Contribua com nosso projeto.
PIX:
[email protected]
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Guest Posts Conselheiro Cristao

Cura do Paralítico do Tanque de Betesda

Não esqueça de manter o seu corpo hidratado, beba água!

Cura do Paralítico do Banco de Betesda – Reflita

Um dos mais incríveismilagres de Jesus, está registrado no Evangelho de João, ondeJesus cura o paralítico do tanque de Betesda.

Faça exercícios

“Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma a tua cama, e anda. Logo aquele homem ficou são; tomou a sua cama, e partiu. E aquele dia era sábado. ” (João 5. 8-9)

O que significa tanque de betesda?

A intrigante história da cura do paralítico do tanque de Betesda se inicia em Jerusalém, e próximo a porta das ovelhas.

Havia neste local um tanque denominado Betesda, que significa “casa de misericórdia”.

Mantenha ou desenvolva o hábito da leitura

Ademais no tanque de Betesda lemos que havia presente uma grande multidão de enfermos de todos os tipos: cegos, coxos, paralíticos, entre outras enfermidades…

A narrativa informa que sobre aquele tanque frequentemente descia um anjo que movimentava as águas. Então o primeiro que descesse nestas águas, era curado.

Havia mesmo um anjo que agitava a água do tanque de Betesda?

O texto em João 5 nos diz que de vez em quanto descia um anjo e agitava as águas do Tanque de Betesda.

No entanto, em nenhum dos melhores e mais antigos manuscritos de João possuem essa informação.

Isso significa que as palavras do versículo 4 do capítulo 5 de Joãonão aparecem nas fontes mais confiáveis.

Por isso, as revisões mais recentes das traduções bíblicas colocam esse versículo com algum tipo de sinalização, como por exemplo, o colchetes [].

João 5:4deve ser interpretado como sendo uma nota explicativa marginal acerca do próprio texto que é apresentado.

Entretanto, eram as pessoas que acreditavam que um anjo descia no tanque de Betesda.

As pessoas esperavam o movimento das águas do Tanque de Betesda porque ‘acreditavam’ que um anjo era o responsável por isso.

Era sempre a mesma coisa… Em certo momento um ‘anjo’ agitava a água e o primeiro que entrava no tanque era curado, mas a grande maioria ficava sem cura.

Agora pois, me explique como que cegos que não enxergam, coxos que não andam ou paralíticos que não se movem conseguiam ser primeiros? E então? Não acha a historia meia estranha? Ademais isso me parece algum tipo de ‘manipulação religiosa’.

Quem era o Paralítico do Tanque de Betesda?

Cura do Paralitico do tanque de betesda - Imagem ilustrativa do paralítico e Jesus o levantando

De todas as pessoas enfermas ​​reunidas à beira da piscina naquele dia, Jesus escolheu esse homem.

Do breve relato de João, podemos então observar algumas características sobre o personagem do inválido:

  • Dependente: O Paralítico do Tanque de Betesda confiava em outras pessoas para trazê-lo ao tanque, levá-lo para casa e apoiá-lo (João 5: 7).
  • Reclamão: Além disso, reclama de há quanto tempo ele esta inválido e também murmura que não tem ninguém para ajudá-lo a entrar no tanque (João 5: 5, 7)
  • Ingrato e desleal:Quando ele vê Jesus pela segunda vez, ele não exita em reporta-lo aos líderes religiosos. Contudo deveria ser grato por sua cura e leal a seu curador (João 5:15).

Então, por que Jesus escolheu curar esse homem entre todos os que estavam reunidos no tanque de Betesda naquele dia?

Só posso concluir portanto, que essa foi a clara direção do Altíssimo Deus (João 5:19) e a completa graça!

Certamente este homem não merecia o que recebeu – nem parecia apreciá-lo em profundidade, abaixo temos lições preciosas a aprender com esta passagem:

1 – Confie e coloque sua esperança no Deus do Impossivel

Aquele homem, estava há 38 anos esperando um milagre, mas não só ele, como a multidão inteira ali estava esperando portanto há muito tempo que esse anjo viesse ali e movimentasse as águas.

Então Jesus vai naquele local e encontra o sujeito que estava lá há 38 anos na mesma situação. E logo pergunta: “Queres ficar são? ”

Nisso, o enfermo responde “ Senhor, não há ninguém que quando a agua e agitada, me coloque no tanque, mas enquanto eu vou, vai outro antes de mim. ”

E aqui temos o primeiro aprendizado: A confiança daquele homem estava em algo terreno.

Ele esperava que alguém se manifestasse para ajuda-lo, portanto realmente acreditava que a cura dele viria de uma manifestação terrena, e não em Deus.

Quantas vezes na nossa vida, não fazemos o mesmo? Esperamos que o milagre venha em algo terreno, e não da presença de Deus?

Então espere em Deus, confie nele, pois aquilo que você não pode fazer, Ele pode.

2 – Mais valioso que o milagre, é conhecer a Deus

Quando Jesus ouviu a resposta do enfermo, ele lhe diz “Levantate, toma a tua cama e anda. ” Nesse momento, aquele homem que estava ali enfermo há 38 anos, foi curado certamente.

O curioso nessa hora, e quando ele, obedecendo a Jesus, pega a cama e carrega consigo era sábado, e de acordo com a lei judaica, não era permitido tal coisa.

Alguns judeus o reprimiram, dizendo que não podia carregar a cama no sábado, mas ele responde: “Aquele que me curou, ele mesmo disse, toma tua própria cama e anda. ”

Os judeus que estavam ali, sem entender, perguntam quem foi o homem que havia dito aquilo, mas o homem não soube responder que o havia curado.

E aqui temos o segundo aprendizado: Aquele homem foi curado de uma doença que ele tinha há 38 anos, mas nem sequer se preocupou em saber quem foi aquele que o curou.

Quantas vezes na nossa vida isso não ocorreu? Nós queremos o milagre, queremos a manifestação de Deus nas nossas vidas, contudo não queremos o próprio Deus.

Será Que Você Tem Sido Assim?

Então será que você tem sido assim? Você só tem ido à casa de Deus pelas coisas que Ele pode fazer, pelo que ele pode te entregar, mas não pelo que ele e?

Portanto se você tem feito isso, eu te convido a mudar o pensamento. Pois temos que buscar a Deus acima de todas as coisas, e as demais coisas virão conforme a vontade de Deus.

Temos que sempre priorizar a Cristo, mas não aquilo que ele pode fazer. Entretanto muitas igrejas hoje em dia se preocupam mais pelo que Deus pode dar do que por quem ele é.

Entretanto devemos buscar a Deus não apenas pelos milagres, mas porque ele e poderoso e entregou seu filho para morrer na cruz por nós e termos a salvação.

A Cura do Paralítico do Tanque de Betesda

É portanto um dos mais incríveis milagres de Jesus, e nos passa grandes lições! Ademais, o que você achou do tema cura do paralítico do tanque de Betesda? Então compartilhe com seus amigos e irmãos. Que Deus te abençoe!

Escrito por:
Tyago Rodrigues

Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    2 Comentários

    1. Vanildes Fernandes Amorim disse:

      Gostei muito bem colocada as perguntas e faz nos refletir melhor sobre todas as coisas . principalmente na palavra de Deus .
      Deus abençoe Thyago
      Rodrigues .

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress