A família é a base
Tão importante na estrutura do ser humano, a família é a base, os alicerces na formação do homem. Maior prova disso é saber que ela sempre foi um plano de Deus. No primeiro livro da Bíblia, desde o princípio em Gênesis 2, o Senhor declara “não é bom o homem estar só” e mais, “o homem deixará seu pai e sua mãe, se unirá à sua mulher e ela será uma só carne”.
Diante das palavras, Deus dá condição ao homem e a mulher de se unirem e criarem os filhos juntos. O ensinamento é não usar o individualismo, mas a união que no dia a dia cresce com o diálogo, respeito mútuo, comunhão e convivência. O casal precisa estar presente na vida dos filhos em igualdade, nem a mais ou a menos que o outro.
A família educa cidadãos e lhes transmite os valores e virtudes sociais e afetivas.
Os pais têm uma grande tarefa nas mãos em relação ao que ensina a seus filhos.
Os pais se tornam os primeiros educadores, em provérbios 22:6 a bíblia diz Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.
O Matrimônio faz dos pais os sacerdotes da família. Os pais têm o direito e o dever de transmitir a fé a seus filhos. “Eles são mestres, primeiros ministros de seus filhos”.
A comunicação é uma ferramenta importante e que deve ser praticada na convivência familiar. Quando não há falhas na comunicação, todos passam a se conhecer mais e assim, ajuda a perceber a necessidade do outro, o que influencia em uma boa socialização. Mais que isso, a partir da boa comunicação, as crianças aprendem a se relacionar fora do lar e, a agir com sabedoria, diante da infinidade de propostas e distorção de valores que o mundo oferece.
Deus abençoe sua família.
Artiogo escrito por:
Leandro Nascimento Pinto
Deixe seu precioso comentário