Na Mensagem da Bíblia Para Hoje vamos falar sobre 3 Coisas sobre o que significa seguir a Cristo.
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Mateus 16:24
Jesus disse que para alguém ser seu discípulo deveria fazer pelo menos 3 coisas.
1 Renunciar a si Mesmo
Renunciar a si mesmo significa que agora a sua vida esta sob nova direção.
Então agora não sou eu e a minha vontade que mandam aqui.
Quando decidimos renunciar a nós mesmos e entregar nossas vidas a Deus, estamos tomando uma decisão muito importante.
Isso significa que não somos mais o centro de nossas próprias vidas, e nossos desejos e vontades pessoais não são mais a principal autoridade em nossas escolhas.
Certamente que eu e você seremos todos os dias tentados a fazer exatamente aquilo que queremos, pois isso será um confronto diário.
Contudo, ao renunciarmos a nós mesmos, reconhecemos que existe um propósito maior para nossas vidas e que esse propósito é estabelecido por Deus. Abrimos mão de nossas ambições egoístas e nos submetemos à vontade do Pai Celestial.
Essa renúncia não significa que perdemos nossa individualidade ou que nossas opiniões não importam. Pelo contrário, ao nos submetermos a Deus, conforme a sua Palavra, encontramos verdadeira liberdade e identidade. Descobrimos quem realmente somos em Cristo e encontramos um propósito e significado que transcendem nossas próprias vontades.
Estamos Sob Nova Direção
Viver sob nova direção significa que buscamos alinhar nossas escolhas e ações com os princípios e valores de Deus.
Isso implica em viver uma vida de obediência aos ensinamentos bíblicos e buscar agradar a Deus em todas as áreas de nossa vida.
Quando reconhecemos que não somos o governante supremo de nossas vidas, abrimos espaço para que Deus trabalhe em nós e através de nós. Percebemos que ele tem um plano maior e melhor para nós do que jamais poderíamos ter imaginado.
Renunciar a si mesmo não é fácil no início, e talvez nunca seja, pois somos naturalmente inclinados a buscar nossa própria satisfação e conforto.
No entanto, quando nos entregamos a Deus, experimentamos uma transformação interior que nos capacita a viver de uma maneira que honra a Deus e abençoa os outros.
É importante lembrar que renunciar a si mesmo não é um evento isolado, mas um processo contínuo. Todos os dias somos confrontados com escolhas entre seguir nossos próprios desejos ou seguir a vontade de Deus. É uma jornada diária de buscar a direção do Espírito Santo e permitir que ele nos guie em todas as áreas de nossa vida.
Ao renunciar a nós mesmos e permitir que Deus tome o controle, experimentamos um relacionamento mais profundo com ele. Descobrimos uma paz e alegria que não podem ser encontradas em busca de satisfação pessoal. Lembra do que Jesus disse? A paz que o mundo não pode nos conceder.
E acima de tudo, testemunhamos o poder transformador de Deus em nossas vidas, à medida que somos moldados à imagem de seu Filho, Jesus Cristo.
Portanto, que possamos diariamente renunciar a nós mesmos, entregar nossas vidas nas mãos de Deus e viver sob a nova direção que ele tem para nós. Que a nossa maior ambição seja agradá-lo e cumprir o propósito eterno que ele tem para nós.
2 Tomar Sobre si a Sua Cruz
Isso quer dizer, portanto que eu estou disposto a sofrer rejeição e vergonha, cansaço etc, tudo o que sofreria literalmente carregando uma enorme Cruz de madeira às costas.
Além disso, o mais importante é que estou disposto a me identificar com Cristo, seu sofrimento e sua morte.
Quando Jesus disse para tomarmos a nossa cruz e segui-lo, Ele estava chamando-nos para uma vida de compromisso, renúncia e identificação com Ele. Tomar sobre si a cruz significa estar disposto a enfrentar os desafios, as dificuldades e até mesmo o sofrimento que podem surgir ao seguir a Jesus.
Assim como Jesus carregou a cruz em seu caminho para o Calvário, nós também somos chamados a carregar a nossa cruz diariamente. Isso implica em renunciar nossas próprias vontades e desejos egoístas, e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar.
Carregar a cruz envolve estar disposto a enfrentar rejeição e incompreensão por causa de nossa fé em Cristo. Isso pode significar ser ridicularizado, excluído ou até mesmo perseguido por causa de nossas convicções cristãs. No entanto, Jesus nos encoraja a não temer, pois Ele está conosco em cada passo do caminho.
Além disso, tomar sobre si a cruz também envolve identificar-se com Cristo em Seu sofrimento e morte. Assim como Ele entregou Sua vida por amor a nós, somos chamados a morrer para o pecado e viver para a justiça.
