5 Conselhos para o novo convertido para você pensar a respeito.
Quando iniciamos na fé costumamos nos empolgar com muitas coisas que ouvimos.
E dependendo da oratória do pregador nos empolgamos, damos gritos de glória sem que saibamos o que o pregador de fato esta dizendo. Mas é um tanto normal no início da caminhada.
Então veja um exemplo:
Um pregador vem e grita que “Na presença de Deus até a tristeza salta de alegria”, quando na verdade ele esta se referindo a uma passagem no livro de Jó que fala de leviatã (monstro marinho) e não de Deus.
Acrescente-se ainda que não penas pregações como diversas outras situações precisam de atenção.
Então para ajudar nossos novos irmãos na fé, vamos a alguns conselhos importantes!
1º Conselho
Não tire conclusões de imediato de tudo o que é falado, ensinado, ou pregado. Portanto guarde e confira nas Escrituras se o que está sendo dito tem realmente coerência, a não ser que você já saiba acerca do que esta sendo falado
Faça como alguns judeus em Beréia:
E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
Atos 17:10-12
Faça com eles, Paulo falava, mas depois eles conferiam nas Escrituras para confirmar o que o apostolo dizia.
2º Conselho
Pegue o hábito de ler a bíblia, evite pois negligenciar essa parte. Comece lendo Mateus, Marcos, Lucas e João, leia mais de uma vez ou quantas vezes você achar necessário. Mas não se limite, comece com esses e gradativamente leia outros na sequência.
Procure não se cansar de ler a bíblia, se possível leia todos os dias sem falta. Para ajudar você com essa questão preparamos esse artigo para você:
Dicas para o novo convertido ler a Bíblia
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39
3º Conselho
Seja assíduo nas reuniões onde se ensina a doutrina. Evite reuniões onde não sem interesse pela exposição das Escrituras Sagradas.
Enfim, procure ser participante em tudo o que estiver direcionando para o aprendizado da Palavra de Deus.
Além disso até mesmo em uma conversa com um amigo por exemplo, onde você poderá também estar aprendendo sobre a Palavra.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:16
4º Conselho
Compre um comentário e um dicionário bíblico. Isso irá facilitar você na hora de fazer consultas acerca de um determinado termo nas Escrituras.
Além disso é bom lembrar que os comentários são feitos por homens, portanto pode haver erros.
Contudo nesse caso se houver alguma dúvida pergunte a um irmão mais experiente, ou algum irmão na igreja que tenha conhecimento específico nessa questão.
5 Conselhos para o novo convertido – 5º Conselho
Fique sempre atento nas ministrações, pois quando algum irmão for pregar procure evitar distrações.
Como disse no primeiro conselho não tire conclusões de imediato, mas fique sempre atento, pois muita coisa poderá ser de proveito para você em uma pregação por exemplo.
Se você percebe que alguém ao seu lado costuma conversar muito nessa hora, evite sentar perto. Além disso fique em um lugar onde você poderá ouvir com toda a atenção, isso é muito importante.
Que Deus abençoe a todos os meus irmãos que estão iniciando na fé. Sempre avante meu irmão. Espero que esses 5 Conselhos para o novo convertido tenha ajudado e que você cresça cada vez mais na graça e no conhecimento de nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Deixe seu precioso comentário