fbpx
Contribua com nosso projeto.
PIX:
[email protected]
Paulo Cicero Marculino

Contribua com nosso projeto

Conselhos Conselheiro Cristao

5 Conselhos Práticos de Provérbios 7: Preservando a Santidade nos Relacionamentos

Temos 5 conselhos práticos de Provérbios 7 que vão fazer grande diferença na sua vida.

Provérbios 7 nos traz conselhos importantes sobre como evitar a tentação sexual e preservar a santidade no contexto dos relacionamentos.

Esses conselhos podem ser aplicados tanto aos homens quanto às mulheres, pois a sabedoria contida nesse capítulo é relevante para todos. Vamos explorar alguns desses conselhos e ilustrá-los com exemplos práticos.

1 Esteja Atento às Influências Perigosas

Provérbios 7 nos alerta sobre a mulher adultera que seduz o homem insensato. Esse conselho nos lembra da importância de estarmos atentos às influências negativas que podem levar à queda.

Por exemplo, evitar ambientes ou situações onde a tentação é maior, como festas com comportamento promíscuo ou sites e redes sociais que promovem conteúdo sexualmente explícito.

Hoje muitos homens e mulheres, mesmo casados acabam se envolvendo através desses meios e quando percebem já estão totalmente enlaçados, colocando a perder um casamento, que talvez precisava apenas de um bom diálogo.

2 Mantenha um Coração Sábio

O versículo 7 destaca a falta de discernimento do jovem ingênuo, que é facilmente seduzido.

É fundamental cultivar a sabedoria e a prudência em nossos corações para não cairmos em armadilhas. Por exemplo, buscar conhecimento sobre os princípios bíblicos que regem os relacionamentos e procurar orientação de irmãos mais experientes quando confrontados com situações desafiadoras.

Tiago disse que se falta sabedoria para qualquer um de nós, podemos pedir a Deus com fé, tendo a certeza que receberemos.

Leia também Tiago capítulo 3 a partir do versículo 13 sobre a sabedoria que vem do alto e veja as características da mesma.

3 Valorize o Compromisso Matrimonial

O capítulo 7 de Provérbios ainda nos alerta sobre o adultério e as consequências devastadoras que ele traz.

É essencial valorizar e honrar o compromisso matrimonial, mantendo-se fiel ao cônjuge. Por exemplo, investir tempo e esforço para fortalecer o relacionamento conjugal, sendo fiel em pensamentos, palavras e ações, e evitando envolvimentos emocionais ou físicos com pessoas fora do casamento.

As pessoas se esquecem que se envolver com pessoas fora do casamento é muito fácil, mas se as mesmas pessoas fossem levadas para o convívio diário, a coisa talvez seria bem pior do que você pensa.

Muita gente se separa se se casa pela segunda vez, e muitos, não generalizando, se arrependem amargamente. É como se estivessem cegas, e quando abrem os olhos, percebem que é tarde demais.

4 Cultive o Autocontrole

O versículo 9 de Provérbios capítulo 7 fala sobre a falta de pessoas que caem na tentação por falta de autocontrole.

Devemos desenvolver a capacidade de controlar nossos desejos e impulsos, buscando a santidade em nossas vidas.

Por exemplo, evitar fantasias e pensamentos impuros, praticar a disciplina pessoal em áreas como a pornografia e buscar a ajuda de Deus para resistir às tentações.

Se necessário for, busque ajuda de um psicólogo, ou converse com alguém maduro de sua confiança que tem sabedoria para instruir. Além disso cultive o hábito de estar sempre orando.

5 Esteja Ciente das Consequências

Grandes são os arrependimentos que acompanham a pessoa que cede à tentação. Devemos estar cientes das consequências de nossas ações e lembrar-nos dos danos emocionais, espirituais e relacionais que a infidelidade pode causar.

Por exemplo, considerar as implicações destrutivas para o casamento, a família e a reputação pessoal ao ser tentado a entrar em um relacionamento ilícito.

Muitas vezes os efeitos podem afetar diversas pessoas por causa de apenas uma única atitude. Além disso é preciso lembrar que quando você afeta alguém, acaba afetando outras pessoas que amam aquela pessoa que foi afetada.

Geralmente as pessoas não olham, ou não conseguem enxergar as consequências que uma atitude pode causar, pois geralmente diante do erro, é como se elas não enxergassem mais nada, a não ser a satisfação de seus desejos.

Certamente que se todos conseguissem enxergar o futuro e visse o que suas atitudes poderiam causar, muitos não cederiam. Mas ainda assim podemos aprender com as consequências de pessoas que cometeram o mesmo erro que muitas vezes estamos prestes a cometer.

Por exemplo, um homem que trai a esposa e acha que nunca vai ser descoberto, quando se menos espera além de ser descoberto, ainda perde o casamento.

Isso acontece em diversas áreas e situações da vida, e as consequências podem ser as mais diversas.

Portanto, perceba que no capítulo 7 do livro de Provérbios, existem conselhos de extrema importância para todas as pessoas que querem viver livres de consequências ruins em seus relacionamentos.

Uma vez que tais conselhos são colocados em práticas os benefícios são diversos e duradouros.

Ao seguir esses conselhos e aplicá-los em situações práticas, podemos evitar quedas e preservar a santidade nos relacionamentos íntimos.

Siga nosso perfil @conselheirocristao.com.br no Instagram.

Parabéns por ler todo o conteúdo!
Nos envie uma mensagem, ou deixe o seu pedido de oração

    Compartilhar

    Sobre o autor | Website

    Mensagens estudos e reflexões no site Conselheiro Cristão. Neste site tem artigos de diversos grupos de irmãos. A intenção é trazer informação, a decisão de concordar ou discordar sempre será sua. Que Deus te abençoe.

    Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Seja o primeiro a comentar!

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.



    plugins premium WordPress