Isso implica em negar a nós mesmos, crucificar nossa natureza egoísta e permitir que a vida de Cristo se manifeste em nós.
Ao tomar sobre si a cruz, somos capacitados pelo Espírito Santo a viver uma vida de santidade e dedicação a Deus. Embora possa haver momentos de cansaço e desafios ao longo do caminho, encontramos força, consolo e esperança em Cristo.
Carregar a cruz também nos leva a uma profunda intimidade com Deus. Quando nos submetemos à Sua vontade e confiamos em Seu cuidado, experimentamos a Sua presença constante e a Sua graça sustentadora.
É importante lembrar que carregar a cruz não é um fardo que precisamos suportar sozinhos. Jesus prometeu estar conosco em todas as circunstâncias e nos fortalecer com o Seu Espírito. Ele nos convida a lançar sobre Ele todas as nossas preocupações e descansar em Sua paz.
Ao tomar sobre si a cruz, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus e viver uma vida de amor, serviço e sacrifício. Isso inclui amar ao próximo como a nós mesmos, perdoar aqueles que nos ofendem e compartilhar o amor e a mensagem de salvação de Cristo com o mundo.
Que possamos, a cada dia, tomar sobre nós a cruz, confiando na graça e no poder de Deus para nos capacitar. Que sejamos corajosos em nossa identificação com Cristo e dispostos a seguir o caminho que Ele nos chamou, sabendo que a recompensa eterna está reservada para aqueles que perseveram até o fim.
3 Segui-lo
Significa que eu quero ir aonde Cristo for e aonde Ele me enviar. Portanto eu quero fazer como Ele faria, viver como Ele viveria, estar nos lugares onde Ele estaria.
Então veja em forma de lista algumas características de quem se nega a si mesmo, toma sobre si a sua cruz e segue a Jesus.
- Sofre oposição da família ou dos amigos
- É reprovado pelo mundo e rejeitado pela sociedade
- Esta disposto a abri mão dos confortos dessa vida
- Vive em completa dependência de Deus Pai
- Caminha em obediência e direção do Espírito Santo
- Proclama uma mensagem que é pouco aceita
- Esta disposto a encarar uma senda solitária, se abandonado.
- Recebe constantes ataques de líderes religiosos como Jesus sofreu
- Sofre por amor da justiça
- Passa por privações, provações e vergonha
- Dedica a sua própria vida para o bem estar do seu próximo
- Considera-se morto para si mesmo e para o mundo
- Apropria-se da nova vida que tem em Cristo
- Tem certeza da razão da sua existência e do seu destino eterno.
Além disso poderia acrescentar muitas outras coisas que são características de quem toma sobre si a sua própria cruz e segue a Jesus.
Mensagem da Bíblia Para Hoje – Não Confundir
É preciso, portanto, não confundir isso com quem simplesmente joga tudo para o alto, inclusive suas responsabilidades com família, trabalho e tudo mais a pretexto de estar seguindo a Cristo.
Então acabam abandonando a família a míngua, e passam a viver de favores de irmãos, parentes, amigos etc. Mas não é nada disso que é seguir a Cristo.
Além disso, não tem nada haver com aqueles que ofendem as pessoas batendo com a Bíblia na cabeça delas para depois dizerem com cara de mártires…..Haaaa! Vejam como eu sou perseguido…
Mas não é ser discípulo de Cristo.
Mensagem da Bíblia Para Hoje
Além disso essas coisas devem ser enxergadas no contexto de toda a Palavra de Deus e não da influência que possa ter uma religião, como os monasteiros católicos que foram herdados até das regiões orientais.
Também não deve ser feito no espírito de cavaleiro das cruzadas, que saia brandindo a espada e matando quem fosse contra a fé cristã.
Quem tem compromissos assumidos, família, trabalho, etc, deve honrar seus compromissos, por que isso é agradável a Deus. Então se quiser seguir a Cristo, tomar a sua própria cruz renunciar-se a si mesmo, deve pois fazer isso em amor em consideração para com as pessoas que o cercam.
Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
2 Tessalonicenses 3:10
Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
1 Timóteo 6:8
Eu também nem preciso dizer que a passagem de Mateus 16:24 nada tem haver com aqueles que saem em romaria, carregando uma cruz nas costas, para pagar promessa, ou para obter algum benefício ou benção de Deus, por seus esforços, ou benção de algum ídolo que ele adora.
Esses ainda não entenderam, que com Deus não se faz barganha.
Essa mensagem da Bíblia para hoje, serve portanto para todos os dias da nossa vida.
Siga nosso perfil @conselheirocristao.com.br no Instagram.
Deixe seu precioso comentário