Contribua com nosso projeto.
PIX:
[email protected]
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Aconselhando Vidas Conselheiro Cristao

O Que Fazer Para Não Cair no Engano Religioso de Hoje?

Não esqueça de manter o seu corpo hidratado, beba água!

Estamos vendo atualmente a quantidade de heresias enganosas surgindo por todos os lados, podemos ver como novas “igrejas” estão tendo início sem nenhum compromisso com as Escrituras, onde homens enganadores, gananciosos e fraudulentos são os lideres dessas instituições com fins lucrativos!

O engano está se espalhando, e é impressionante como essas pessoas que propagam o engano se tornam influentes tão facilmente.

Faça exercícios

O misticismo tem ganhando destaque nessas novas igrejas-empresas, e não somente isto, mas o teatro tem feito parte de tudo isso, e as vezes de forma tão mal feita, e mesmo assim o povo não consegue enxergar, ou não querem enxergar!

O Apostolo Paulo a séculos atrás nos alertou acerca do seguinte:

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
1 Timóteo 4:1,2

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
2 Timóteo 3:1-5

Note que estas coisas já estão acontecendo hoje, mas qual seria a melhor forma de alguém não cair no engano?
O que deve ser feito para que em meio a tanto misticismo e informações você não caia no engano de homens corruptos de entendimento, no que se refere ao evangelho?

O Conselho de Jesus

Mantenha ou desenvolva o hábito da leitura

Jesus havia alertado a alguns judeus que os mesmos deveria examinar as escrituras, e este conceito vale para nós hoje também, precisamos examinar as escrituras, para conhecer a verdade e não cair no engano, as escrituras testificam de Jesus, conta a história dele, ali estão registrados seus ensinamentos, e como ele se comportava perante as pessoas, sobre isto falaremos mais adiante.

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
João 5:39

Conheça Toda a Historia do Seu Salvador

Uma das formas de não cairmos no engano de hoje, é conhecendo a pessoa de Jesus da forma mais profunda possível, é preciso de fato mergulhar na história do Mestre dos mestres, e observar como foi a sua passagem aqui na terra.

Um conselho que te dou é que você leia os livros Mateus, Marcos, Lucas e João, quantas vezes puder, não importa se você é novo convertidoou sem já em algum tempo na caminhada, sempre que você tiver oportunidade leia os evangelhos e com cautela leia minuciosamente toda a história de Cristo.

Atente Para o Comportamento do Mestre

Ao ler a história de Cristo preste atenção no seu comportamento, note com clareza como Jesus atendia as pessoas nas mais diversas situações, repare como os religiosos da época discriminavam a Jesus, veja como Jesus da atenção a Nicodemos que era rei, como também atendia ao clamor de um pobre pedinte cego que gritava pelo seu nome.
Compare o comportamento de Jesus com o comportamento dos líderes de hoje!

Note com Jesus permitia que uma mulher pecadora o tocasse, e os líderes discriminando a Jesus pelo fato de uma mulher pecadora estar o tocando sem ele repreende-la, pois enquanto os líderes julgavam a vida daquela mulher, Jesus olhava para o coração dela.

E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.

E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Lucas 7:37-50

Repare como os líderes de hoje tratam aqueles que falam algo contra eles, e veja como Jesus tratou até mesmo aquele que o traiu e o entregou para seus perseguidores.

Hoje vemos homens que se consideram ungidos do Senhor,e não suportam quando alguém os denunciam ou falam algo contra seus ensinamentos hereges, enquanto Jesus ensinava que se deveria amar até mesmo os inimigos, bendizer ao invés de amaldiçoar, porém os líderes de hoje fazem totalmente ao contrário, eles maldizem, gritam feitos loucos contra os que se lhes opõem.

Atentando para o comportamento do Mestre do Amor, você irá perceber os falsos líderes, e fugirá de seus enganos.

