Continua após a publicidade

Cura do Paralítico do Tanque de Betesda

Continue após a publicidade
Cura do paralítico do tanque de betesda
Continue após a publicidade

Cura do Paralítico do Banco de Betesda – Reflita

Um dos mais incríveis milagres de Jesus, está registrado no Evangelho de João, onde Jesus cura o paralítico do tanque de Betesda.

“Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda. Logo aquele homem ficou são;  tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado. ” (João 5. 8-9)

O que significa tanque de betesda?

A intrigante história da cura do paralítico do tanque de Betesda se inicia em Jerusalém, e próximo a porta das ovelhas.

Havia neste local um tanque denominado Betesda, que significa “casa de misericórdia”.

Ademais no tanque de Betesda lemos que havia presente uma grande multidão de enfermos de todos os tipos: cegos, coxos, paralíticos, entre outras enfermidades…

A narrativa informa que sobre aquele tanque frequentemente descia um anjo que movimentava as águas. Então o primeiro que descesse nestas águas, era curado.

Havia mesmo um anjo que agitava a água do tanque de Betesda?

O texto em João 5 nos diz que de vez em quanto descia um anjo e agitava as águas do Tanque de Betesda.

No entanto, em nenhum dos melhores e mais antigos manuscritos de João possuem essa informação.

Isso significa que as palavras do versículo 4 do capítulo 5 de João não aparecem nas fontes mais confiáveis.

Por isso, as revisões mais recentes das traduções bíblicas colocam esse versículo com algum tipo de sinalização, como por exemplo, o colchetes [].

João 5:4 deve ser interpretado como sendo uma nota explicativa marginal acerca do próprio texto que é apresentado.

Entretanto, eram as pessoas que acreditavam que um anjo descia no tanque de Betesda.

As pessoas esperavam o movimento das águas do Tanque de Betesda porque ‘acreditavam’ que um anjo era o responsável por isso.

Era sempre a mesma coisa… Em certo momento um ‘anjo’ agitava a água e o primeiro que entrava no tanque era curado, mas a grande maioria ficava sem cura.

Agora pois, me explique como que cegos que não enxergam, coxos que não andam ou paralíticos que não se movem conseguiam ser primeiros? E então? Não acha a historia meia estranha? Ademais isso me parece algum tipo de ‘manipulação religiosa’.

Quem era o Paralítico do Tanque de Betesda?

De todas as pessoas enfermas ​​reunidas à beira da piscina naquele dia, Jesus escolheu esse homem.

Do breve relato de João, podemos então observar algumas características sobre o personagem do inválido:

  • Dependente: O Paralítico do Tanque de Betesda confiava em outras pessoas para trazê-lo ao tanque, levá-lo para casa e apoiá-lo (João 5: 7).
  • Reclamão: Além disso, reclama de há quanto tempo ele esta inválido e também murmura que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar no tanque (João 5: 5, 7)
  • Ingrato e desleal: Quando ele vê Jesus pela segunda vez, ele não exita em reporta-lo aos líderes religiosos. Contudo deveria ser grato por sua cura e leal a seu curador (João 5:15).

Então, por que Jesus escolheu curar esse homem entre todos os que estavam reunidos no tanque de Betesda naquele dia? 

Só posso concluir portanto, que essa foi a clara direção do Altíssimo Deus (João 5:19) e a completa graça! 

Certamente este homem não merecia o que recebeu – nem parecia apreciá-lo em profundidade, abaixo temos lições preciosas a aprender com esta passagem:

1 – Confie e coloque sua esperança no Deus do Impossivel

Aquele homem, estava há 38 anos esperando um milagre, mas não só ele, como a multidão inteira ali estava esperando portanto há muito tempo que esse anjo viesse ali e movimentasse as águas.

Então Jesus vai naquele local e encontra o sujeito que estava lá há 38 anos na mesma situação. E logo pergunta: “Queres ficar são? ”

Nisso, o enfermo responde “ Senhor, não há ninguém que quando a agua e agitada, me coloque no tanque, mas enquanto eu vou, vai outro antes de mim. ”

E aqui temos o primeiro aprendizado: A confiança daquele homem estava em algo terreno.

Ele esperava que alguém se manifestasse para ajuda-lo, portanto realmente acreditava que a cura dele viria de uma manifestação terrena, e não em Deus.

Quantas vezes na nossa vida, não fazemos o mesmo? Esperamos que o milagre venha em algo terreno, e não da presença de Deus?

Então espere em Deus, confie nele, pois aquilo que você não pode fazer, Ele pode.

2 – Mais valioso que o milagre, é conhecer a Deus

Quando Jesus ouviu a resposta do enfermo, ele lhe diz “Levantate, toma a tua cama e anda. ” Nesse momento, aquele homem que estava ali enfermo há 38 anos, foi curado certamente.

O curioso nessa hora, e quando ele, obedecendo a Jesus, pega a cama e carrega consigo era sábado, e de acordo com a lei judaica, não era permitido tal coisa.

Alguns judeus o reprimiram, dizendo que não podia carregar a cama no sábado, mas ele responde: “Aquele que me curou, ele mesmo disse, toma tua própria cama e anda. ”

Os judeus que estavam ali, sem entender, perguntam quem foi o homem que havia dito aquilo, mas o homem não soube responder que o havia curado.

E aqui temos o segundo aprendizado: Aquele homem foi curado de uma doença que ele tinha há 38 anos, mas nem sequer se preocupou em saber quem foi aquele que o curou.

Quantas vezes na nossa vida isso não ocorreu? Nós queremos o milagre, queremos a manifestação de Deus nas nossas vidas, contudo não queremos o próprio Deus.

Será Que Você Tem Sido Assim?

Então será que você tem sido assim? Você só tem ido à casa de Deus pelas coisas que Ele pode fazer, pelo que ele pode te entregar, mas não pelo que ele e?

Portanto se você tem feito isso, eu te convido a mudar o pensamento. Pois temos que buscar a Deus acima de todas as coisas, e as demais coisas virão conforme a vontade de Deus.

Temos que sempre priorizar a Cristo, mas não aquilo que ele pode fazer. Entretanto muitas igrejas hoje em dia se preocupam mais pelo que Deus pode dar do que por quem ele é.

Entretanto devemos buscar a Deus não apenas pelos milagres, mas porque ele e poderoso e entregou seu filho para morrer na cruz por nós e termos a salvação.

A Cura do Paralítico do Tanque de Betesda

É portanto um dos mais incríveis milagres de Jesus, e nos passa grandes lições! Ademais, o que você achou do tema cura do paralítico do tanque de Betesda? Então compartilhe com seus amigos e irmãos. Que Deus te abençoe!

Escrito por:
Tyago Rodrigues

Continue após a publicidade
Categorias: Guest Posts
Conselheiro Cristao: Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

View Comments (1)

  • Vanildes Fernandes Amorim says:

    Gostei muito bem colocada as perguntas e faz nos refletir melhor sobre todas as coisas . principalmente na palavra de Deus .
    Deus abençoe Thyago
    Rodrigues .

Artigos relacionados
Deixe seu precioso comentário
Continue após a publicidade