro, incenso e mirra dos tesouros que estavam com eles.

Os Magos São Avisados em Sonhos

Os magos pois, foram avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes. Dessa forma voltaram para a terra deles por outro caminho.

Depois que os magos se retiraram José também recebeu um aviso em sonhos para que fugisse para o Egito e ficasse lá por um tempo, até que fosse avisado novamente. E José também foi avisado em sonhos que Herodes queria matar a criança.

Herodes vendo que tinha sido enganado pelos magos ficou extremamente irritado. Então ele mandou matar todas as crianças do sexo masculino que existiam em Belém e em todos os contornos da cidade.

E de acordo com o tempo que ele havia confirmado com os magos, mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo.

Após a morte de Herodes, José sonha e o anjo do Senhor lhe aparece e diz para que ele vá para a terra de Israel, pois já estavam mortos aqueles que queriam matar o menino Jesus.

Então José faz conforme a fala do anjo no sonho e vai para Israel. A notícia chega até José de que Arquelau reinava na Judeia em lugar de Herodes, seu pai. Então José fica com medo de ir para lá. Mas através de uma revelação em sonhos José recebe um aviso e vai para as partes da Galiléia.

Chegando lá vai morar em uma cidade chamada Nazaré.

Jesus Narrado Por Mateus no Capítulo 3

Naquele mesmo tempo, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia. Ele dizia:

Se arrependam, pois é chegado os reino dos céus.

Esse João tinha suas roupas de pelos de camelo, e um cinto feito de couro em torno da região lombar. João se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.

Jerusalém, toda a Judéia e toda a província adjacente do Jordão ia ter com João. João batizava essas pessoas, enquanto elas confessavam seus pecados.

João via que muitos dos fariseus e saduceus iam para o seu batismo. Então ele começa a repreende-los dizendo:
Raça de víboras, que ensinou vocês a fugirem da ira futura? Produzam, pois, frutos dignos de arrependimento.

E não presumam da parte de vocês dizendo:
“Temos por pai a Abraão”; por que eu digo para vocês que Deus ( basta Ele querer ) dessas pedras pode suscitar filhos a Abraão.

E além disso o machado esta agora posto à raiz das árvores, portanto toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Eu batizo vocês com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu. Não sou digno nem de levar as sandálias dele, e ele vai batizar vocês com o Espírito Santo e com fogo.

Na mão Dele tem a pá que limpará a sua eira, e recolherá o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

Jesus sai da Galileia para encontrar com João junto do Jordão, com o intuito de que João o batizasse.

Mas João não concordou com aquilo, e disse:
Eu preciso ser batizado por você, mas é você que vem a mim?

Entretanto Jesus responde a João:
Por enquanto deixa assim, por que convém cumprirmos toda a justiça. Então João foi de acordo.

Jesus foi batizado e logo saiu da água, e os céus se abriram e viu em forma de uma pomba o Espírito de Deus vindo sobre Ele.

Jesus Narrado Por Mateus no Capítulo 4

O Espírito Santo conduziu Jesus até o deserto para ser tentado pelo diabo.

Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites e depois disso ficou com fome;
Então o diabo se aproxima de Jesus e diz:
Se você é o Filho de Deus, manda então que essas pedras se transformem em pães.

Mas Jesus responde o seguinte:
Não é apenas de pão que o homem vai viver, mas também de toda a Palavra que sai da boca de Deus.

O diabo transporta Jesus até a cidade santa, e pôs Jesus sobre a parte mais alta do templo,
O diabo então diz:
Se você é o Filho de Deus, se lança daqui decima para baixo, pois esta escrito que Deus dará ordem a seus anjos a respeito de ti, e vão te pegar pelas mãos, para que assim você nunca venha a tropeçar com os teus em alguma pedra.

Mas Jesus responde ao diabo:
Só que também esta escrito que não devemos tentar a Deus.

Continua….

Siga-nos no Instagram:
instagram.com/conselheirocristao.com.br

Continue após a publicidade
Categorias: Aconselhando Vidas
Tags: Mateus
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (0)

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade