Desigrejados Dentro e Fora Das Instituições Religiosas

Já tem um tempo onde uma certa discussão perdura sobre os “desigrejados”. Você poder ler sobre este assunto aqui:
Desigrejados.

Sabemos que hoje no Brasil já existem mais de trinta mil denominações. No entanto todas elas admitem estar com a verdade. Muitas denominações nasceram de outras e assim por diante. Infelizmente não podemos dizer que isso seria um bom testemunho diante de Deus em relação a igreja.

Leia também: O que é a igreja

Mas o Que é Um Desigrejado?

Esse termo pelo que temos informações é um apelido dado aos irmãos que saíram das denominações. Então os desigrejados são considerados os “sem igreja”. Cabe porém analisar o termo e ver se de fato faz jus ao fato.
A questão é:
Sair de uma denominação significa que saiu da igreja? Se uma pessoa considerar que uma denominação é a igreja completa de Cristo, para essas pessoas sim. No entanto se considerarmos que a igreja de Cristo é o grupo de irmãos em Cristo em todo o lugar, a resposta será não.

É claro que a segunda opção é a mais correta, pois a igreja de Cristo não esta limitada a um grupo denominacional ou não. A igreja do Senhor compreende todos os nossos irmãos em todo lugar, sejam esses em denominações ou fora das mesmas.

Os Desigrejados Dentro das Denominações

Precisamos entender uma coisa, e o fato é que o líder de uma denominação pode até fazer alguém membro da mesma.

Todavia somente Jesus pode tornar alguém membro do seu corpo que é a igreja.

Pois de fato Jesus conhece os que são seus. Então fazer parte de uma denominação não significa que tal pessoa seja realmente participante do corpo de Cristo.

Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
Colossenses 1:24

O corpo de Cristo é a igreja ( E isso se refere a todos os irmãos em todo lugar e não há um grupo específico.

Os Desigrejados Fora dos Templos das Denominações

Então perceba que assim como nas denominações, os que congregam fora das mesmas não significa que os tais sejam membros do corpo de Cristo. Somente Deus conhece aqueles que são seus de fato e de verdade.

A questão é que se uma pessoa de fato tem o Espírito Santo, a mesma pode e é livre para servir a Deus, fazendo o bem em qualquer lugar.

Deixando de Lado o Preconceito e Lutando Pela Verdade

A corrupção, os falsos ensinamentos e o engano existem tanto dentro como fora das instituições. Então o que deve ser feito é que todos deveriam lutar pela verdade e fugir da corrupção, não importa aonde a mesma esteja.

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Tiago 1:27

A corrupção pode estar em qualquer lugar, e é preciso se afastar.

Pensando nisso, os irmãos deveriam quebrar todo tipo de preconceito, e ambos respeitarem a decisão de cada um na forma como irá servir a Deus.

Sempre haverão discordâncias teológicas por parte dos irmãos, porém isso não deve quebrar a comunhão dos mesmos. Todos devem amar-se mutuamente e fazer o bem por onde passarem.

Quando for preciso discutir algum assunto bíblico, todos podem discutir acerca do mesmo, sem querer impor nada, mas apenas expor seus pensamentos. Ninguém é dono da verdade e todos nós estamos aprendendo.

Desigrejados Dentro e Fora Das Instituições Religiosas

Se é irmão em Cristo seja nas denominações ou fora da mesma, ninguém é desigrejado, ninguém é um sem igreja.

Como irmãos fazemos parte do corpo de Cristo, que de fato é a igreja do Senhor.

Qualquer um pode fazer parte de um grupo, de uma instituição, porém só Jesus pode tornar alguém membro de seu corpo.

Todavia para que isso ocorra tal pessoa precisa crer, e se crer de fato receberá o selo do Espírito Santo. O que faz uma pessoa ser filho(a) de Deus não é ser participante de grupo a ou b, mas sim ter o Espírito de Cristo.

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.


E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.


E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.


De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.


Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.


Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

Se alguém não tem o Espírito de Cristo o tal não pertence a Deus, e somente os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

Romanos 8:9-14


Pode Ser de Seu Interesse Também!

Conselheiro Cristao

Conselheiro Cristao

Paulo Cícero é casado e tem dois filhos. Membro do Corpo de Cristo que é a igreja do Senhor Jesus. Profissão: Vendedor, segurança, freelancer em divulgação e geração de conteúdo para sites e blogs. Contato: (21) 998200616 (Vivo e WhatsApp)

Website: https://www.conselheirocristao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.