Atente Para os Ensinamentos de Jesus

Observe as palavras de Jesus e observe a fala dos falsos mestres de hoje!
Os falsos mestres de hoje dizem que se alguém não fizer parte da denominação deles, estão perdidos, agora veja o que Jesus disse quando João quis proibir uma pessoa de expulsar demônios:

E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.

E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.
Lucas 9:49,50

Note que João proibiu uma pessoa de expulsar demônios simplesmente por que o tal não estava seguindo a Jesus assim como os doze, Jesus porém disse que na verdade ele estava cooperando e não atrapalhando!

Hoje os líderes atacam as outras igrejas, e dizem que somente na deles existe salvação, percebeu a grande diferença?

Atente para as palavras de amor, de sabedoria, de conselho do Mestre da Vida, faça uma comparação com os falsos profetas dos dias atuais, dessa forma você também ficará livre do engano.

A Verdade Liberta do Engano

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Jesus disse que o conhecimento da verdade liberta, e Ele mesmo declarou que é a verdade, Jesus porém não era uma verdade, ou se comparando a algumas verdades dentre as tantas que existem em diversos ramos, Jesus declarou ser a própria verdade.
Jesus é a verdade que te liberta do engano, pense nisso!

Examine o Texto e o Contexto

Este é um dos grandes erros, e as pessoas simplesmente ignoram e dão ouvidos ao que mais lhe convém, ou seja, texto sem contexto, isto causa muita confusão, surgindo assim muitas heresias, e outras aberrações que vemos no mundo gospel de hoje

Ao ler as escrituras examine o texto e o contexto do que esta sendo lido, o contexto de um texto é aqui que vem antes de depois do texto, o contexto de uma passagem bíblica por exemplo pode estar em todo o livro que esta sendo lido, ou até mesmo na bíblia toda, é preciso atenção para isso.

Em muitos instituições religiosas o misticismo por exemplo está em alta, os líderes pegam versos bíblicos isolados e inventam um monte de bobagem, fazem simpatias, mandingas evangélicas e até vendem produtos ungidos, é o verdadeiro mercado da fé.
Existem muitas passagens bíblicas por exemplo que era para um povo específico ou até mesmo se referindo a uma pessoa, ou a um grupo de pessoas, enfim ao ler o texto faça perguntas como:

  • Quando foi escrito?
  • Para quem foi escrito?
  • Onde foi escrito?
  • Qual assunto está sendo tratado?

Entre outras perguntas que você pode fazer para entender o contexto de tal passagem, pois estão fazendo muita mistura por exemplo com a antiga e a nova aliança, e muita gente esta sendo enganada!

Pondere Tudo o Que Ouve

Uma vez que você tem o conhecimento das escrituras fica mais fácil você ponderar o que esta sendo ouvido, e de cara saber se é coerente com as escrituras ou não o que está sendo falado, de qualquer forma mesmo que você não tenha muito conhecimento bíblico tenha o costume de ponderar, analisar tudo o que ouve, não engula logo o que está ouvindo, isso não é arrogância, nem desconfiança, é inteligência, veja um exemplo bíblico de pessoas que faziam isso:

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
Atos 17:10-12

Quando Paulo foi a Tessalônica para anunciar o evangelho, os judeus de lá simplesmente ignoraram o que ele dizia, isto sim é ignorância, descartar sem antes analisar, já os judeus de um lugar chamado Bereia foram mais nobres, pois ouviram o que Paulo dizia e depois conferiam nas Escrituras se o que Paulo dizia era verdade.

Este é um dos grandes exemplos que precisamos seguir, avaliar tudo o que ouvimos acerca da Palavra de Deus, portanto tenha o costume de ler e meditar nas escrituras, quando mais você conhecer mais fácil se tornará identificar as heresias, as falsas afirmações, irá diferenciar o que é costume do homem e o que é doutrina, e assim você não cairá no engano.

Eis abaixo uma das razões por que devemos proceder dessa forma:
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
2 Timóteo 4:3,4

Não caia no engano!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos, comente, vamos discutir acerca de assunto tão importante!

Que Deus te abençoe!

Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress